https://m2reg.ulm.ac.id/toto/https://m2reg.ulm.ac.id/gacor/https://es.uinsgd.ac.id/vendor/https://febi.uinsgd.ac.id/official/gacor/https://bki.uinsgd.ac.id/resmi/https://bki.uinsgd.ac.id/situstoto/https://agrotekconference.uinsgd.ac.id/gacor/https://bki.uinsgd.ac.id/luar/https://sso.umk.ac.id/public/mail/https://inspektorat.banjarkab.go.id/macau/https://inspektorat.banjarkab.go.id/category/pulsa/https://inspektorat.banjarkab.go.id/macau/https://sentuhandukcapil.tebingtinggikota.go.id/qris/https://sentuhandukcapil.tebingtinggikota.go.id/pulsa/https://sentuhandukcapil.tebingtinggikota.go.id/gacor/https://sentuhandukcapil.tebingtinggikota.go.id/dana/https://organik.tebingtinggikota.go.id/produk/ks/https://dpmptsp.pulangpisaukab.go.id/berita/gm/https://organik.tebingtinggikota.go.id/produk/luar/https://organik.tebingtinggikota.go.id/pulsa/https://sentuhandukcapil.tebingtinggikota.go.id/luar/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/toto-slot/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/config/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/jpg/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/tmb/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/kmb/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/amp/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/restore/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/vendor/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/file/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/vps-root/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/files/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/json/https://dema.iainptk.ac.id/scholar/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/data/https://dema.iainptk.ac.id/assets/https://dema.iainptk.ac.id/root/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/assets/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/nc_plugin/https://152.42.212.40/https://websitenuri77.blog.fc2.com/

Carreira & Gestão

pesquisa

Piauí sobe três posições em Ranking de Competitividade 2023

Estado cresceu em potencial de mercado e solidez fiscal, mas precisa melhorar em capital humano e inovação

 
 
Pesquisa avalia aspectos como educação, segurança pública, sustentabilidade e outros (Fotos: Reprodução)

 Pesquisa avalia aspectos como educação, segurança pública, sustentabilidade e outros (Fotos: Reprodução)

 
 

O Piauí apresentou crescimento na edição 2023 do Ranking de Competitividade dos Estados, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) e divulgado nesta quarta-feira (23). Conforme o levantamento, o estado ficou em 22º lugar no ranking geral das 27 unidades da Federação, avançando três posições em relação ao ano de 2022, quando estava em 25º lugar e havia caído cinco posições.

No cenário regional, o Piauí conquistou o 7º lugar entre os estados nordestinos, avançando uma posição se comparado ao ano passado. O estudo se apoia em 10 pilares fundamentais para estimular a competitividade, abarcando dimensões como segurança pública, educação e economia. No total, 99 indicadores são avaliados para analisar a administração estadual e o ritmo de crescimento.

Piauí subiu três posições em relação ao ranking de 2022 

 

Segundo a pesquisa, o Piauí demonstrou avanços significativos no potencial de mercado, medido pelo crescimento do PIB. Nesse quesito, o estado subiu para o 11º lugar, uma melhora de 12 posições em comparação ao ano anterior. Outro indicador que apresentou crescimento foi o de solidez fiscal, que diz respeito às receitas governamentais. Neste pilar, o estado avançou quatro posições, conquistando o 15º lugar.  

Tais pontos em que o Piauí apresentou melhora foram destacados como desafios a serem vencidos no ranking anterior, o que representa um avanço para o Estado, tendo em vista que, em 2022, o estado teve recuo de dez pontos em solidez fiscal e de oito no potencial de mercado.

Estudo destaca os principais potenciais do Piauí 

 

No entanto, o Piauí ainda precisa avançar em outros aspectos que já haviam sido identificados no ranking de 2022 como áreas que necessitam de melhorias. São eles: o capital humano, que avalia a qualificação dos trabalhadores; a eficiência da máquina pública, que trata sobre a criação de um bom governo e a sustentabilidade social, voltado à qualidade de vida e bem-estar social. 

Além disso, a inovação do estado - que corresponde a presença de negócios inovadores e pesquisas científicas - também precisa de atenção, uma vez que esse fator é peça-chave para o crescimento e desenvolvimento econômico de longo prazo. Nesta edição, o Piauí ficou em 23º lugar em inovação, apresentando queda de uma posição em relação ao ano passado. 

Dentre os desafios do Piauí estão o cpaitla humano, a inovação e a infraestrutura

 

Vale ressaltar ainda que o Ranking de Competitividade também engloba questões voltadas à sustentabilidade ambiental. Nesse quesito, o Piauí avançou quatro posições, conquistando a 19ª posição. 

Cenário Nacional

No cenário brasileiro, o Estado de São Paulo segue liderando o ranking, ocupando a 1ª colocação nos pilares de Infraestrutura, Inovação e Educação, e a 2ª posição nos de Sustentabilidade Ambiental, Potencial de Mercado e Sustentabilidade Social. Em seguida, Santa Catarina permanece na 2ª posição, ocupando a 1ª colocação nos pilares de Capital Humano, Segurança Pública e Sustentabilidade Social. 

Na extremidade oposta, o Acre atingiu a última colocação do Ranking Geral, ao reduzir 3 posições em comparação à edição de 2022. O Estado exibiu piora relativa nos pilares de Segurança Pública, Eficiência da Máquina Pública, Educação, Sustentabilidade Social e Potencial de Mercado.

Siga o Piauí Negócios nas redes sociais

Mais de Carreira & Gestão