Comércio & Serviços

Modelo de negócios

Joterpi é expositor confirmado na Expo Franquias Nordeste

Sediada no Piauí, primeira franquia de eletrodomésticos do Brasil vai participar da principal feira de franquias do Norte e Nordeste

 
 
O modelo enxuto permite atendimento personalizado e custo de operação reduzido

 O modelo enxuto permite atendimento personalizado e custo de operação reduzido

 
 

A empresa piauiense Joterpi, primeira franquia de eletrodomésticos do Brasil, vai participar da principal feira de franquias das regiões Norte e Nordeste, a Expo Franquias Nordeste, que acontecerá de 23 a 25 de março no Shopping Rio Mar, em Fortaleza (CE). Será o primeiro grande evento que a companhia do Piauí vai participar desde que anunciou a entrada no mercado de franquias.

O CEO da Joterpi, Josino Tércio, prevê negociar durante a feira as dez primeiras franquias da empresa, visto a expectativa do mercado com a retomada de eventos com mais força, após mais de dois anos de eventos restritos devido à pandemia. “É a principal feira das regiões Norte e Nordeste e a primeira do ano do setor de franquias. Nosso modelo de negócios é enxuto e lucrativo, o que abre as portas para franqueados”, afirma o empresário.

A meta de Josino é ousada: pretende abrir 30 franquias em 2023. Para ele, o principal trunfo para atingir o êxito é o modelo negócios inovador, alto lucro obtido e baixo risco testado e comprovadamente bem-sucedido. A rede Joterpi tem três lojas próprias em Teresina e cresceu mesmo durante a pandemia, porque já estava adaptada ao e-commerce.

Josino Tércio, CEO da Joterpi

 

Alguns diferenciais explicam o sucesso da Joterpi: entrega de eletrodomésticos no máximo no dia seguinte, produtos de qualidade, facilidade no pagamento, atendimento personalizado, rápido e sem burocracia, e baixo custo devido ao pequeno tamanho nas lojas físicas.  “Funcionamos dentro de shoppings centers, onde temos como concorrentes grandes redes varejistas que vendem eletrodomésticos, mas mesmo assim conseguimos não só faturar, mas ter um bom resultado devido à nossa operação enxuta”, explica Josino Tércio.

Um estudo feito pela empresa constatou que cidades a partir de 20 mil habitantes comportam uma franquia da companhia. O retorno do investimento de 9 a 18 meses. “Damos todo o suporte necessário para o franqueado, desde a escolha do ponto, estrutura física, estoque inicial, inauguração, treinamento constante etc. Ele só precisa entrar com o investimento e claro, o trabalho”, frisa Josino, lembrado que a Joterpi será a única empresa do Piauí representante na feira.

A empresa atualmente tem três lojas próprias em Teresina

 

 

Nordeste em alta

As franquias na Região Nordeste não param de crescer. Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostra que a região Nordeste está em terceiro lugar no ranking do volume de faturamento das franquias brasileiras.

De acordo com o levantamento, a receita das franquias no Nordeste cresceu de 14,03% para 15,82%, e as unidades passaram de 14,60% para 15,02% do total de franquias, no terceiro trimestre de 2022, em relação ao mesmo período do ano passado.

 


Leia também

Apostando no varejo omnichannel, Joterpi inaugura filial no Teresina Shopping

Com entrega ultrarrápida, Joterpi avança no mercado de eletrodomésticos de Teresina

Franquias avançam por todo o Nordeste e região se torna a terceira em faturamento na área


 

Para o diretor da ABF Regional Nordeste e CEO da Yes! Cosmetics, Cândido Espinheira, a pesquisa indica que alguns pontos específicos contribuíram para estes números no Nordeste.

“Em primeiro lugar, a retomada dos serviços que foram impactados pela pandemia foi de extrema importância para este crescimento. Ainda falando deste período difícil pelo qual passamos, a descentralização dos grandes centros precisa ser citada, já que a tendência da interiorização provocada por essa mudança de hábitos trouxe a necessidade da criação de novos formatos de negócio, como a Cápsula da Beleza, modelo de microfranquia que lançamos na Yes! Cosmetics este ano para atender um público com perfil mais empreendedor”, disse.

 

Siga o Piauí Negócios nas redes sociais

Mais de Comércio & Serviços