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Comércio & Serviços

Tecnologia

Inteligência artificial da Equatorial já fez quase 500 mil atendimentos

70% dos atendimentos da distribuidora de energia são feitos pelos meios digitais

 
 
O uso da inteligência artificial tem sido cada vez maior (Foto: divulgação)

 O uso da inteligência artificial tem sido cada vez maior (Foto: divulgação)

 
 

Nunca fez tanto sentido o investimento em canais de atendimento que promovam o conforto de se fazer tudo sem sair de casa. Empresas que já entendiam essa necessidade de inovação no atendimento ao cliente, antes da pandemia, não foram pegas de surpresa, e têm conseguido oferecer ferramentas mais dinâmicas e úteis aos seus clientes que, neste momento, precisam manter o distanciamento social.

 

No Piauí, a Clara, assistente virtual de atendimento com inteligência artificial da Equatorial, teve interação com mais de 137 mil clientes e fez mais de 458 mil atendimentos desde o seu lançamento, em outubro de 2019.

 

A assistente é intuitiva e está ampliando, gradativamente, a quantidade de serviços que oferece, firmando-se como um importante canal de relacionamento com os mais de 7,6 milhões de consumidores de energia elétrica dos quatro estados que atende: Piauí, Maranhão, Pará e Alagoas.

 


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Durante o atendimento com a Clara, o cliente deve informar CPF, CNPJ ou o número da unidade consumidora que deseja assistência e seguir respondendo às perguntas que ela faz durante a conversa.

 

Atualmente, a Clara oferece vários serviços no ambiente digital, como registro sobre falta de energia, código para pagamento, consulta de débitos, religação e cadastro de tarifa social baixa renda (para clientes com número do NIS atualizado). O atendimento da inteligência artificial ocorre apenas por mensagem de texto via WhatsApp.

 

Atualmente, aproximadamente 70% dos atendimentos das distribuidoras do Grupo Equatorial (nos quatro estados onde a empresa de energia atua) são realizados pelos canais digitais (WhatsApp, site, aplicativo para smartphone e URA).

 

Com a pandemia, o serviço cresceu ainda mais. “‘Em 2020, houve um aumento durante os meses de janeiro a maio, de acessos dos nossos clientes de mais de 210%’, afirma gerente de relacionamento da Equatorial Piauí, Joaquim Milhomem.

 

 Por isso, o foco da área de transformação digital e inovação permanece no desenvolvimento de ferramentas e soluções baseadas em automação, omnicanalidade e inteligência artificial para ampliar a capacidade e disponibilidade de seus canais digitais.

 

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Fonte: Equatorial

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