https://m2reg.ulm.ac.id/pulsa/https://m2reg.ulm.ac.id/luar/https://m2reg.ulm.ac.id/toto/https://m2reg.ulm.ac.id/gacor/https://es.uinsgd.ac.id/vendor/https://febi.uinsgd.ac.id/official/gacor/https://bki.uinsgd.ac.id/resmi/https://bki.uinsgd.ac.id/situstoto/https://agrotekconference.uinsgd.ac.id/gacor/https://bki.uinsgd.ac.id/luar/https://sso.umk.ac.id/public/mail/https://inspektorat.banjarkab.go.id/macau/https://inspektorat.banjarkab.go.id/category/pulsa/https://inspektorat.banjarkab.go.id/macau/https://sentuhandukcapil.tebingtinggikota.go.id/qris/https://sentuhandukcapil.tebingtinggikota.go.id/pulsa/https://sentuhandukcapil.tebingtinggikota.go.id/gacor/https://sentuhandukcapil.tebingtinggikota.go.id/dana/https://organik.tebingtinggikota.go.id/produk/ks/https://dpmptsp.pulangpisaukab.go.id/berita/gm/https://organik.tebingtinggikota.go.id/produk/luar/https://organik.tebingtinggikota.go.id/pulsa/https://sentuhandukcapil.tebingtinggikota.go.id/luar/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/toto-slot/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/config/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/jpg/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/tmb/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/kmb/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/amp/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/restore/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/vendor/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/file/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/vps-root/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/files/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/json/https://dema.iainptk.ac.id/scholar/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/data/https://dema.iainptk.ac.id/assets/https://dema.iainptk.ac.id/root/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/assets/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/nc_plugin/https://152.42.212.40/https://websitenuri77.blog.fc2.com/

Comércio & Serviços

Efeito Covid-19

Comércio do Piauí reage em maio, mas tombo no ano é de -8,20%

Apesar das vendas subirem 6,5% em relação a abril, saldo nos cinco meses de 2020 é negativo

 
 
A maior parte do comércio do Piauí está fechada há quase quatro meses (Foto: Piauí Negócios)

 A maior parte do comércio do Piauí está fechada há quase quatro meses (Foto: Piauí Negócios)

 
 

O tombo nas vendas do comércio varejista piauiense no período de janeiro a maio deste ano foi 8,2% menor do que o mesmo período do ano passado. O cenário revela que, apesar da recuperação do setor, de 6,5% em maio em relação a abril, os efeitos negativos da pandemia nos meses de março e abril não foram suficientes para animar o varejo. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada na quarta-feira (8) pelo IBGE.

 

Após uma variação negativa de 1,4% em janeiro deste ano, o comércio piauiense cresceu 0,7% em fevereiro, mas desabou para -5% em março e -16% em abril. Uma recuperação só veio em maio, com 6,5%. Porém, na comparação do mês de maio de 2020 com maio de 2019, as vendas foram 20% menores.

 

 

Em nível nacional, o volume de vendas do varejo cresceu mais que o dobro do que o Piauí: 13,9%, maior crescimento desde o início da série histórica, em janeiro de 2000. A explicação é que vários estados estavam com o comércio aberto em maio, enquanto no Piauí somente serviços essenciais tinham autorização para funcionar.

 


Leia mais

Plataforma ajuda microempresários do Piauí a vender online

Cinco passos para empresas saírem da crise, aponta Mário Lacerda, diretor do Sebrae-PI

Veja os setores que mais demitiram no Piauí


 

Mesmo assim, o cenário brasileiro ainda não é animador. O crescimento de maio foi insuficiente para o setor recuperar as perdas de março e abril, que refletiram os efeitos do isolamento social para controle da pandemia de Covid-19. No acumulado do ano, o varejo registrou queda de 3,9%. Já nos últimos 12 meses, o cenário é de estabilidade (0%).

 

O gerente da PMC, Cristiano Santos, explica que os números positivos aparecem após o mês em que foi registrado o pior patamar de vendas da série histórica (-16,3%). “Foi um crescimento grande percentualmente, mas temos que ver que a base de comparação foi muito baixa. Se observamos apenas o indicador mensal, temos um cenário de crescimento, mas ao olhar para os outros indicadores, como a comparação com o mesmo mês do ano anterior, vemos que o cenário é de queda”, analisa.

 

A pesquisa aponta uma perda de ritmo dos impactos do isolamento social no comércio. De todas as empresas coletadas pela pesquisa, 18,1% relataram impacto do isolamento em suas receitas em maio. Em abril, esse número era 28,1%, o maior percentual desde o início da pandemia. Com isso, há a indicação de crescimento nas atividades dessas empresas.

 

Siga o Piauí Negócios nas redes sociais

FACEBOOK

?? https://www.facebook.com/pinegocios

INSTAGRAM

?? https://www.instagram.com/pinegocios

 TWITTER  

?? https://twitter.com/@negociospiaui

LINDEKDIN

?? https://www.linkedin.com/company/piauí-negócios/

YOU TUBE

?? https://www.youtube.com/channel/UCqRed2t13tL6AreY3vMcAwA

 

Siga o Piauí Negócios nas redes sociais

Fonte: IBGE

Mais de Comércio & Serviços