Carreira & Gestão Pública

Educação

27% dos alunos de ensino médio no Piauí cursam educação profissional

Cursos profissionais e técnicos facilitam ingresso ao mercado de trabalho; 53 cursos são oferecidos pela Secretaria de Educação do Estado

 
Mais de 30 mil alunos estudam cursos profissionais no Piauí atualmente (Foto: divulgação/Seduc)

 Mais de 30 mil alunos estudam cursos profissionais no Piauí atualmente (Foto: divulgação/Seduc)

 
 

O Piauí tem a maior proporção de estudantes do Ensino Médio fazendo cursos da educação profissional do país. Os dados são da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, do ano de 2019, e apontam que o estado tem o maior percentual da população matriculada em curso da Educação Profissional Técnica de Nível Médio.

Quanto ao primeiro índice, 27% dos alunos do Ensino Médio no Piauí também estudavam algum curso da educação profissional. Eram cerca de 45 mil estudantes em cursos técnicos em um universo de 166 mil matrículas de Ensino Médio. Para se ter uma ideia, o segundo colocado é o Rio Grande do Norte com 21%. Em relação ao percentual da população, em geral, matriculada na educação profissional, o Piauí também é o primeiro do Brasil. Em 2019, 1,4% de sua população cursava a educação profissional e técnica. A média nacional é bem inferior, chegando a 0,9%.

O secretário de estado da Educação do Piauí, Ellen Geral, relata que na rede pública estadual de ensino, a oferta da educação profissional se encaixa entre o Ensino Médio e o Ensino Superior, ajudando o estudante a estar apto para ter uma profissão assim que se forma no ensino regular, antes mesmo de entrar em uma faculdade. “Isso não é por acaso. Aqui, existe uma política que dá oportunidade a esse estudante que não precisa mais sair do seu município para ter acesso a um curso técnico. Esse é um dos destaques da gestão do governador Wellington Dias que traz, como uma de suas prioridades, a expansão, a  interiorização e a  democratização da oferta de cursos de educação profissional e da educação básica como um todo”, destaca o gestor.

Mesmo com a pandemia da Covid-19, a educação não parou e o estado do Piauí ofertou 53 cursos de Ensino Profissional e Tecnológico em 2020, somando 34.894 matrículas. Além de capacitar para o domínio prático, os cursos possibilitam uma inclusão mais rápida no mercado de trabalho.

 


Leia mais

Ensino técnico e profissional avança em todo Piauí apesar da pandemia

Novos Caminhos: estudante de Piripiri consegue emprego ao iniciar curso técnico

Grau Educacional celebra 10 anos com expansões das redes Grau Técnico e Grau Profissionalizante


 

De acordo com Adriana Moura, diretora da Unidade de Educação Profissional da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o Piauí é referência na oferta da modalidade por meio de instrumentos de Mediação Tecnológica, que atende também vários níveis e modalidades de ensino. “O Canal educação representa o meio pelo qual podemos levar qualificação profissional técnica de nível médio a todos os municípios do Estado. Algo que seria inviável pela forma tradicional de oferta. Na proposta de implementação do Novo Ensino Médio, essa ferramenta será fundamental para difundir e oportunizar a oferta do itinerário de Educação Profissional”, enfatiza a diretora.

Além do desenvolvimento de competências e habilidades técnicas exigidas pelo mundo do trabalho, a formação técnica profissional de nível médio ofertada pela Seduc também busca desenvolver competências relacionadas à formação integral dos estudantes.

Para Ellen Gera, as demandas contemporâneas reivindicam cada vez mais habilidades socioemocionais, proatividade e capacidade de tomada de decisões. “A qualificação profissional representa a possibilidade real do aluno ingressar no mundo do trabalho e continuar na construção do seu projeto de vida. Consequentemente, a geração de renda e a escolaridade têm impacto direto na elevação do Índice de Desenvolvimento Humano do Município, o IDHM”, finaliza o secretário.

Siga o Piauí Negócios nas redes sociais

FACEBOOK

👉🏾 https://www.facebook.com/pinegocios

INSTAGRAM

👉🏾 https://www.instagram.com/pinegocios

 TWITTER  

👉🏾 https://twitter.com/@negociospiaui

LINkEDIN

👉🏾 https://www.linkedin.com/company/piauí-negócios/

Fonte: Seduc-PI

Mais de Carreira & Gestão Pública