https://sentuhandukcapil.tebingtinggikota.go.id/qris/https://sentuhandukcapil.tebingtinggikota.go.id/pulsa/https://sentuhandukcapil.tebingtinggikota.go.id/gacor/https://sentuhandukcapil.tebingtinggikota.go.id/dana/https://www.dailyjanakantha.com/multimedia/css/https://www.dailyjanakantha.com/multimedia/console/https://www.dailyjanakantha.com/multimedia/category/https://www.dailyjanakantha.com/multimedia/json/https://www.dailyjanakantha.com/multimedia/vendor/https://organik.tebingtinggikota.go.id/produk/ks/https://dpmptsp.pulangpisaukab.go.id/berita/gm/https://organik.tebingtinggikota.go.id/produk/luar/https://organik.tebingtinggikota.go.id/pulsa/https://sentuhandukcapil.tebingtinggikota.go.id/luar/https://sso.umk.ac.id/public/jsonn/https://www.inovadoor.com.br/https://sso.umk.ac.id/public/spaces/https://sso.umk.ac.id/public/posts/https://sso.umk.ac.id/public/document/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/toto-slot/https://mawapres.iainptk.ac.id/wp-content/apps/https://sso.umk.ac.id/public/plugin/https://sso.umk.ac.id/public/amp/https://159.203.61.47/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/config/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/jpg/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/tmb/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/kmb/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/amp/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/restore/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/vendor/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/file/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/vps-root/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/files/https://sso.umk.ac.id/public/analog/https://sso.umk.ac.id/public/etc/https://sso.umk.ac.id/public/bulk/https://138.197.28.154/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/json/https://dema.iainptk.ac.id/scholar/https://wonosari.bondowosokab.go.id/wp-content/upgrade/https://untagsmg.ac.id/draft/https://sso.umk.ac.id/public/web/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/data/https://sso.umk.ac.id/public/right/https://sso.umk.ac.id/public/assets/https://dpmptsp.pulangpisaukab.go.id/themess/https://dpmptsp.pulangpisaukab.go.id/wp-content/luar/https://sso.umk.ac.id/public/tmp/https://sso.umk.ac.id/public/font/https://dema.iainptk.ac.id/assets/https://dema.iainptk.ac.id/root/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/assets/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/nc_plugin/https://gem.araneo.co.id/https://mawapres.iainptk.ac.id/mp/https://152.42.212.40/https://mawapres.iainptk.ac.id/wp-content/nc_plugin/https://mawapres.iainptk.ac.id/wp-content/pages/https://admpublik.fisip.ulm.ac.id/wp-content/luar/https://env.itb.ac.id/wp-content/pul/https://env.itb.ac.id/wp-content/luar/https://env.itb.ac.id/vendor/https://sikerja.bondowosokab.go.id/font/https://pmb.kspsb.id/gemilang77/https://pmb.kspsb.id/merpati77/https://disporpar.pringsewukab.go.id/wp-content/filess/https://pmnaker.singkawangkota.go.id/filess/https://triathlonshopusa.com/https://websitenuri77.blog.fc2.com/

Indústria

Educação

Piauí ganha primeiro laboratório industrial instalado em uma instituição de ensino superior

A iniciativa, viabilizada por uma indústria local em parceria com o IFPI, visa qualificar alunos e profissionais do Estado

 
 
O laboratório será de grande importância para a formação de profissionais e o desenvolvimento econômico do Piauí (Foto: divulgação)

 O laboratório será de grande importância para a formação de profissionais e o desenvolvimento econômico do Piauí (Foto: divulgação)

 
 

O Instituto Federal do Piauí (IFPI) inaugurou, na segunda-feira (1), o primeiro laboratório industrial dentro de uma instituição de ensino superior no estado.

O laboratório, fruto da colaboração entre a filial do Centro das Indústrias do Piauí (CIEPI) e a Hot Sat, tem como objetivo desenvolver habilidades específicas relacionadas aos processos de produção de peças plásticas por injeção na indústria.  

O Prof. Dr. Gilvan Moreira, coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Materiais do IFPI, ressalta que a parceria também envolve estudantes de pós-graduação, promovendo a inovação na indústria local.  

“Essa parceria teve início há dois anos com o CIEPI, durante um workshop cujo tema foi 'Ciência, Indústria e Inovação’. Uma das ações resultantes desse evento foi um acordo de parceria entre a Hot Sat e o IFPI. E, hoje, estamos lançando o primeiro curso de Preparador e Programador de Máquinas Injetoras, que visa formar profissionais com capacidade técnica para trabalhar no pátio técnico da indústria Hot Sat”, disse.  


Leia tambem:

Instituto Federal do Piauí terá Polo de Inovação

IFPI é instituição de ensino do Piauí que mais se destaca em empreendedorismo

Instituto Federal do Piauí propõe criar especialização em hidrogênio verde


O curso de Preparador e Programador de Máquinas Injetoras, com duração de 80 horas, será oferecido inicialmente a 12 profissionais, incluindo três estudantes do IFPI. O estudante de Engenharia Mecânica, Antônio Carlos Carvalho, comenta que o novo projeto trará muitas oportunidades de aprendizado.  

“Para nós, estudantes, vai ajudar muito, pois vamos aprender através do curso, treinamento e, futuramente, vamos multiplicar esse conhecimento dentro do empreendimento”, destaca.

Durante a inauguração do laboratório, foi lançado um novo curso para programador de máquinas injetoras 

 

Albuquerque Junior, proprietário da Hot Sat, destaca a importância do laboratório para a formação de profissionais e o desenvolvimento econômico do Piauí.  

“É muito importante a inauguração desse laboratório no IFPI, pois vai ser um incentivo para os alunos com essa nova profissão, que é a injeção plástica. Além de também incentivar a economia não só do Piauí, mas dos estados vizinhos, Maranhão, Ceará, entre outros”, pontua.  

O Prof. Dr. Gilvan Moreira finaliza ressaltando o potencial de expansão da iniciativa para outras indústrias. "O IFPI busca atrair mais empresas, este é apenas o primeiro laboratório. Já estabelecemos uma parceria com o CIEPI, que representa mais de 100 indústrias do Estado. Nosso objetivo é atrair mais empresas para estabelecer seus próprios laboratórios, capacitar seus colaboradores e também capacitar nossos alunos, visando fortalecer nossa presença no setor produtivo", concluiu Moreira.

Siga o Piauí Negócios nas redes sociais

Mais de Indústria