Comércio & Serviços

Turismo

Mostra sobre o Piauí começa nesta quinta no Rio de Janeiro

“Piaí, Piaqui, Piauí”, promovida pela Sebrae, acontece até o dia 18 no Morro da Urca

 
Morro da Urca no Rio de Janeiro

 Morro da Urca no Rio de Janeiro

 
 

Em 2020, Teresina recebeu 571 mil visitantes, dos quais 8% eram provenientes do Rio de Janeiro (RJ), o que representa mais de 45 mil pessoas. A informação é da Coordenação de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec), da Prefeitura de Teresina, que estará participando da mostra “Piaí, Piaqui, Piauí”, promovida pelo Sebrae no Piauí em parceria com o Governo do Estado do Piauí, Bondinho Pão de Açúcar, Crab, Sistema Fiepi, Fecomércio Piauí e Sistema Faepi/Senar. Os números demonstram o potencial que o Rio tem em relação aos seus interesses no Estado do Piauí, tendo Teresina como portão de entrada.

A mostra, que acontecerá no Morro da Urca, no período de 14 a 18 outubro, tem como proposta apresentar as belezas e potencialidades do Piauí, que inclui a capital Teresina, atraindo a visita de turistas, além de estimular o interesse em investimentos econômicos nesse segmento.

Durante o evento, os frequentadores do espaço conhecerão o Piauí por meio de imagens, artesanato e também videoscópio digital, que promete levar as pessoas aos principais atrativos turísticos de forma virtual. A ideia é fazer com que, através desses recursos, o potencial visitante se sinta em Barra Grande, na Serra da Capivara, Cânion do Poty, Ponte Estaiada, dentre outros atrativos.

“Vamos estar presentes na mostra realizando a distribuição de material promocional sobre Teresina e também estaremos apresentando um vídeo com as potencialidades e riquezas da capital do Piauí, produzido pela Coordenadoria de Comunicação da prefeitura”, afirma o coordenador de Turismo da SEMDEC, Enéas Barros.

Ainda segundo o coordenador, essa ação do SEBRAE é muito positiva, pois contribuirá para a elevação do fluxo de turistas para Teresina. “Esse evento trará como consequência a geração de receita, através da injeção de moeda nova na economia local”, pontua Enéas Barros.

A Mostra “Piaí, Piaqui, Piauí”, conta com curadoria do renomado diretor artístico Marcello Dantas, que concebeu o projeto com foco em promover uma completa experiência sensorial pela natureza, cultura, gastronomia e artesanato piauienses.

Paralela à Mostra do Morro da Urca, de 15 de outubro a 15 de novembro acontecerá, ainda, uma Exposição de Artesanato do Piauí no CRAB – Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro, localizado na Praça Tiradentes, no Centro do Rio de Janeiro. Na exposição, que conta com curadoria do designer Renato Imbroisi, os visitantes poderão conhecer o rico trabalho dos artesãos piauienses, que com as mãos entalham a madeira, moldam a cerâmica, bordam, fazem renda, trançam a palha ou lapidam pedras que dão origem a belas joias de opala.

Durante o Encontro de Negócios de Turismo, que será realizado no dia 14 de outubro, o foco serão as vendas e prospecção de futuras parcerias para o destino Piauí, junto às mais de 50 agências e operadoras do Rio de Janeiro, que confirmaram presença. Participarão desse encontro de negócios 10 empresários do receptivo do Piauí.

Como atividade paralela, a Semdec agendou reuniões com três Operadoras Turísticas que vendem pacotes para o Nordeste, além de uma visita de cortesia ao secretário de Turismo do Rio de Janeiro, Bruno Kazuhiro.

“O Piauí Rio é uma ação grandiosa, por meio da qual o Sebrae mostrará as riquezas e potencialidades do Piauí num dos principais polos turísticos do Brasil. A ideia é divulgar o que o nosso Estado tem de melhor, atraindo para o Piauí não somente o turista carioca e fluminense, mas também de outras partes do Brasil e do mundo, especialmente nesse momento de retomada”, pontua o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Piauí, Freitas Neto.

