https://m2reg.ulm.ac.id/pulsa/https://m2reg.ulm.ac.id/luar/https://m2reg.ulm.ac.id/toto/https://m2reg.ulm.ac.id/gacor/https://es.uinsgd.ac.id/vendor/https://febi.uinsgd.ac.id/official/gacor/https://bki.uinsgd.ac.id/resmi/https://bki.uinsgd.ac.id/situstoto/https://agrotekconference.uinsgd.ac.id/gacor/https://bki.uinsgd.ac.id/luar/https://sso.umk.ac.id/public/mail/https://inspektorat.banjarkab.go.id/macau/https://inspektorat.banjarkab.go.id/category/pulsa/https://inspektorat.banjarkab.go.id/macau/https://sentuhandukcapil.tebingtinggikota.go.id/qris/https://sentuhandukcapil.tebingtinggikota.go.id/pulsa/https://sentuhandukcapil.tebingtinggikota.go.id/gacor/https://sentuhandukcapil.tebingtinggikota.go.id/dana/https://organik.tebingtinggikota.go.id/produk/ks/https://dpmptsp.pulangpisaukab.go.id/berita/gm/https://organik.tebingtinggikota.go.id/produk/luar/https://organik.tebingtinggikota.go.id/pulsa/https://sentuhandukcapil.tebingtinggikota.go.id/luar/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/toto-slot/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/config/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/jpg/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/tmb/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/kmb/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/amp/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/restore/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/vendor/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/file/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/vps-root/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/files/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/json/https://dema.iainptk.ac.id/scholar/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/data/https://dema.iainptk.ac.id/assets/https://dema.iainptk.ac.id/root/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/assets/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/nc_plugin/https://152.42.212.40/https://websitenuri77.blog.fc2.com/

Agropecuária

Mercado

Agrícola Famosa estuda produzir novas frutas nos Tabuleiros Litorâneos, em Parnaíba

Empresa atualmente produz banana no litoral do Piauí, mas vai investir em outras culturas mais rentáveis

 
 
Atualmente, a empresa produz banana no Piauí, mas vai substituir por outras culturas. Mamão é uma possibilidade (Fotomontagem)

 Atualmente, a empresa produz banana no Piauí, mas vai substituir por outras culturas. Mamão é uma possibilidade (Fotomontagem)

 
 

O empresário Luiz Roberto Barcelos, da Agrícola Famosa, afirmou na última sexta-feira (8) que a empresa está fazendo estudos de viabilidade técnica para investimentos em novas culturas frutíferas nos Tabuleiros Litorâneos, em Parnaíba. Instalada há sete anos no Piauí, a Famosa é a maior distribuidora de frutas do Brasil e uma das maiores produtoras de melão e melancia do mundo.

Além do Piauí, a empresa tem unidades no Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco. Planta mais de 30 mil hectares e tem 7.200 colaboradores nos quatro estados. A unidade dos Tabuleiros Litorâneos trabalha com 225 hectares de banana prata e nanica, e emprega 150 pessoas. Produziu mais de 8.700 toneladas em 2022.

Segundo Luiz Roberto, os estudos objetivam atestar a viabilidade do cultivo de mamão, coco, limão e outras frutas. A informação desse estudo técnico esclarece notícia de que a empresa estaria desativando sua unidade de Parnaíba e desempregando seus trabalhadores, veiculada durante a semana em portais de Parnaíba e de Teresina.

Luiz Roberto, da Agrícola Famosa (Foto: Plant Project)

Luiz Roberto explica que, na verdade, a empresa quer readequar seus negócios, investindo em novas culturas por conta da baixa lucratividade da banana. “Não há nenhum plano de desativação. Na verdade, a produção de bananas não está trazendo os resultados que esperávamos. Então, vamos retirá-la e pensar em uma outra cultura, em outros produtos com maior lucratividade e valor agregado. Pode ser limão, coco, mamão – os estudos vão dizer onde devemos investir”, afirmou.

Segundo ele, ainda há quatro meses de colheita de banana já plantada e provavelmente mais dois meses para a implantação de nova cultura. Luiz Roberto observou que o Piauí oferece todas as condições para investimentos. “O Piauí tem água, solo e clima adequados para o cultivo de frutas, além de incentivos fiscais e infraestrutura de estradas para escoamento da produção”, disse. “Um grande avanço para os empreendedores seria a construção do Porto de Luís Correia”.

FORTALECIMENTO DA FRUTICULTURA IRRIGADA – O presidente da Investe Piauí, Victor Hugo Saraiva de Almeida, esteve na última quinta-feira (5) em reunião com a diretoria do Distrito de Irrigação Tabuleiros Litorâneos (Ditalpi), em Parnaíba. O encontro faz parte de uma estratégia do Governo Rafael Fonteles visando fortalecer a agricultura e a fruticultura irrigada.

Victor Hugo se reuniu com o presidente e a diretora-executiva do Ditalpi, José Clarindo de Brito Neto e Janaina de Carvalho Miranda, respectivamente. Também participaram da reunião o presidente da ZPE Piauí (Zona de Processamento de Exportação do Piauí), Álvaro Nolleto, e o presidente da Gaspisa, Paulo Roberto Cardoso.

Direção da Investe Piauí discutiu estratégias para fortalecer o Distrito de Irrigação Tabuleiros Litorâneos, em Panaíba (Foto: divulgação)

A ideia, explicou o presidente da Investe Piauí, é discutir prioridades para garantir o funcionamento adequado do Ditalpi, e assim melhorar a infraestrutura do local e o trabalho dos irrigantes e empreendedores. Essa ação inclui uma articulação com o Governo Lula para assegurar a conclusão das obras do Ditalpi e seu pleno funcionamento, gerando riquezas, mais empregos e oportunidades para a população da região.

Siga o Piauí Negócios nas redes sociais

Fonte: Investe Piauí

Mais de Agropecuária