Comércio & Serviços

Defesa do consumidor

88,13% dos casos que chegaram ao Procon Teresina foram resolvidos

No total, foram realizadas 774 audiências de conciliação

 
 
Procon funciona na avenida João XXIII, ao lado do Banco do Brasil

 Procon funciona na avenida João XXIII, ao lado do Banco do Brasil

 
 

O Procon Teresina no período de janeiro a junho de 2021, registrou resolutividade em 88,13% dos casos que chegaram ao local. No total, foram realizadas 774 audiências de conciliação, evitando assim, um maior congestionamento de processos no Poder Judiciário.

Os serviços essenciais de água, luz e telefonia foram os que registraram a maior taxa de reclamação, seguido dos serviços de assuntos financeiros e produtos e serviços privados. “Os números mostram a eficiência do Procon Teresina em resolver as demandas que chegam ao local. Mostram também, que o órgão tem se tornado uma referência para os munícipes buscarem seus direitos ou para reclamar quando se sentirem lesados. Sugerimos ainda, que antes de judicializar sua questão, que procurem os Procons, que contam com conciliadores capacitados para dirimir os conflitos relacionados ao direito do consumidor”, esclarece, Marcelo Eulálio, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec), pasta na qual o Procon está vinculado.

Segundo a coordenadora do Procon Teresina, Nara Cronemberger, com a pandemia o atendimento realizado precisou ser readequado para que cada caso fosse tratado de forma individual e em conformidade às normas vigentes. “No geral, nosso atendimento tem sido de forma virtual, através do email: proconteresina@gmail.com ou do telefone: 3216-3041. Mas com o aumento dos números de pessoas vacinadas e com a diminuição dos casos da Covid-19, os atendimentos presenciais devem aumentar”, esclarece a coordenadora.

O Procon Municipal de Teresina, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo-SEMDEC, que vem atuando ativamente na proteção e defesa dos consumidores, bem como na harmonização das relações consumeristas , fica localizado na Avenida João XXIII, 2715, São Cristóvão, ao lado da agência do Banco do Brasil.

Siga o Piauí Negócios nas redes sociais

Fonte: PMT

Mais de Comércio & Serviços