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Comum na China, live commerce é a nova tendência no Brasil

Especialista no setor falou sobre o modelo de comportamento em evento de negócios realizado no Nordeste

 
 
Monique Lima diz que basta um celular e internet para fazer o live commerce (Foto: divulgação)

 Monique Lima diz que basta um celular e internet para fazer o live commerce (Foto: divulgação)

 
 

A pandemia trouxe muitas mudanças no varejo mundial, brasileiro e piauiense, principalmente em relação ao comércio online. A mais recente delas, que já é responsável por 30% do e-commerce da China, é a live commerce. Ou seja, vendas por meio de lives na internet. A tendência chegou ao Brasil na pandemia e começa a ganhar corpo no varejo nacional.

O tema foi abordado pela CEO da Mimo Live Sales e vencedora de 48 Leões de Cannes e especialista em publicidade e cinema, Monique Lima, durante o Nosso Meio to Business, evento de negócios, marketing e comunicação realizado no início do mês em Fortaleza, em que o Piauí Negócios esteve presente.

Na palestra “Live Commerce da China para o Brasil”, Monique deu ênfase ao novo panorama do varejo, marcado pelo shopstreaming, a combinação do livestream com o e-commerce de grandes marcas chinesas. Tudo isso para alavancar vendas online em tempos de crise e fechamento de lojas físicas.

A especialista deu início ao momento falando sobre a visão do Live Commerce para o consumidor a partir do estudo de mercado na China. "É comum a gente ver nas ruas as pessoas toda hora fazendo lives", comentou a Monique, que enfatizou a necessidade dessa experiência de compra ser mais humanizada dentro do digital, além de destacar o seu poder de alta conversão.


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Seis de junho de 2020, nasceu o Live Commerce no Brasil e, depois de 2 anos, já temos a margem de 90% dos brasileiros adeptos ao ‘early adopter’ da inovação digital. Tudo isso porque é cultural do brasileiro gostar de socializar. E, nos tempos atuais, ainda mais, digitalmente”, explicou Monique.

A febre do live commerce começou na plataforma TikTok, o que levou a gigantes como Amazon, YouTube, Facebook e Instagram a testarem o modelo, que reúne entretenimento e compras sustentado pelo poder de atração dos influenciadores.

Para começar a jornada do seller é preciso de dois objetos fundamentais: um celular e uma internet de qualidade. Monique fortaleceu em sua fala que a produção não é o ponto primordial, basta garantir espontaneidade e trazer verdade ao seu público-alvo que as pessoas se sentirão à vontade no ambiente de compra e, consequentemente, haverá conversão.

A CEO compartilhou dicas de ouro com o público mostrando as principais vantagens do Live Commerce, são elas:

 

– Mais confiança e experiência pessoal;

– Processo de compra sem fricção, resultando em mais vendas;

– Diminuição da % de trocas e devoluções;

– Autonomia do consumidor;

– Custo/benefício para a marca e empresa.

 

Monique traça um planejamento, durante a palestra, de como dar início à uma Live Commerce e compartilha toda a sua experiência com o público. A linha do tempo une: escolha do conteúdo, visualização de algo exclusivo; importância da escolha do influenciador (pessoas que representam e estão dentro do propósito da marca), cronograma de divulgação, com base nos canais oficiais da marca; gatilhos de vendas e interação e os principais KPI’s de uma live de sucesso.

“Hoje, as formas de consumo mudaram, as pessoas estão mais acostumadas a comprar no digital e a previsão é que em 2025, o Live Commerce bata US$ 1.2 trilhões de faturamento no mercado mundial”, finaliza a especialista.

 

Conheça Monique Lima

Vencedora de 48 Leões de Cannes, Monique Lima possui diversos prêmios nacionais e internacionais por seu trabalho em publicidade. Já realizou projetos para grandes empresas como Itaú, Brahma, Budweiser, Vivo, Natura, Heinz, ESPN, entre outros. Ao longo de sua carreira, atuou em três frentes: televisão (MTV), produção de cinema/longa-metragem (Schurmann Film Company e Sentimental Films) e agências de publicidade (DM9DDB, Wieden+Kennedy e África). Em março de 2020, Monique fundou a Mimo Live Sales, a primeira plataforma de Live Commerce (Shopstream) da América Latina. A start-up já conta com mais de 700 marcas já inscritas na Plataforma Mimo. A Mimo também é o principal player do Live Commerce no Brasil. Fazendo lives para C&A, Privalia, Bayer, Johnson&Johnson, Laces and Hair, Imaginarium, Mind, Dolce&Gabbana, FOM, Rihappy e muitas outras marcas.

 

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Fonte: Nosso Meio

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