Comércio & Serviços
Retomada
Setor de automóveis reabre em Teresina nesta segunda e prevê recuperação em 90 dias
Quase 2 mil lojas do setor ficaram fechadas por quatro meses devido à pandemia
Robert Pedrosa - redacao@pinegocios.com.br
O setor de automóveis em Teresina volta ao atendimento presencial nesta segunda-feira, dia 20, com a expectativa de recuperar em até 90 dias as vendas perdidas durante a quarentena. Durante os quatro meses em que foram obrigadas a fechar as portas devido ao novo coronavírus, as lojas do ramo viram o faturamento cair em até 70%. O prejuízo só não foi maior graças às vendas online.
Entre as estratégias para aquecer o mercado, estão promoções com descontos de até R$ 6 mil, carência nas parcelas, preços congelados. A maior parte das condições especiais foram lançadas logo que a pandemia começou, e graças a elas as lojas conseguiram fazer vendas online, após uma queda de até 70% nas primeiras semanas após o início da quarentena. Há uma expectativa também de uma demanda reprimida.
Bastante espaço entre as cadeiras
O gerente de vendas da Ford Antares, Samuel Queiroz, diz que, passado o susto inicial com o fechamento total da loja nas últimas duas quinzenas de março, o setor foi aos poucos se restabelecendo graças ao atendimento online. “Em abril, a oficina voltou a abrir porque era serviço essencial, mas como não podíamos atender clientes na loja, estabelecemos uma rotina com os vendedores em home office. O resultado foi bom, com vendas subindo mês a mês. Em junho, por exemplo, nós faturamos 80% do que antes da pandemia”, comemora o gerente.
Tapete de higienização na entrada de concessionária
Queiroz acredita que em até dois meses o mercado já estará normalizado no setor, mas com um novo consumidor, com hábitos mais práticos devido ao atendimento remoto. “Até março, apenas 7% das vendas eram pela internet, mas a pandemia obrigou o cliente a usar os canais online e muitos gostaram. A migração para o atendimento digital era uma tendência que foi antecipada com a quarentena”, frisa o gerente.
No entanto, há muitos clientes que fazem questão de entrar ou sentir o carro antes de comprar, o que naturalmente resultará no aumento do atendimento presencial, mas deve ficar em 50%. “A outra metade gostou e vai continuar comprando sem precisar ir à loja”, analisa Samuel Queiroz.
Leia mais
Plataforma ajuda microempresários do Piauí a vender online
Empresas do Piauí terão consultoria grátis para reabertura das atividades
Queda de 90% nas vendas: "Esta é a crise mais desafiadora", lamenta empresário
Esse novo consumidor (online) fez a diferença durante os quatro meses de lojas fechadas. “Nesse período utilizamos muito os meios digitais e criamos muitas oportunidades de vendas. Resultado: nossa equipe atingiu 50% da meta”, afirma o gerente da Caoa Hyundai Teresina, Flávio Roberto. Ele percebeu ainda que há uma grande demanda represada de veículos utilitários, que deve retornar agora às compras.
A concessionária conseguiu alcançar 50% da meta durante a quarentena graças ao atendimento online
Forçados a ficar em casa, parte dos clientes buscou adquirir o veículo de outra forma, como o consórcio, em que as vendas subiram 300%. “O que fica de bom nessa nova realidade é o aprendizado e a superação. Saímos dessa pandemia mais fortes e preparados”, comemora Flávio Roberto.
Na Via Paris Renault, antes mesmo da pandemia, havia uma forte adesão ao atendimento online. Até a assinatura dos contratos já estava sendo feita de forma digital. “Com a quarentena, o cliente passou a fazer tudo de forma remota, sem qualquer contato físico com o vendedor, inclusive a entrega do veículo em casa (veja infografia)”, afirma o consultor de vendas da marca, Márcio Sousa.
Esta marca realizou durante todo o período da quarentena atendimento 100% online, com entrega do veículo na casa do cliente
Protocolos para garantir a segurança dos clientes
As concessionárias estão prontas para receber os clientes com todos os protocolos estabelecidos pelas autoridades sanitárias. Álcool gel, distância de dois metros entre mesas e cadeiras, espaço maior na área interna, showroom com menos carros e incentivo de ferramentas online são as principais medidas adotadas pelas lojas do setor.
“A Ford adotou protocolos mais rígidos do que os determinados pelo Governo do Estado e Prefeitura. A entrada principal tem um tapete que fará higienização”, afirma Samuel Queiroz. Em caso de test drive, em alguns casos os clientes podem sair no caso sozinhos, em outros o vendedor vi no banco de trás com os vidros abertos e usando máscaras. Sempre que o cliente devolver o carro, ele será todo higienizado na presença do consumidor.
Distância entre cliente e vendedor para garantir a segurança
Adesivos marcando o distanciamento
Consultores com máscaras
Horários e dias de atendimento
De acordo com o decreto da Prefeitura de Teresina, as concessionárias de automóveis e lojas de peças estão autorizadas a funcionar de segunda à quinta, no horário de 9h às 15h. O setor de oficina permanecerá no horário de 9h às 17h.
A cadeia de automóveis emprega 10 mil pessoas em quase 2 mil lojas e movimentou R$ 3,7 bilhões em 2018 no Piauí, segundo o IBGE.
Siga o Piauí Negócios nas redes sociais
?? https://www.facebook.com/pinegocios
?? https://www.instagram.com/pinegocios
?? https://twitter.com/@negociospiaui
LINDEKDIN
?? https://www.linkedin.com/company/piauí-negócios/
YOU TUBE
?? https://www.youtube.com/channel/UCqRed2t13tL6AreY3vMcAwA
Siga o Piauí Negócios nas redes sociais