https://m2reg.ulm.ac.id/pulsa/https://m2reg.ulm.ac.id/luar/https://m2reg.ulm.ac.id/toto/https://m2reg.ulm.ac.id/gacor/https://es.uinsgd.ac.id/vendor/https://febi.uinsgd.ac.id/official/gacor/https://bki.uinsgd.ac.id/resmi/https://bki.uinsgd.ac.id/situstoto/https://agrotekconference.uinsgd.ac.id/gacor/https://bki.uinsgd.ac.id/luar/https://sso.umk.ac.id/public/mail/https://inspektorat.banjarkab.go.id/macau/https://inspektorat.banjarkab.go.id/category/pulsa/https://inspektorat.banjarkab.go.id/macau/https://sentuhandukcapil.tebingtinggikota.go.id/qris/https://sentuhandukcapil.tebingtinggikota.go.id/pulsa/https://sentuhandukcapil.tebingtinggikota.go.id/gacor/https://sentuhandukcapil.tebingtinggikota.go.id/dana/https://organik.tebingtinggikota.go.id/produk/ks/https://dpmptsp.pulangpisaukab.go.id/berita/gm/https://organik.tebingtinggikota.go.id/produk/luar/https://organik.tebingtinggikota.go.id/pulsa/https://sentuhandukcapil.tebingtinggikota.go.id/luar/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/toto-slot/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/config/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/jpg/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/tmb/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/kmb/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/amp/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/restore/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/vendor/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/file/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/vps-root/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/files/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/json/https://dema.iainptk.ac.id/scholar/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/data/https://dema.iainptk.ac.id/assets/https://dema.iainptk.ac.id/root/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/assets/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/nc_plugin/https://152.42.212.40/https://websitenuri77.blog.fc2.com/

Carreira & Gestão

Análise

Resiliência, digitalização e humildade: as lições do Sebrae-PI após um ano de pandemia

O diretor-superintendente Mário Lacerda explica porque esses três pontos são essenciais para as empresas

 
 
Mário Lacerda, diretor do Sebrae: digital é a palavra de ordem (Foto: Piauí Negócios)

 Mário Lacerda, diretor do Sebrae: digital é a palavra de ordem (Foto: Piauí Negócios)

 
 

Resiliência, transformação digital e humildade. Essas são as três lições que o diretor-superintendente do Sebrae-Pi, Mário Lacerda, tirou após o primeiro ano da pandemia do novo coronavírus. “Isso serve para o Sebrae, para as empresas e para os seres humanos”, afirma Lacerda, após entrevista exclusiva ao Piauí Negócios para avaliar o impacto da nova situação que pegou empresas de todo o mundo de surpresa.

 

Embora muitos negócios não resistiram à crise e fecharam de vez, aqueles que sobreviveram foram motivados pela resiliência. “Ela é essencial para seu negócio dar certo”, comenta o superintendente. Sem ela, empresas que tiveram o faturamento em queda de forma abrupta teriam quebrado caso não tivessem se adaptado a algumas mudanças impostas, como a adesão ao delivery, por exemplo.

 

“Não subestimar a força do digital. A transformação digital é inerente e perpassa por qualquer atividade, desde a mais inovadora a mais tradicional”, analisa Lacerda. Graças às ferramentas digitais simples como o aplicativo de mensagens WhatsApp, muitos negócios continuaram vendendo mesmo com o confinamento.

 


Leia mais

Mesmo em quarentena, empresas de Teresina e Floriano conseguem ter lucro

 

Com cardápio digital, restaurante de Teresina reduz em 50% o tempo de chegada do pedido

 

Crise perde força e 14 mil empresas do Piauí aumentam o faturamento


 

Por fim, a pandemia mostra para as empresas e as pessoas que no fundo sabemos muito pouco e “precisamos de muita perseverança e humildade para enfrentar as adversidades”, ensina o superintendente.

 

Baseado nessas lições, Mário Lacerda faz uma análise assertiva das consequências da pandemia sobre as empresas e de como algumas mudanças podem soar positivas, dependendo de como se olha. O home office, que se intensificou após a pandemia, permite que colaboradores trabalhem para corporações de outra cidade, estado e até país. “Isso é um fator extremamente positivo sob a ótica das ameaças que as pessoas entregam ao digital de perda de postos de trabalho”, frisa.

 

O ambiente digital, aliás, é a palavra da vez no Sebrae-PI em 2021. A organização pretende ampliar ainda mais os canais digitais, de forma a estar mais presente junto aos micro empreendedores individuais (MEIs) e às micro e pequenas empresas.

 

É uma aceleração de uma tendência que já vinha acontecendo, mas disparou em 2020. Dos 84 mil atendimentos que o Sebrae-PI realizou ano passado, a metade foi digital. E entre os digitais, o crescimento foi 450% maior do que 2019. “Nós ganhamos essa capacidade de atender digitalmente e gerar conteúdo digital, de chegar a muito mais gente com esforço menor. Vamos ampliar isso em 2021”, conclui Mário Lacerda.

 

Siga o Piauí Negócios nas redes sociais

 

FACEBOOK

?? https://www.facebook.com/pinegocios

INSTAGRAM

?? https://www.instagram.com/pinegocios

 TWITTER  

?? https://twitter.com/@negociospiaui

LINkEDIN

?? https://www.linkedin.com/company/piauí-negócios/

Siga o Piauí Negócios nas redes sociais

Mais de Carreira & Gestão