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A frustração do dashboard

 
 
 
 

Vi incontáveis anúncios pagos de empresas e profissionais oferecendo o controle dos dados de negócio por meio de dashboards em Power BI e Excel. Na mesma proporção, também vi empresários e gestores adquirindo as até então milagrosas soluções em Business Intelligence (BI).

Numa conversa recente, uma colega me questionou o motivo de eu não oferecer BI nas minhas soluções de negócios. É sobre essa resposta que desejo desenvolver a ideia desta coluna de hoje. Desde já, pondero que as colocações foram feitas a partir das observações de negócios locais.

Os gestores das dezenas de empresas com as quais já tive contato, pude averiguar dois grandes problemas: comunicação interna disfuncional e gestores presos ao operacional. Este segundo se dá por alguns motivos: mania de controle e falta de organização pessoal. Ambos afetam diretamente a capacidade do gestor de parar para analisar.


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O gestor que não tem espaços de tempo para analisar e pensar sobre o seu negócio a partir dos dados que ele gera, pode até ter a melhor ferramenta de inteligência de negócios, ter uma equipe e sistemas que geram as informações mais precisas possíveis, mas sem o tempo de análise e a ponderação própria do gestor, toda essa estrutura é vã.

Retomando aos colegas empresários e gestores que adquiriram os fantásticos dashboards, boa parte destas ferramentas está descontinuada ou como um quadro dinâmico em uma tela de TV na empresa.

O feeling nato do empreendedor somado ao tempo de estudo e análise dos resultados do seu negócio são uma combinação perigosa que tende seriamente ao sucesso.


 

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Fonte: Luis Henrique dos Santos - CEO da PRO Consultoria & Gestão e engenheiro de produção

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