Comércio & Serviços
Tendência
Grandes redes de supermercados se consolidam no atacado em Teresina
Em novo formato que também vende no varejo, as lojas têm custos menores do que o modelo exclusivamente varejista
Robert Pedrosa - redacao@pinegocios.com.br
A tendência nacional de grandes redes do varejo alimentício de unir num mesmo espaço físico a venda no atacado e varejo está se consolidando em Teresina. Com custo mais baixo do que os supermercados tradicionais, o novo formato tem sido adotado pelas gigantes nacionais e regionais do setor que têm chegado à capital do Piauí: Maxxi Atacado (Grupo BIG), Atacadão (Grupo Carrefour), Assaí Atacado (ex-GPA) e Mix Atacarejo (Grupo Mateus).
Geralmente localizados em grandes avenidas, esses grandes galpões de vendas, chamados de atacado, mercadão ou atacarejos, possuem mais espaço nos corredores das prateleiras, preços em geral mais baratos e amplo estacionamento. Ao unir varejo e atacado, a estratégia é atingir tanto o cliente comum quando pequenos comerciantes.
O presidente da Associação Piauiense de Supermercados (Apisu), Raul Lopes, diz que atacarejos são tendência nacional por ter um custo menor para os empresários e portanto, mais rentáveiss. “Todas as grandes redes nacionais e regionais passaram a adotar este modelo”, afirma o empresário.
Mateus Campos, executivo de vendas da Nestlé no Piauí, atribui a expansão das lojas nesse modelo ao crescimento dos pequenos comerciantes, especialmente MEI (microempreendedor individual), que revendem os produtos em seu bairro ou cidade.
Ronaldo Marques, do grupo M Dias Branco, vê essa chegada de novos grupos no formato atacarejo como uma necessidade do mercado. “As empresas perceberam uma demanda reprimida para esse público. E ainda há espaço para mais crescimento”, comenta.
Ao todo, desde a chegada da primeira loja em Teresina com o formato, a Maxxi, em 2011, até o Mix Atacarejo, inaugurado no primeiro semestre deste ano na zona sul da capital, as grandes redes já investiram, segundo uma estimativa informal do site Piauí Negócios, mais de R$ 100 milhões no setor, e geraram pelo menos 2 mil empregos.
Para este ano, o Assaí vai inaugurar uma nova loja no bairro Ininga, com previsão de criar 290 empregos. A obra está em construção, mas a data da abertura ainda não foi definida.
Confira o ano da inauguração dos atacarejos em Teresina, desde 2011:
Maxxi Atacado (Grupo BIG)
Inauguração: 2011
Localização: zona leste
Investimento: não informado
Empregos gerados: 100
Atacadão (Grupo Carrefour)
Inauguração: 2011
Localização: zona norte
Investimento: não informado
Empregos gerados: 350
Atacadão (Grupo Carrefour)
Inauguração: 2015
Localização: zona sul
Investimento: R$ 40 milhões
Empregos gerados: 350
Atacadão (Grupo Carrefour)
Aquisição loja Makro: 2020
Localização: zona sul
Investimento: não informado
Empregos gerados: não informado
Assaí Atacadista (ex-Grupo Pão de Açúcar)
Inauguração: 2017
Localização: zona sudeste
Investimento: R$ 40 milhões
Empregos gerados: 560 (inclui indiretos)
Mix Atacarejo (Grupo Mateus)
Inauguração: 2020
Localização: zona leste
Investimento: Não informado
Empregos gerados: 350
Mix Atacarejo (Grupo Mateus)
Inauguração: 2021
Localização: zona sul
Investimento: Não informado
Empregos gerados: 440
Novas lojas previstas para 2021
Assaí Atacadista
Localização: zona leste
Investimento: não informado
Empregos gerados: 290
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