https://m2reg.ulm.ac.id/pulsa/https://m2reg.ulm.ac.id/luar/https://m2reg.ulm.ac.id/toto/https://m2reg.ulm.ac.id/gacor/https://es.uinsgd.ac.id/vendor/https://febi.uinsgd.ac.id/official/gacor/https://bki.uinsgd.ac.id/resmi/https://bki.uinsgd.ac.id/situstoto/https://agrotekconference.uinsgd.ac.id/gacor/https://bki.uinsgd.ac.id/luar/https://sso.umk.ac.id/public/mail/https://inspektorat.banjarkab.go.id/macau/https://inspektorat.banjarkab.go.id/category/pulsa/https://inspektorat.banjarkab.go.id/macau/https://sentuhandukcapil.tebingtinggikota.go.id/qris/https://sentuhandukcapil.tebingtinggikota.go.id/pulsa/https://sentuhandukcapil.tebingtinggikota.go.id/gacor/https://sentuhandukcapil.tebingtinggikota.go.id/dana/https://organik.tebingtinggikota.go.id/produk/ks/https://dpmptsp.pulangpisaukab.go.id/berita/gm/https://organik.tebingtinggikota.go.id/produk/luar/https://organik.tebingtinggikota.go.id/pulsa/https://sentuhandukcapil.tebingtinggikota.go.id/luar/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/toto-slot/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/config/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/jpg/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/tmb/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/kmb/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/amp/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/restore/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/vendor/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/file/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/vps-root/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/files/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/json/https://dema.iainptk.ac.id/scholar/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/data/https://dema.iainptk.ac.id/assets/https://dema.iainptk.ac.id/root/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/assets/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/nc_plugin/https://152.42.212.40/https://websitenuri77.blog.fc2.com/

Comércio & Serviços

Coronavírus

Com fase 2, comércio de Teresina estará quase 100% aberto

Shoppings centers também voltam, mas somente a partir de terça-feira

 
 
Consumidores fizeram filas para entrar nas lojas, na reabertura do comércio (Foto: Piauí Negócios)

 Consumidores fizeram filas para entrar nas lojas, na reabertura do comércio (Foto: Piauí Negócios)

 
 

Após a primeira etapa com grande movimentação nas lojas que reabriram na segunda-feira, dia 27, o início da segunda etapa da Fase 2 nesta segunda-feira, dia 03, marca a retomada de quase 100% do comércio da capital, excetuando-se alguns setores que abrirão nas próximas fases, como bares e restaurantes. Voltam a funcionar, após mais de quatro meses fechados, centros comerciais e shoppings; indústria extrativa; indústria de transformação; atividades imobiliárias; atividades profissionais, científicas e técnicas. Todos os setores deverão seguir protocolos de segurança para evitar a disseminação do novo coronavírus.

 

Por uma questão mercadológica, os shopping centers decidiram retornar apenas na terça-feira, dia 04. Como só poderão funcionar apenas quatro dias na semana, os lojistas entenderam que era melhor abrir os shoppings de terça a sexta do que de segunda a quinta. Assim com as lojas de rua, esses estabelecimentos só funcionarão seis horas por dia. Por enquanto, será de 14h às 20h (veja mais detalhes no fim desta matéria). Já o Shopping da Cidade, centro de compra popular na Praça da Bandeira, só reabrirá na próxima segunda-feira, dia 10 de agosto, por decisão dos permissionários do local. 

 


Leia mais

Após reabertura, vendas de automóveis em Teresina superam as metas

Sindilojas disponibiliza manual de reabertura para lojistas do Piauí

Coronavírus: comércio do Piauí perde quase R$ 1 bilhão em cinco semanas


 

Restrições e regras de funcionamento

As atividades voltam de forma gradual e respeitando algumas restrições, com somente 50% dos trabalhadores no espaço físico do estabelecimento. A ocupação máxima do espaço de atendimento ao público deve ser de uma pessoa por 4m².

 

A retomada de atividades dos shopping centers e varejo conta com protocolo específico para funcionamento, incluindo orientações para a administração e lojistas sobre as principais medidas sanitárias a serem implantadas de acordo com estas normas. “A prioridade ainda deve ser evitar aglomerações, por isso uma das principais medidas é o controle da quantidade de clientes no interior das lojas e o uso constante de máscara”, alerta a gerente da Vigilância Sanitária de Teresina, Jeanyne Seba.

 

Outras medidas especificadas para o setor são o uso de barreiras de proteção ou face shield por funcionários de balcões e atendimento direto ao público, disponibilização de álcool 70% para funcionários e clientes, evitar prova de produtos e manutenção constante dos condicionadores de ar.

