logo

Sumirá em 20 segundos

Indústria

ZPE

Empresa vai instalar fábrica no Piauí com custo 20% menor do que no Ceará

Segundo a companhia, pesou também na decisão de investir em Parnaíba a facilidade na distribuição da produção

 
Os jet boats já começarão a ser produzidos no primeiro semestre de 2022 (Fotos: divulgação/Governo do Piauí)

 Os jet boats já começarão a ser produzidos no primeiro semestre de 2022 (Fotos: divulgação/Governo do Piauí)

 
 

A VM Boats Indústria e Comércio de Produtos Náuticos Ltda, que anunciou no último dia 15 a instalação de uma fábrica de embarcações em Parnaíba, litoral do Piauí, vai ter custo 20% menor do que se optasse por produzir no vizinho estado do Ceará. A informação é do sócio da VM Boats, Roberto Abreu.

Em entrevista ao Piauí Negócios, Abreu explicou que Parnaíba agrega uma série de vantagens à empresa, o que resulta em um diferencial competitivo, especialmente no que diz respeito à logística de exportação. “Pelo que examinamos, em termos de logística inversa para o mercado nacional, o custo com o frete é mais barato para o Piauí do que para o Ceará em torno de 20%, chegando a 30% em alguns casos. E fazendo os acordos certos, esse custo pode baratear ainda mais”, enfatizou Abreu.

O sócio da VM Boats destacou que a fábrica terá facilidade de saída das mercadorias para o Ceará e também na distribuição para o sul do país. A empresa será instalada na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Parnaíba.

Projeto da fábrica foi apresentado ao Governo do Estado no mês passado 

Para Roberto Abreu, além da excelente localização geográfica, a ZPE Parnaíba apresenta diversas características interessantes aos investidores, como incentivo fiscal, apoio logístico, fiscal e estrutural. “Estamos tendo apoio do Governo do Estado, através do programa Investe Piauí, que é um segmento do PRO Piauí voltado para a atração de investimentos privados. Além disso, o Piauí tem muita área livre para investir”, acrescentou.

Para a instalação, o Governo do Estado cederá um galpão da ZPE como comodato. O processo já está em andamento e, de acordo com o sócio da VM Boats, as obras da fábrica começam em breve e já no primeiro semestre de 2022 inicia a produção dos barcos.

 


Leia mais

Chegada de novas empresas eleva importância do polo industrial de Parnaíba

Operando com 2% da capacidade, Aeroporto de Parnaíba será cedido à iniciativa privada

Investimento amplia energia em Parnaíba e mais oito municípios do Norte do Piauí


 

O investimento inicial da VM Boats será de R$ 12 milhões, mas existe a previsão de investir mais R$ 5 milhões em expansão nos anos seguintes.

A fábrica de jet boats produzirá dois modelos de embarcações, os mais simples, de 18 pés, e os mais avançados, de 25 pés. Esses modelos são tendência internacional e a fábrica poderá se tornar a primeira da América Latina no ramo.

Empregos

Ao iniciar as operações, a previsão é gerar, imediatamente, 75 empregos diretos. Ao longo dos três primeiros anos, esse total deve chegar a 350. “E se levarmos em conta os empregos indiretos, teremos cerca de 500, porque vamos precisar terceirizar algumas atividades. A nossa intenção é trazer o mínimo possível de profissionais de fora e empregar a população local de Parnaíba. Acreditamos que isso vai gerar um impacto significativo na comunidade, que além de ter emprego, vai ter acesso a conhecimentos de uma multinacional”, frisou o sócio.

Siga o Piauí Negócios nas redes sociais

FACEBOOK

👉🏾 https://www.facebook.com/pinegocios

INSTAGRAM

👉🏾 https://www.instagram.com/pinegocios

 TWITTER  

👉🏾 https://twitter.com/@negociospiaui

LINkEDIN

👉🏾 https://www.linkedin.com/company/piauí-negócios/

Mais de Indústria