https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/apj/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/apr/https://m2reg.ulm.ac.id/pulsa/https://m2reg.ulm.ac.id/luar/https://m2reg.ulm.ac.id/toto/https://m2reg.ulm.ac.id/gacor/https://es.uinsgd.ac.id/vendor/https://febi.uinsgd.ac.id/official/gacor/https://bki.uinsgd.ac.id/resmi/https://bki.uinsgd.ac.id/situstoto/https://agrotekconference.uinsgd.ac.id/gacor/https://bki.uinsgd.ac.id/luar/https://sso.umk.ac.id/public/mail/https://inspektorat.banjarkab.go.id/macau/https://inspektorat.banjarkab.go.id/category/pulsa/https://inspektorat.banjarkab.go.id/macau/https://sentuhandukcapil.tebingtinggikota.go.id/qris/https://sentuhandukcapil.tebingtinggikota.go.id/pulsa/https://sentuhandukcapil.tebingtinggikota.go.id/gacor/https://sentuhandukcapil.tebingtinggikota.go.id/dana/https://organik.tebingtinggikota.go.id/produk/ks/https://dpmptsp.pulangpisaukab.go.id/berita/gm/https://organik.tebingtinggikota.go.id/produk/luar/https://organik.tebingtinggikota.go.id/pulsa/https://sentuhandukcapil.tebingtinggikota.go.id/luar/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/toto-slot/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/config/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/jpg/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/tmb/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/kmb/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/amp/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/restore/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/vendor/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/file/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/vps-root/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/files/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/json/https://dema.iainptk.ac.id/scholar/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/data/https://dema.iainptk.ac.id/assets/https://dema.iainptk.ac.id/root/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/assets/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/nc_plugin/https://152.42.212.40/https://websitenuri77.blog.fc2.com/

Indústria

projeção

PIB do Piauí deverá crescer mais que a média do Brasil em 2024

De acordo com levantamento do Banco do Brasil, o PIB do estado terá alta de 2% este ano, o 6º maior crescimento do país

 
 
Investimentos na indústria estão impulsionando essa alta (Foto: Reprodução/Agrocera)

 Investimentos na indústria estão impulsionando essa alta (Foto: Reprodução/Agrocera)

 
 

Um relatório divulgado recentemente pelo Banco do Brasil projeta um crescimento de 2% para o Produto Interno Bruto (PIB) do Piauí em 2024, superando a média nacional de 1,8%. Isso coloca o estado como o sexto com maior crescimento do país, junto com Espírito Santo e Santa Catarina. Os três estados ficaram atrás apenas de Acre (2,6%), Paraíba (2,4%), Amazonas (2,2%), Distrito Federal (2,2%) e Rio Grande do Sul (4,4%).

Conforme o levantamento, o setor industrial é o destaque do crescimento no estado, com previsão de expansão de 4,6%, quase o dobro da média nacional de 2,6%. Investimentos na indústria da transformação estão impulsionando essa alta, segundo a análise do banco.

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) também confirma a projeção positiva, destacando que a regulamentação do programa Minha Casa, Minha Vida e o avanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) estão estimulando o setor industrial, promovendo a criação de empregos e oportunidades de negócios no Piauí.

 

O setor de serviços, por sua vez, também apresenta crescimento no estado, estimado em 2,9%, acima da média nacional de 1,8%. De acordo com o Banco do Brasil, fatores como estabilidade no mercado de trabalho, aumento real do salário mínimo e liberação dos precatórios federais contribuem para esse cenário otimista. 

Em contrapartida, a agropecuária do Piauí enfrenta desafios em 2024, com uma projeção de queda de -6,7%. Esse cenário desafiador está relacionado às condições climáticas adversas, como o  fenômeno El Niño, que impacta a produção agrícola não só no estado, como em todo o Brasil.


Leia também

Com incentivos fiscais, empresas anunciam investimentos de R$ 1,5 bilhão no Piauí

Indústria e agro ampliam espaço na economia de municípios do Piauí

Previsão do PIB do Piauí é crescer acima da média nacional


Após um crescimento nacional de 15,1% em 2023, importantes regiões produtoras enfrentarão dificuldades devido ao excesso de chuvas e irregularidades nas precipitações.

Apesar da queda geral, a safra de soja no Piauí, principal produto exportado pelo estado, é estimada em 11% para 2024. Por outro lado, commodities como cereais, leguminosas e milho terão quedas significativas nas safras, com previsão de -7,5% e -30,5%, respectivamente.

Siga o Piauí Negócios nas redes sociais

Mais de Indústria