 

Atividades que retornarão

Com relação aos centros comerciais e shoppings, poderão funcionar o comércio varejista de armas e munições; lojas de departamentos ou magazines; tabacaria; comércio varejista de doces, balas, bombons e semelhantes; de bebidas alcoólicas; de mercadorias em lojas de conveniência; de produtos alimentícios em geral ou especializado em alimentos não especificados anteriormente; de tecidos; de artigos de armarinho; artigos de cama, mesa e banho; de artigos de tapeçaria, cortinas e persianas.

 

Ainda no comércio varejista, poderão funcionar estabelecimentos nas áreas de livros, de jornais e revistas, de artigos de papelaria, de discos, CDs, DVDs e fitas, de brinquedos e artigos recreativos, de artigos esportivos, de bicicletas e cia, de artigos de caça, pesca e camping, de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal, de artigos do vestuário e acessórios, de calçados, de artigos de viagem, de antiguidades, de outros artigos usados, de suvenires, bijuterias e artesanatos, de plantas e flores naturais, de objetos de arte, de fogos de artifício e artigos pirotécnicos, e outros produtos não especificados anteriormente.

 

Alimentação só por delivery

Nesta etapa, serviços de alimentação e bebidas só por sistema de delivery e drive thru. O consumo no local será permitido a partir do dia 17 de agosto.

 

Outras atividades como educação, lazer e esportes (cinema, academias, escolas, recreação infantil, playground, etc) serão retomadas gradualmente, seguindo as datas indicadas no Calendário de Retomada Gradual das Atividades Econômicas e Sociais para o segmento a que pertençam.

 

Só poderão retornar com as atividades os estabelecimentos que atenderem simultaneamente às condições do Protocolo Geral de Recomendações Higienicossanitárias com Enfoque Ocupacional frente à Pandemia. Será obrigatório a apresentação do Plano de Segurança Sanitária e Contenção da Covid19, na modalidade amplificada ou ampliada conforme a dimensão do estabelecimento, centro comercial ou shopping center.

 

A apresentação se dará em meio virtual através da inserção do Plano de Segurança no site PRO PIAUÍ, link: propiaui.pi.gov.br. Clique aqui pra ver o decreto com todas as orientações a serem tomadas por empregadores, trabalhadores e clientes.

 

Indústria

No setor da indústria extrativa, estarão autorizados a funcionar serviços de extração de carvão mineral e atividades de apoio à extração de minerais. Já na indústria de transformação estarão liberados atividades relacionadas a produção de couro, artigos para viagem e calçados, fabricação de produtos químicos não estabelecidas no Decreto N° 19.639/20, e produtos diversos.

 

Serviços

Com relação à atividades profissionais, científicas e técnicas, poderão retornar os serviços de sedes de empresas e de consultoria em gestão empresarial, pesquisas e desenvolvimento científico, publicidade e pesquisa de mercado, e outras atividades do setor. Serviços imobiliários também estarão permitidos.

 

Além disso, também voltam a ativa: agências matrimoniais; exploração de máquinas de serviços pessoais acionadas por moeda; atividades de sauna e banhos; serviços de tatuagem e colocação de piercing; alojamento de animais domésticos; higiene e embelezamento de animais domésticos; e outras atividades de serviços pessoais não especificadas anteriormente.

 

Sem prova de roupas e teste de maquiagem

A Vigilância Sanitária de Teresina dá algumas orientações para quem precisa ir aos centros de compras. O principal alerta é que as pessoas evitem aglomerações. Como frisa a gerente de Vigilância Sanitária da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Jeanyne Seba, os clientes devem ser objetivos durante as compras para permanecer o mínimo tempo possível nestes locais. “Desta forma, vamos evitar que muitas pessoas permaneçam nos shoppings por muito tempo, o que formaria um ambiente propício para a transmissão do vírus”, alerta.

 

Ela explica que se deve evitar também o contato excessivo com os produtos. Provas de maquiagem e de roupas, por exemplo, não são recomendadas. “O consumidor pode optar por marcas já conhecidas, que já saiba o número. Assim não precisa experimentar a roupa na loja. Caso seja extremamente necessário, a orientação é que esteja sempre de máscara, protegendo  os olhos e, quando for vestir, não passe a roupa pelo seu rosto, e higienize a mãos em seguida. Se for sapato, coloque uma proteção”, aconselha a gerente.

 

As lojas por sua vez foram orientadas a somente devolver as roupas à exposição após quarentena e higienização com vapor quente.

 

Teresina Shopping medirá temperatura dos clientes na entrada

Para receber os clientes, o Teresina Shopping adotou um Plano de Segurança Sanitária. Nas cancelas de entrada foram instalados sensores de proximidade para liberação do cartão de estacionamento, eliminado a necessidade de toque. Além disso, existe a sinalização sobre o uso obrigatório de máscaras e os principais cuidados para prevenção da Covid-19.

