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Carreira & Gestão

inovação

Com aplicativo inovador na educação, ONG piauiense é finalista em prêmio nacional

O “Educar Nestante” visa atender estudantes que têm dificuldades com o acesso à internet

 
 
O projeto já alcançou mais de 800 alunos e foi testado em cinco escolas do Estado (Foto: Divulgação/Ubíqua)

 O projeto já alcançou mais de 800 alunos e foi testado em cinco escolas do Estado (Foto: Divulgação/Ubíqua)

 
 

Com o objetivo de atender jovens estudantes que têm dificuldade com acesso à internet no Piauí, a organização social Ubíqua desenvolveu a plataforma de educação a distância (EAD) “Educar Nestante”. O aplicativo funciona online e offline, o que permite que alunos que vivem em locais mais afastados e sem rede possam estudar em casa, ou de onde estiverem. A plataforma é finalista na categoria 'empreendedores' do Prêmio Movimento Led, realizado pela Rede Globo e Fundação Roberto Marinho. A premiação reconhece iniciativas inovadoras no ramo da educação. 

O Educar Nestante surgiu durante a pandemia da Covid-19, momento em que o ensino passou a ser remoto, o que impactou diretamente no processo de aprendizagem daqueles que tinham pouco ou nenhum acesso à internet. O projeto social já ajudou mais de 800 estudantes do Piauí e, atualmente, possui cerca de 200 alunos na cidade de Oeiras. 

ONG disponibiliza tablets para estudantes fazerem uso do aplicativo (Foto: Divulgação/Ubíqua)


A vice-presidente do Instituto Ubíqua, Graciele Barroso, explica que a metodologia de ensino é baseada nos ‘ciclos de aprendizagem’ que funcionam da seguinte forma: o professor disponibiliza vídeoaulas na plataforma e lança um desafio ao aluno, que irá estudar e entender o tema antes da aula presencial com o docente. Esse método é denominado “sala invertida”. 

“O Educar Nestante é utilizado atualmente em nossos cursos e foi testado em cinco escolas do Estado. É uma metodologia que nós desenvolvemos a partir da ideia de sala de aula invertida, gamificação, aprendizado por tema e ensino  híbrido. A aprendizagem Ubíqua é essa que você está aprendendo o tempo todo, em todo lugar, por todos os meios e em todos os horários”, destaca.

Segundo a vice-presidente, o aplicativo permitiu que alunos que não tinham acesso à internet não só pudessem participar das aulas, mas se envolvem com os conteúdos. “Tudo é preparação para que o encontro com o professor seja o mais proveitoso possível. Como o aluno teve acesso ao conteúdo antes, essa aula é mais dinâmica e participativa, porque o estudante chega preparado para tirar dúvidas, refletir e construir coletivamente um novo conhecimento”, aponta Graciele Barroso. 

Graciele Barroso, vice-presidente da Ubíqua (Foto: Divulgação/Ubíqua)

 

A ideia é que unidades de ensino públicas utilizem o programa para melhorar o desempenho de seus alunos, onde boa parte são de baixa renda e possuem pouco ou nenhum acesso a internet. Já as escolas particulares podem desenvolver uma parceria paga com a ONG para utilizar o aplicativo em sua instituição. “É necessário que haja uma parceria entre a escola e a Ubíqua para que haja utilização do Educar Nestante. Queremos que as pessoas que podem pagar paguem pelo uso, para que a gente possa oferecer para aquelas que não podem pagar”, disse a vice-presidente. 

O projeto foi desenvolvido pelo presidente da ONG, Jessé Barbosa, com financiamento de duas organizações suíças: Fundação Brucke Le Pont e o Fundo Suiço Solidário. Caso esteja entre os seis ganhadores do Prêmio Movimento Led, a organização pode levar para casa o valor de R$ 200 mil. Os vencedores serão anunciados durante evento de premiação que ocorre no dia 26 de Abril, que será transmitida pela Rede Globo. 

(Colaborou Emelly Caroline)


 

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