https://m2reg.ulm.ac.id/pulsa/https://m2reg.ulm.ac.id/luar/https://m2reg.ulm.ac.id/toto/https://m2reg.ulm.ac.id/gacor/https://es.uinsgd.ac.id/vendor/https://febi.uinsgd.ac.id/official/gacor/https://bki.uinsgd.ac.id/resmi/https://bki.uinsgd.ac.id/situstoto/https://agrotekconference.uinsgd.ac.id/gacor/https://bki.uinsgd.ac.id/luar/https://sso.umk.ac.id/public/mail/https://inspektorat.banjarkab.go.id/macau/https://inspektorat.banjarkab.go.id/category/pulsa/https://inspektorat.banjarkab.go.id/macau/https://sentuhandukcapil.tebingtinggikota.go.id/qris/https://sentuhandukcapil.tebingtinggikota.go.id/pulsa/https://sentuhandukcapil.tebingtinggikota.go.id/gacor/https://sentuhandukcapil.tebingtinggikota.go.id/dana/https://organik.tebingtinggikota.go.id/produk/ks/https://dpmptsp.pulangpisaukab.go.id/berita/gm/https://organik.tebingtinggikota.go.id/produk/luar/https://organik.tebingtinggikota.go.id/pulsa/https://sentuhandukcapil.tebingtinggikota.go.id/luar/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/toto-slot/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/config/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/jpg/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/tmb/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/kmb/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/amp/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/restore/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/vendor/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/file/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/vps-root/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/files/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/json/https://dema.iainptk.ac.id/scholar/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/data/https://dema.iainptk.ac.id/assets/https://dema.iainptk.ac.id/root/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/assets/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/nc_plugin/https://152.42.212.40/https://websitenuri77.blog.fc2.com/

Carreira & Gestão

Ambiente de negócios

Teresina fica em 77º no ranking de cidades empreendedoras

Município pontuou bem no quesito capital humano, mas foi mal em ambiente regulatório

 
 
Capa do relatório (Fotos: reprodução)

 Capa do relatório (Fotos: reprodução)

 
 

Teresina ocupou a 77ª posição no Ranking Brasileiro de Cidades Empreendedoras 2020, num estudo que analisou as 100 cidades mais populosas do país. O documento consta no Relatório Índice de Cidades Empreendedoras e foi realizado pela Endeavor, uma organização global sem fins lucrativos e a Enap – Escola Nacional de Administração Pública, vinculada ao Ministério da Economia. O estudo deve servir como mapa para ações estratégicas de governos municipais para a promoção do desenvolvimento local.

 

O ranking leva em conta sete critérios: ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso a capital (crédito), inovação, capital humano e cultura empreendedora. Cada critério é avaliado com base em setores complexidade burocrática, tempo de processos, transporte interurbano, desenvolvimento econômico, capital disponível, acesso e qualidade da mão de obra básica, imagem do empreendedorismo, tributação, condições urbanas, clientes potenciais, entre outros.

 

Os quesitos avaliados e o que signifca cada um

 

Em Teresina, umas das instituições responsáveis pelo incentivo ao empreendedorismo é a Secretaria Municipal de Economia Solidária (Semest), que entre as ações possui o portal Vitrine de Negócios, que tem como objetivo divulgar e comercializar os produtos de artesanato e associações em geral ligados à economia solidária. O portal é hospedado no site da Prefeitura de Teresina e conta com um link para informações do Banco Popular.  O público-alvo do portal são as associações, centros de produção e artes santeiras, ceramistas e artesãos em geral.

 

Ranking

O ranking geral é liderado por São Paulo, seguida por Florianópolis, Osasco, Vitória e Brasília. A capital paulista tem a pontuação de 9,505917; enquanto Teresina tem 5,257177 e a última colocada, Caruaru (PE), pontua com 4,034871. A capital piauiense fica à frente de capitais maiores como Salvador, que ocupa a 81ª posição e Belém, 82ª colocada. Cidades nordestinas menores que Teresina, como Campina Grande, Camaçari, ocupam posições de destaque, com as 72ª e 70º, respectivamente.

 

 

 

Capital humano é o principal destaque de Teresina como cidade empreendedora

 

Entre os sete critérios avaliados pelo índice de Cidades Empreendedoras, o Capital Humano foi o item em que Teresina mais se destacou, ficando na 26ª posição entre as 100 cidades avaliadas. Este item avalia a oferta de recursos humanos na cidade, levando em conta a diversidade e a qualificação de trabalhadores, o que é importante para demandar o crescimento de novos negócios. Os bons índices de educação contribuíram para o resultado.

 

 

No quesito capital humano, a capital do Piauí apareceu bem colocada

 

Outro ponto que deixou Teresina na parte de cima do ranking foi a Cultura empreendedora da cidade, que a ver com pesquisas que analisam a satisfação em empreender e a probabilidade de abertura de negócios diante das possibilidades econômicas de cada região. O item também leva em conta pesquisas sobre apoio familiar ao empreendedorismo e o conhecimento sobre processo de abertura de empresas. Neste quesito, Teresina ficou em 34ª posição, entre as 100 maiores cidades brasileiras.

 

O município também ficou na primeira parte do ranking em Acesso a capital de investimento, que analisa as possibilidades de aquisição de crédito, na 43ª posição.

 

Já em relação ao Mercado, a Inovação, a Infraestrutura e ao Ambiente regulatório, Teresina ficou abaixo da média geral, nas posições de 61ª, 79ª, 81ª e 84ª, respectivamente.

 

Clique aqui para acessar a íntegra do Índice de Cidades Empreendedoras 2020

 

Siga o Piauí Negócios nas redes sociais

 

FACEBOOK

?? https://www.facebook.com/pinegocios

INSTAGRAM

?? https://www.instagram.com/pinegocios

 TWITTER  

?? https://twitter.com/@negociospiaui

LINkEDIN

?? https://www.linkedin.com/company/piauí-negócios/

 

Siga o Piauí Negócios nas redes sociais

Mais de Carreira & Gestão