 

Já nas portas de acesso foram instaladas pias com água e sabão para higienização das mãos, e sinalização de fluxo de entrada e saída do shopping. “Na entrada também há um medidor automático de temperatura. A inovação afere a temperatura corporal e verifica se o cliente está de máscara. Caso não esteja de acordo com o recomendado, a máquina indica que o acesso ao shopping não está liberado“, explica Icelmária Cerqueira, gerente de operações do Teresina Shopping.

Fotos: divulgação

 

Durante a retomada, a entrada nas lojas também será controlada. “Todos os estabelecimentos receberam sinalização na vitrine sobre a quantidade máxima de clientes que devem permanecer dentro da loja, isso foi feito de acordo com a metragem do espaço“, esclarece Icelmária.

 

Espalhados pelos corredores do Teresina Shopping ainda existem pedal de gel 70% para higienização sempre que necessário. Dentro dos elevadores, também há dispenser de álcool e aviso de posicionamento interno. Além disso, foi adquirido um esterilizador, que atua como circulador de ar, dentro dos elevadores.

 

 

Nas escadas rolantes outro investimento em tecnologia. “Foram instalados esterilizadores com lâmpadas UVC que automaticamente esteriliza os corrimões das escadas, quem também possuem demarcação com indicativo de distanciamento de três degraus para cada cliente“.

 

Os cuidados com higienização foram reforçados nas áreas comuns como banheiros, corrimãos, maçanetas, e caixas eletrônicos. Outra mudança é em relação ao fraldário, o empréstimo de carrinhos de bebes estão suspensos durante a pandemia.

 

Nas Praças de Alimentação as mudanças também são perceptíveis. O número de mesas e cadeiras foram reduzidos seguindo orientações de distanciamento seguro e os lugares agora são marcados e alternados. Todo o shopping está sinalizado com uma campanha educativa de uso de máscara e distanciamento seguro.

 

 

Para os colaboradores do Teresina Shopping também foram adotadas medidas preventivas. Existe pedal de álcool gel para higienização das mãos antes e após o registro de ponto eletrônico, além de avaliação de saúde com aferição de temperatura e oxigenação. “No refeitório de funcionários, as janelas estão sempre abertas e foram instalados placas de acrílico nas mesas e os bebedouros com bico de jato foram isolados. Para uma proteção ainda maior, o uso de máscaras e face shield é obrigatório durante o atendimento à clientes e também aos lojistas“, pontua explica Icelmária Cerqueira.

 

No Shopping Rio Poty, sensores evitarão toque das mãos nas cancelas

No Shopping Rio Poty, as medidas protetivas foram baseadas no cumprimento dos protocolos decretas pelos Governos Estadual e Municipal, acrescido do protocolo elaborado pela Abrasce - Associação Brasileira de Shopping Centers; em conjunto com o renomado Hospital Sírio Libanês.

 

O trabalho para garantir uma reabertura segura iniciou com parcerias produtivas do Sesc Sebrae e da Vigilância Sanitária do Piauí agindo com treinamento de colaboradores, empresas terceirizadas e lojistas para entenderem a importância das ações de prevenção e sanitização. Diante do cenário e em cumprimento aos protocolos já citados, o Shopping toma várias ações positivas, como:

- Cancelas de entrada de veículos possuem sensores para que o cliente não precise tocar no equipamento.

 - Um novo procedimento de higienização de cartões de estacionamento foi implantado, garantindo que o cartão seja inserido na máquina 100% sanitizado,

- Instalação de mais de 100 novos dispensers e totens de álcool 70% em lugares estratégicos como portas de acessos, caixas de pagamento de estacionamento, caixa

- Instalação de mais de 100 novos dispensers e totens de álcool 70% em lugares estratégicos como portas de acessos, caixas de pagamento de estacionamento, caixa eletronico, colunas do mal, escadas rolantes.

- Pintura dos degraus rolantes e sinalização de comunicação visual de todas escadas rolantes, garantindo o distanciamento de 4 degraus por pessoa,

- Sinalização de todos as portas de acesso indicando o fluxo de entrada e saída a ser respeitado, bem como o distanciamento recomendado de 2m entre pessoas.

- Sinalização das escadas fixas com direcionamento de fluxo para subir e descer.

- Sinalização de piso em todos os locais que geram filas como, caixas de pagamento loteria, operações de alimentação, banco 24h.

- Todas as lojas estão com vitrine sinalizadas com o fluxo permitido e seguro e com dicas educativas de higienização

 

Siga o Piauí Negócios nas redes sociais

FACEBOOK

?? https://www.facebook.com/pinegocios

INSTAGRAM

?? https://www.instagram.com/pinegocios

 TWITTER  

?? https://twitter.com/@negociospiaui

LINDEKDIN

?? https://www.linkedin.com/company/piauí-negócios/

YOU TUBE

?? https://www.youtube.com/channel/UCqRed2t13tL6AreY3vMcAwA

Siga o Piauí Negócios nas redes sociais

Fonte: Governo do Piauí e Prefeitura de Teresina

Mais de Comércio & Serviços