Programação

A solenidade de abertura oficial da Mostra Mostra “Piaí, Piaqui, Piauí” acontecerá às 8h30, no Anfiteatro do Bondinho Pão de Açúcar. Já o Encontro de Negócios ocorrerá às 15h30 no Crab, seguido da abertura oficial da Exposição de Artesanato, marcada para às 17h00.

“Por meio do Piauí Rio, pretendemos mostrar o que o Piauí tem de melhor, destacando a imagem positiva do Estado para incrementar o turismo na nossa região e fortalecer os pequenos negócios atrelados a essa cadeia produtiva. No Bondinho Pão de Açúcar, faremos os visitantes perceberem que o Piauí está logo ali, ao alcance de todos e que é uma terra exuberante que vale muito a pena conhecer. Já no Crab, mostraremos um pouco mais a riqueza do nosso artesanato. E por fim, teremos um encontro de negócios para vender o destino Piauí. Serão ações que reforçarão a missão do Sebrae de fomentar o empreendedorismo e promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios”, pontua o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda.

Ao chegar no Morro da Urca, primeira parada do Bondinho Pão de Açúcar, dentro do Anfiteatro terá uma exposição com cinco telas de projeção fazendo uma narrativa imersiva pelas seguintes óticas: Máquina do Tempo (Arqueologia); No Rastro da História (Cidades); Do Rio ao Mar (Natureza); e Erudito e Popular (Arte e Cultura); com trilha sonora regional, passando pela Orquestra Sinfônica de Teresina, Induo (dupla de jovens sanfoneiros), Orquestra Bandolins de Oeiras, Sebastiana (São Raimundo), Caju Pinga Fogo e Maria da Inglaterra.

Ainda no Anfiteatro, para quem curte aventuras, as mais belas paisagens do estado do Piauí poderão ser conferidas do alto de uma asa delta ou em cima de uma prancha. Tudo isso através de modernos simuladores de voo e kitesurf, que permitirão aos visitantes uma experiência em 3D pelos ares e mares do Piauí.

Diariamente, um palco montado no Espaço Baía de Guanabara, onde fica a praça de alimentação do local, receberá apresentações culturais com artistas do Piauí e convidados. As atrações serão Vagner Ribeiro e Valor de Pi e Patrícia Melodi, além da Orquestra Sanfônica do Rio de Janeiro, convidada pelo Sebrae no Piauí para se apresentar no evento.

Na área externa do Anfiteatro, duas esculturas revelarão as paisagens piauienses aos melhores cenários cariocas: a Pedra Furada, no Parque Nacional da Serra da Capivara, contrasta com o Morro da Urca. Já a Imagem da Praia do Coqueiro se sobrepõe à Baía da Guanabara. Serão dois conjuntos de barras nas quais, com o artifício da ilusão ótica, serão apresentadas as imagens que se revelarão com o movimento do espectador. Um colírio para os olhos.

No espaço do expositor, 20 empresas comercializarão peças em cerâmica, rendas, arte santeira, cestaria e trançados em carnaúba, joalheria com opalas de Pedro II (únicas no Brasil), castanha, cajuína, mel, entre muitos outros produtos símbolos da cultura regional, dando a oportunidade aos visitantes de levarem um pedacinho do Piauí para suas casas.

No Mirante Maria Ercília, no Morro da Urca, um imenso mapa do Piauí proporcionará uma incursão inusitada pelos marcos naturais e geográficos do estado. Serão sinalizados cinco pontos, onde os visitantes, por meio de videoscópios digitais (telescópios com vídeos), poderão ver imagens de pontos turísticos do Piauí como se estivessem olhando diretamente para eles, entendendo ainda a sua localização geográfica.

 

Siga o Piauí Negócios nas redes sociais

FACEBOOK

👉🏾 https://www.facebook.com/pinegocios

INSTAGRAM

👉🏾 https://www.instagram.com/pinegocios

 TWITTER  

👉🏾 https://twitter.com/@negociospiaui

LINkEDIN

👉🏾 https://www.linkedin.com/company/piauí-negócios/

Fonte: PMT

Mais de Comércio & Serviços