Colunas & Artigos

opinião

O valor do trabalho

 
 
 
 

Já faz alguns anos que Brené Brown ocupa um espaço cativo entre os meus autores favoritos. Seu trabalho é mundialmente conhecido por tratar a vulnerabilidade como alavanca para a plenitude diante do que a autora constrói como cultura da escassez. Sou fatalmente atraído, principalmente, pelo seu trabalho sobre liderança a partir da vulnerabilidade.

Neste estudo, a autora constrói o conceito de valores institucionais (sim, aqueles da missão, visão e valores do quadro da recepção da empresa) como elementos de cultura reais no ambiente de trabalho. Para Brené, os valores devem ser encarnados no cotidiano da organização, sendo a forma das pessoas responderem às situações cotidianas. E mais: as pessoas aprendem os valores com seus líderes.

Além disso, os valores de uma organização estão intrinsecamente ligados à figura do seu CEO ou fundador. Na obra, a autora ressalta que cada pessoa tem dois valores fundamentais (não três ou quatro) que regem sua vida e, consequentemente, devem ser incorporados na empresa, uma vez que seu cargo está diretamente ligado à manutenção da cultura daquela organização.


Leia também

Tente com quem quer

Acendeu uma luz no painel


Os meus dois valores fundamentais (como Luís) são os mesmos valores fundamentais da minha empresa! Quando juntei os pontos, poucas coisas haviam feito tanto sentido antes!

Para minha sorte, Brené apresenta uma dinâmica prática durante sua obra e ajuda o leitor a identificar seus dois valores fundamentais. Eis os meus: trabalho e justiça.

Já alguns anos depois deste exercício, consegui refinar esses conceitos (inclusive em mim e na minha prática de trabalho na empresa) e hoje consigo compreender e instrumentalizar o valor “trabalho” como “trabalho inteligente”. Mas isso é assunto para outra coluna.

Recomendo a todos a leitura da obra “A coragem para liderar” e os exercícios supracitados de identificação dos valores que norteiam o seu ser como pessoa e, consequentemente, sua prática profissional como gestor.
 

Siga o Piauí Negócios nas redes sociais

Fonte: Luis Henrique dos Santos - CEO da PRO Consultoria & Gestão e engenheiro de produção

Mais de Colunas & Artigos