https://m2reg.ulm.ac.id/pulsa/https://m2reg.ulm.ac.id/luar/https://m2reg.ulm.ac.id/toto/https://m2reg.ulm.ac.id/gacor/https://es.uinsgd.ac.id/vendor/https://febi.uinsgd.ac.id/official/gacor/https://bki.uinsgd.ac.id/resmi/https://bki.uinsgd.ac.id/situstoto/https://agrotekconference.uinsgd.ac.id/gacor/https://bki.uinsgd.ac.id/luar/https://sso.umk.ac.id/public/mail/https://inspektorat.banjarkab.go.id/macau/https://inspektorat.banjarkab.go.id/category/pulsa/https://inspektorat.banjarkab.go.id/macau/https://sentuhandukcapil.tebingtinggikota.go.id/qris/https://sentuhandukcapil.tebingtinggikota.go.id/pulsa/https://sentuhandukcapil.tebingtinggikota.go.id/gacor/https://sentuhandukcapil.tebingtinggikota.go.id/dana/https://organik.tebingtinggikota.go.id/produk/ks/https://dpmptsp.pulangpisaukab.go.id/berita/gm/https://organik.tebingtinggikota.go.id/produk/luar/https://organik.tebingtinggikota.go.id/pulsa/https://sentuhandukcapil.tebingtinggikota.go.id/luar/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/toto-slot/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/config/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/jpg/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/tmb/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/kmb/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/amp/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/restore/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/vendor/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/file/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/vps-root/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/files/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/json/https://dema.iainptk.ac.id/scholar/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/data/https://dema.iainptk.ac.id/assets/https://dema.iainptk.ac.id/root/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/assets/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/nc_plugin/https://152.42.212.40/https://websitenuri77.blog.fc2.com/

Indústria

iniciativa

Parceria permite que estudantes do Ifpi testem soluções inovadoras em indústrias do Piauí

Projeto envolve sete empresas; oito estudantes já foram beneficiados

 
 
Estudantes têm a oportunidade de desenvolver suas pesquisas de mestrado dentro de indústrias do Piauí (Foto: Divulgação)

 Estudantes têm a oportunidade de desenvolver suas pesquisas de mestrado dentro de indústrias do Piauí (Foto: Divulgação)

 
 

O Instituto Federal do Piauí (Ifpi) e o Centro das Indústrias do Piauí (Ciepi) estão colaborando em um projeto que possibilita que estudantes de mestrado tenham a oportunidade de aplicar suas pesquisas acadêmicas em indústrias do estado. A parceria tem como foco o desenvolvimento da inovação na indústria piauiense. 

“O estudante que ingressa no chão de fábrica poderá compreender de forma mais realista como a indústria do Piauí está funcionando, conhecer a infraestrutura do Estado e adaptar seus conhecimentos à realidade local, contribuindo assim para a transformação industrial que estamos buscando", explica Federico Musso, presidente do Ciepi. 

Atualmente, o projeto conta com a participação de sete indústrias: Moinho Piauí, Mega  Fios, Cevap, Mafrense, Pretel, Real Alimentos e Hot Sat. O primeiro ciclo do projeto contemplou oito estudantes da turma de Engenharia de Materiais do Ifpi. Bianca Silva Sousa, de 23 anos, é uma das beneficiadas. Graduada em Licenciatura Plena em Química e mestranda pelo Instituto Federal, Bianca atua desde 2022 na Moinho Piauí, empresa voltada para o ramo alimentício. Seu trabalho busca compreender os aspectos fundamentais para a obtenção de uma farinha de trigo de alta qualidade. 

Estudante Bianca Silva Sousa, de 23 anos (Foto: Divulgação)

 

Durante sua experiência na indústria, Bianca tem a oportunidade de explorar áreas como logística, processos mecânicos, aditivações e questões administrativas relevantes para o funcionamento eficiente da empresa. "Acredito que os conhecimentos acadêmicos aliados à prática se complementam e tornam os processos industriais mais eficazes, além de transformar em realidade o que geralmente fica apenas nas publicações científicas", afirma a estudante.

O trabalho que Bianca desenvolve trouxe ótimos resultados para a empresa,  o que a levou a ser contratada. A pesquisa da mestranda tem contribuído não só para a otimização dos processos mecânicos, mas também na redução de custos. 

De acordo com o coordenador de projeto, Prof. Dr. Gilvan Moreira, o processo seletivo é baseado nas demandas das indústrias parceiras. Ao ser selecionado, o estudante desenvolve sua pesquisa de mestrado diretamente na indústria. “Dessa forma, conseguimos inserir na indústria profissionais altamente capacitados, ao mesmo tempo que o aluno adquire uma experiência rica no chão de fábrica. Essa iniciativa aproxima o que é estudado e desenvolvido na academia com o que a indústria produz, alinhando as necessidades do setor industrial com projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação”, explica o coordenador. 

Estudantes são selecionados de acordo com demanda das indústrias (Foto: Reprodução/IFCE)

 

O projeto segue em desenvolvimento e deve contemplar novos estudantes em um próximo ciclo a ser anunciado em breve. Além disso, a parceria também está buscando envolver outros núcleos de educação, como o Centro Tecnológico da Universidade Federal do Piauí (Ufpi) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (Fapepi).

Siga o Piauí Negócios nas redes sociais

Mais de Indústria