https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/apj/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/apr/https://m2reg.ulm.ac.id/pulsa/https://m2reg.ulm.ac.id/luar/https://m2reg.ulm.ac.id/toto/https://m2reg.ulm.ac.id/gacor/https://es.uinsgd.ac.id/vendor/https://febi.uinsgd.ac.id/official/gacor/https://bki.uinsgd.ac.id/resmi/https://bki.uinsgd.ac.id/situstoto/https://agrotekconference.uinsgd.ac.id/gacor/https://bki.uinsgd.ac.id/luar/https://sso.umk.ac.id/public/mail/https://inspektorat.banjarkab.go.id/macau/https://inspektorat.banjarkab.go.id/category/pulsa/https://inspektorat.banjarkab.go.id/macau/https://sentuhandukcapil.tebingtinggikota.go.id/qris/https://sentuhandukcapil.tebingtinggikota.go.id/pulsa/https://sentuhandukcapil.tebingtinggikota.go.id/gacor/https://sentuhandukcapil.tebingtinggikota.go.id/dana/https://organik.tebingtinggikota.go.id/produk/ks/https://dpmptsp.pulangpisaukab.go.id/berita/gm/https://organik.tebingtinggikota.go.id/produk/luar/https://organik.tebingtinggikota.go.id/pulsa/https://sentuhandukcapil.tebingtinggikota.go.id/luar/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/toto-slot/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/config/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/jpg/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/tmb/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/kmb/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/amp/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/restore/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/vendor/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/file/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/vps-root/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/files/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/json/https://dema.iainptk.ac.id/scholar/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/data/https://dema.iainptk.ac.id/assets/https://dema.iainptk.ac.id/root/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/assets/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/nc_plugin/https://152.42.212.40/https://websitenuri77.blog.fc2.com/

Comércio & Serviços

Pesquisa

Teresina é a 44ª cidade mais empreendedora do Brasil

Melhor desempenho da capital do Piauí foi nos aspectos “capital humano” e “cultura empreendedora”

 
 
Teresina é a 4º capital mais empreendedora da região nordestina (Foto: Acesse Piauí)

 Teresina é a 4º capital mais empreendedora da região nordestina (Foto: Acesse Piauí)

 
 

A capital do Piauí, Teresina, ocupou a 44ª posição no Índice das Cidades Empreendedoras (ICE) 2023. Desenvolvido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), o estudo analisa o ecossistema empreendedor das 100 cidades brasileiras mais populosas. Se comparado ao ICE 2022, Teresina avançou 16 posições no ranking nacional. Além disso, é a quarta cidade mais empreendedora do Nordeste.

Teresina atingiu 6,12 de pontuação, ficando logo atrás da cidade de Fortaleza, que pontuou 6,16. A capital do Piauí ficou à frente de Recife (5,9), Natal (6,0), Belém (5,8) e Salvador (6,0).

 

O levantamento leva em consideração aspectos determinantes para o sucesso de empreendimentos. Os dados apontam que Teresina obteve a 9ª posição no capital humano, que diz respeito à qualificação da mão de obra disponível. Segundo o relatório, “uma maior abundância de pessoas qualificadas pode impactar positivamente o empreendedorismo local”. 

Teresina é também a 15ª cidade com maior cultura empreendedora do Brasil. Tal aspecto trata sobre o interesse da população pelo empreendedorismo, algo que vem crescendo nos últimos anos, tendo em vista que, em 2020, a capital ocupou o 34º lugar nesta categoria

Outros fatores como o acesso a recursos financeiros são observados na pesquisa. No determinante acesso à capital - que impacta a abertura e desenvolvimento de novos negócios - Teresina ficou em 43ª posição.  

Em ambiente regulatório, infraestrutura, mercado e inovação, a capital do Piauí obteve, respectivamente, as posições 73ª, 79ª, 74ª e 77ª. Em comparação ao ano passado, houve melhora no ambiente regulatório (processos burocráticos que afetem a abertura de empresas) e na infraestrutura, que está ligada às condições urbanas. Já os determinantes de mercado e inovação tiveram queda, passando da 68ª colocação para a 74º e da 78ª para 77ª. 

 

Em sua 7ª edição, o índice analisou 101 cidades do Brasil, “organizadas de acordo com as melhores condições para empreender”. O ranking é liderado pela cidade de São Paulo (SP), seguido de Florianópolis e Joinville (SC).

(Colaborou Emelly Caroline)

Siga o Piauí Negócios nas redes sociais

Fonte: ICE 2023

Mais de Comércio & Serviços