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Tecnologia

Empresas reduzem custos em mais de 60% com certificado digital

Assinatura eletrônica traz também economia de tempo, já que tudo pode ser feito online

 
 
O empresário Higo Matos ganhou praticidade, mobilidade e economia ao adotar o certificado digital

 O empresário Higo Matos ganhou praticidade, mobilidade e economia ao adotar o certificado digital

 
 

Ir ao cartório autenticar e reconhecer firma é cada vez menos usado pelas empresas. O avanço do certificado digital, que vem a ser assinatura eletrônica, ganha cada vez mais adesão no mercado. No Piauí, empresários ouvidos pelo Piauí Negócios reduziram os custos de serviços em até mais de 60%.

 

É o caso do empresário Higo Matos, da RevGás Software. Ele passou a usar o certificado digital no seu negócio há cinco anos e só tem a comemorar. “O simples fato de não precisar ir ao cartório, pegar uma senha, reconhecer firma já é um ganho de tempo absurdo. E o tempo é o bem mais valioso para quem é empreendedor”, afirma o empresário.

 

Em termos de redução de custos que podem ser mensurados, Matos faz um cálculo simples. Uma ida até algum cartório da cidade inclui custos com deslocamento (gasolina, estacionamento), além do pagamento das taxas cartorárias. “Dá em torno de R$ 50 no mínimo por cada contrato por mês. Isso dá R$ 600 por ano e R$ 3 mil em cinco anos. Enquanto o certificado digital anual da minha empresa custa em média R$ 220, com validade de um ano e sem limitação de uso. Ou seja, posso assinar quantos contratos quiser”, conta o empresário. Na comparação com os dois custos, a economia com o certificado digital é de 64%.

 

Higo Matos frisa que a imposição do poder público em recusar atendimento a empresas que não possuem o certificado digital tem acelerado a adesão ao novo procedimento. É o caso da Junta Comercial do Piauí, que desde 2019 só presta serviços a empresas com assinatura eletrônica e é referência por ser a primeira junta comercial do Brasil a ser totalmente digital

 


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No Brasil, segundo o levantamento mais recente Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), com dados de 2019, existem no Brasil cerca de 9 milhões de certificados digitais, todos chancelados pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). Ao longo do ano passado, a previsão do ITI é que tenham sido cadastrados mais 6,3 milhões de certificados.

 

O que é o certificado digital


É uma assinatura digital de documentos, em que você tem acesso a sistemas eletrônicos restritos, principalmente de órgãos públicos na internet, como Receita Federal e INSS. Também comprova a identidade em sistemas virtuais integrados para realizar atividades profissionais de várias categorias.

 

Vantagens:

Redução de despesas
Com o certificado digital não é mais necessário imprimir documentos ou gastar com reconhecimento de firma.

 

Segurança
Todo documento assinado digitalmente é bloqueado para edições, e, portanto, não corre o risco de alterações ou fraudes.

 

Confidencialidade
Devido à troca de dados do certificado digital ser criptografada, terceiros não têm acesso ao documento.

 

Mobilidade
O certificado digital pode ser configurado em mais de um computador ou celular, permitindo que o usuário trabalhe tanto na empresa quanto em casa, ou em qualquer outro lugar de sua preferência.

 

Existem vários modelos de certificados digitais, para uso empresarial, profissional e pessoal, como por exemplo:

 

e-CPF

e-CNPJ

NF-e

e-Saúde

e-Jurídico

e-Contador

 

 

No Piauí, uma das empresas que disponibiliza assinatura eletrônica para pessoas físicas, profissionais liberais e empresas é a Ar Inter Teresina Jóquei, que emite certificados Soluti. Seu diretor, o agente de registro Constantino Rodrigues, explica que a comodidade do certificado digital permite assinar de qualquer lugar, a qualquer momento, com mesmo valor jurídico do registro em cartório. Além disso, o certificado utiliza chaves criptográficas praticamente invioláveis para confirmar identidade, dispensando a necessidade de comparecer presencialmente e, ainda permite alterar informações rapidamente e evitar processos burocráticos demorados.

 

“Além das empresas, profissionais de várias categorias e pessoas físicas podem comprovar a identidade para acessar informações e realizar atividades à distância em sistemas virtuais integrados usando certificados digitais específicos, como e-Saúde, o e-Jurídico e o e-Contador”, afirma Constantino, que, devido à pandemia, está também atendendo a domicílio, tomando todos os cuidados necessários. Ele atende pelo telefone (86) 99918-4168.

 

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