https://m2reg.ulm.ac.id/toto/https://m2reg.ulm.ac.id/gacor/https://es.uinsgd.ac.id/vendor/https://febi.uinsgd.ac.id/official/gacor/https://bki.uinsgd.ac.id/resmi/https://bki.uinsgd.ac.id/situstoto/https://agrotekconference.uinsgd.ac.id/gacor/https://bki.uinsgd.ac.id/luar/https://sso.umk.ac.id/public/mail/https://inspektorat.banjarkab.go.id/macau/https://inspektorat.banjarkab.go.id/category/pulsa/https://inspektorat.banjarkab.go.id/macau/https://sentuhandukcapil.tebingtinggikota.go.id/qris/https://sentuhandukcapil.tebingtinggikota.go.id/pulsa/https://sentuhandukcapil.tebingtinggikota.go.id/gacor/https://sentuhandukcapil.tebingtinggikota.go.id/dana/https://organik.tebingtinggikota.go.id/produk/ks/https://dpmptsp.pulangpisaukab.go.id/berita/gm/https://organik.tebingtinggikota.go.id/produk/luar/https://organik.tebingtinggikota.go.id/pulsa/https://sentuhandukcapil.tebingtinggikota.go.id/luar/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/toto-slot/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/config/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/jpg/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/tmb/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/kmb/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/amp/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/restore/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/vendor/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/file/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/vps-root/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/files/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/json/https://dema.iainptk.ac.id/scholar/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/data/https://dema.iainptk.ac.id/assets/https://dema.iainptk.ac.id/root/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/assets/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/nc_plugin/https://152.42.212.40/https://websitenuri77.blog.fc2.com/

Carreira & Gestão

Comércio exterior

 ApexBrasil lança no Piauí programa de capacitação de empresas para exportação

O objetivo é qualificar 50 negócios locais até 2025, para facilitar a venda ao exterior

 
 
O Piauí é o maior exportador de mel do Brasil (Foto: portal SRN)

 O Piauí é o maior exportador de mel do Brasil (Foto: portal SRN)

 
 

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) lançará nesta terça-feira (18), às 14h30, na faculdade iCev, em Teresina, o novo ciclo operacional do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), instrumento de apoio à exportação no Piauí. O objetivo é qualificar 50 empresas da região até 2025, para facilitar a venda de produtos e serviços locais ao exterior. Trata-se da segunda edição do PEIEX no Piauí, que no período de 2019-2021 atendeu 50 empresas.

O evento de lançamento, além de detalhar como será o atendimento a empresas interessadas em se preparar para o mercado internacional, também terá na sua programação a participação da equipe de Inteligência da ApexBrasil que apresentará oportunidades para a exportação do estado e as ferramentas de inteligência disponíveis para auxiliar os empresários em seu processo de internacionalização.
 

Sobre o Piauí

O Piauí tem muito potencial para exportação e possui variedade de recursos naturais, incluindo minerais, frutas, grãos, mel, produtos educacionais e tecnológicos, que são comercializados internacionalmente para toda a América, a Europa e a Ásia.

No ano de 2022, o Piauí exportou o total de US? 1,65 bilhão em mercadorias, o que corresponde a R? 8,64 bilhões. As exportações de 2022 representam mais do que o dobro do ano de 2021, que foi US? 857 milhões e correspondem a um recorde histórico.
 

A China é o principal comprador de produtos piauienses (Gráfico: Reprodução Apex)

Em 2022, conforme dados do Ministério da Fazenda, a China foi responsável por 47% das exportações piauienses, seguida da Espanha (18%), os Estados Unidos representaram 3,1%, seguidos do Egito (2,9%) e Irã (2,7%). Nas exportações, o Piauí subiu uma posição e ocupa agora o 18º lugar no ranking entre os estados brasileiros exportadores.

Além disso, o Piauí se consagra como o maior exportador de mel do Brasil. No ano passado, o estado exportou 7 mil toneladas do produto, obtendo U? 26 milhões, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. A produção de mel cresceu mais de 100 vezes nos últimos dezoito anos, de acordo com o IBGE.

 

O PEIEX tem recente histórico de atuação no Piauí. O estado teve seu único núcleo operacional do programa entre 2019-2021. Neste período, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), executou o programa, tendo qualificado 50 empresas, sendo 28% do setor de alimentos, bebidas e agronegócios, 16% de mel natural, 12% de tecnologia da informação, 12% de serviços educacionais, entre outros setores da economia.

Um destaque do trabalho do primeiro ciclo do PEIEX Piauí foi o atendimento da Cooperativa Mista dos Apicultores da Microrregião de Simplício Mendes (Comapi), formada em 2007, como resultado da expansão da criação de abelhas no município de Simplício Mendes.

Atualmente, conta com cerca de 470 apicultores cooperados e 40 mil colmeias, distribuídas em 10 localidades no entorno da sua sede. Sua produtividade anual é de 400 toneladas de mel, com faturamento de R? 3,1 milhões. Como estratégia de vendas internas e externas, foi desenvolvida a marca Mel Mesmo, que consiste em uma porção de 225g de mel puro e orgânico, com uma série de certificações, como: Produto Orgânico, IBD, e USDA Organic.

A cooperativa foi atendida pelo núcleo do PEIEX de Teresina (PI) e seu plano de exportação foca em mercados nos continentes europeu e asiático, além de nos Estados Unidos.


Leia também

A ascensão do mel: como o Piauí se tornou o maior exportador nacional do produto

Dependência da soja e da China deixa Piauí vulnerável, mostra estudo

Exportações do Piauí atingem 1 bilhão de dólares pela primeira vez na história


Sobre o PEIEX

O PEIEX é oferecido pela ApexBrasil com o intuito de preparar as empresas brasileiras para iniciar o processo de exportação de forma planejada e segura. Por meio da execução de 33 convênios em 2022, o PEIEX atendeu e qualificou 3.522 empresas, nas 5 regiões do país. Desse total de empresas: 67% (2.380) estão na categoria de micro e pequenas empresas (MPEs); 516 exportaram, com valor total de US? 1,62 bilhões. Essas 516 empresas exportaram produtos de 18 segmentos em 2022, com destaque para: Alimentos e Bebidas (57%), Produtos Agropecuários (22%), Moda, Higiene Pessoal e Cosméticos (13%), Máquinas e Equipamentos, Aparelhos e Materiais Elétricos (2,9%) e Madeira, Móveis e Outras Manufaturas (1,5%).

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira. A Agência em 2022 apoiou aproximadamente 14.500 empresas.

Sobre o iCev -- Instituto de Ensino Superior

O iCev é uma instituição de ensino superior genuinamente piauiense. Voltada para o Direito Aplicado, Negócios & Gestão e Tecnologia, a faculdade acredita na inovação, no fomento ao empreendedorismo, na responsabilidade social e no potencial de crescimento econômico do Piauí por meio do conhecimento.

Desde sua fundação, o iCevbvem desenvolvendo projetos e programas de extensão que permitam a integração dos saberes acadêmicos com a sociedade.
O PEIEX vai ao encontro do que o iCevpreza em suas atividades básicas. Os cursos da instituição são de três áreas que se relacionam muito bem com as áreas que são necessárias para a qualificação das empresas. Com a parceria com a ApexBrasil, o iCevbusca fomentar um ambiente de negócios inovadores no estado do Piauí.

Siga o Piauí Negócios nas redes sociais

Fonte:  ApexBrasil

Mais de Carreira & Gestão