https://m2reg.ulm.ac.id/pulsa/https://m2reg.ulm.ac.id/luar/https://m2reg.ulm.ac.id/toto/https://m2reg.ulm.ac.id/gacor/https://es.uinsgd.ac.id/vendor/https://febi.uinsgd.ac.id/official/gacor/https://bki.uinsgd.ac.id/resmi/https://bki.uinsgd.ac.id/situstoto/https://agrotekconference.uinsgd.ac.id/gacor/https://bki.uinsgd.ac.id/luar/https://sso.umk.ac.id/public/mail/https://inspektorat.banjarkab.go.id/macau/https://inspektorat.banjarkab.go.id/category/pulsa/https://inspektorat.banjarkab.go.id/macau/https://sentuhandukcapil.tebingtinggikota.go.id/qris/https://sentuhandukcapil.tebingtinggikota.go.id/pulsa/https://sentuhandukcapil.tebingtinggikota.go.id/gacor/https://sentuhandukcapil.tebingtinggikota.go.id/dana/https://organik.tebingtinggikota.go.id/produk/ks/https://dpmptsp.pulangpisaukab.go.id/berita/gm/https://organik.tebingtinggikota.go.id/produk/luar/https://organik.tebingtinggikota.go.id/pulsa/https://sentuhandukcapil.tebingtinggikota.go.id/luar/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/toto-slot/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/config/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/jpg/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/tmb/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/kmb/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/amp/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/restore/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/vendor/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/file/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/vps-root/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/files/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/json/https://dema.iainptk.ac.id/scholar/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/data/https://dema.iainptk.ac.id/assets/https://dema.iainptk.ac.id/root/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/assets/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/nc_plugin/https://152.42.212.40/https://websitenuri77.blog.fc2.com/

Carreira & Gestão

Mercado de trabalho

Efeito pandemia: XP emprega piauiense de Oeiras via home office

Corretora de investimentos sediada em São Paulo destaca o trabalho de Eric Vinícius entre as vantagens do trabalho remoto

 
 
Eric Vinícius trabalha remotamente de casa, em Oeiras, para a XP, sediada em São Paulo (Foto: reprodução/LinkedIn)

 Eric Vinícius trabalha remotamente de casa, em Oeiras, para a XP, sediada em São Paulo (Foto: reprodução/LinkedIn)

 
 

A pandemia provocou várias mudanças nas empresas em todo o mundo. Entre elas, intensificou o trabalho remoto. Para algumas empresas, isso acabou sendo vantajoso. É o caso da XP Investimentos, maior corretora de valores independente do Brasil. No período de um ano, a empresa reduziu de 98% para 55% a porcentagem de profissionais que moram em São Paulo, sede da empresa.

A intensificação do home office, como também é conhecido o trabalho remoto, acabou virando uma estratégia denominada XP Anywhere, que permite a contratação de profissionais trabalhando de casa. Foi dessa forma que o piauiense Eric Vinícius virou engenheiro de software da empresa, sem precisar deixar Oeiras, município a 280 Km de Teresina.

O caso de Eric, que reside a 2.500 km de São Paulo, foi usado como exemplo de sucesso do XP Anywhere pelo CEO da empresa, Thiago Maffra. Ele postou uma foto do jovem oeirense no perfil da rede social Linkedin, celebrando o sucesso da estratégia de conseguir ter colaboradores de qualquer lugar do país sem a necessidade da presença física.

“Nos últimos 12 meses tivemos gente de diferentes lugares entrando no nosso foguete e estamos hoje em todos os estados do país. O que mais me deixa feliz é ver que agora somos capazes de trazer para a empresa talentos como o Eric, que vivem distante da nossa sede e cuja contratação seria bastante difícil tempos atrás”, afirmou Maffra na postagem.

O primeiro passo para Eric ser contratado veio em um curso de uma escola de programação focada em ensino da área para iniciantes. “Conheci o processo seletivo da XP através da Trybe, que é uma escola de desenvolvimento de software que fui aluno e a XP tem parceria”, revelou o engenheiro.

Ele contou que passou por várias etapas em um processo de seleção que foi todo realizado online. Os dois primeiros passos foram uma prova de codificação online e uma entrevista técnica. "Eles avaliaram tanto a parte técnica necessária para a vaga em questão como o meu alinhamento com os valores da empresa”, disse Eric Vinícius.

 


Leia mais

XP: agronegócio manterá crescimento do Piauí acima da média do Brasil

Mário Lacerda: home office "compensa" empregos perdidos para tecnologia

Mesmo com redução salarial, profissionais em home office do Piauí ganham mais que a média


 

Sobre a rotina do trabalho a distância, o morador de Oeiras afirma que não gera nenhuma limitação. Mesmo não tendo o relacionamento presencial, Eric considera as interações produtivas e descontraídas e que consegue exercer sua atividade com qualidade. Junto a isso, considera gratificante poder trabalhar de qualquer lugar e estando perto da família.

A XP comemora os resultados da estratégia. “Um dos principais benefícios do Anywhere é a possibilidade de contratar talentos em qualquer lugar do Brasil. Com isso conseguimos ter times diversos, com backgrounds diferentes, contribuindo para trazer diferentes perspectivas e com ganho de resultados tangíveis”, diz Patrícia Claro, gerente de recrutamento da empresa.

Ela aponta que a transição está apenas começando. Apenas no último ano, o número de colaboradores no Nordeste saiu de zero para 10% em uma empresa que possui mais de 3 mil pessoas trabalhando. A XP Investimentos conta, atualmente, com funcionários em todos os estados da região. Contribuiu para este cenário, um processo exclusivo de contratações nas regiões Norte e Nordeste que foi realizado no começo de 2021.

Home office no Piauí

Estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) realizado em 2020 identificou que o trabalho remoto no Piauí é uma oportunidade para profissionais mais qualificados. Os números apontaram que esses trabalhadores têm 16,6% da massa de rendimentos, apesar de representarem apenas 7,6% da classe no estado.

Assim, o trabalho remoto se mostra como uma aposta em meio às incertezas das transformações tecnológicas. Principalmente para profissionais de áreas como ciências, gestão e técnicos de ensino médio, há maiores chances de conseguir empregos nesse formato.

 

Siga o Piauí Negócios nas redes sociais

Mais de Carreira & Gestão