Comércio & Serviços
Meio ambiente
Teresina terá estação de recarga de bicicletas e carros elétricos
O posto será instalado pela Equatorial Energia no Parque da Cidadania, na Avenida Frei Serafim
Redação - redacao@pinegocios.com.br
Teresina vai receber em novembro a sua primeira estação de recarga e acomodação de carros e bicicletas elétricas. O posto, iniciativa da Equatorial Energia, será instalado no Parque da Cidadania, na Avenida Frei Serafim, e é uma parceria com a Prefeitura da Capital.
O objetivo do projeto é avaliar o uso de veículos elétricos pela comunidade frente ao cenário atual de mobilidade urbana. Para isso, dez bicicletas elétricas serão disponibilizadas para uso da população, como alternativa de locomoção e lazer, na forma de compartilhamento via aplicativo de celular. Além disso, um carro elétrico será doado e ficará a cargo do poder público para ronda policial no local onde a iniciativa será implementada.
A iniciativa faz parte do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e conta com o investimento de outras nove empresas do setor elétrico, representadas pela Global Participações em Energia. O investimento total do projeto em cinco estados é de aproximadamente R$ 19 milhões.
“A estação integra o nosso programa de pesquisa e desenvolvimento, bem como a política de sustentabilidade e eficiência energética do Grupo Equatorial. Por meio do projeto, pretendemos promover o uso sustentável da energia associado aos meios de transporte, incentivar a redução de impactos ambientais causados pelos combustíveis fósseis e fomentar a qualidade de vida da comunidade através do uso dos equipamentos disponibilizados para o lazer”, afirma Maurício Velloso, presidente da Equatorial Piauí.
“É um momento de agradecimento à Equatorial Energia por terem escolhido Teresina para o início desse projeto de inovação tecnológica”, disse o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, durante o lançamento do projeto, no final de maio.
Mobilidade elétrica em outros estados
O investimento também levará o projeto para as demais distribuidoras da Equatorial Energia no Maranhão, Pará e Alagoas e, também, para o Campus da UFMS, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Todas as cinco capitais receberão, ainda em 2021, a mesma quantidade de carros e bicicletas, além da instalação de uma estação de carregamento e de um posto de acomodação para bicicletas e carros elétricos.
Grupo Equatorial
O Grupo Equatorial Energia se consolidou no cenário brasileiro, como uma holding de empresas de alta performance e grandes resultados. Possui forte atuação no setor elétrico nos segmentos de distribuição, transmissão, geração, comercialização, além da área de telecomunicações e serviços. As empresas que fazem parte do Grupo são a Equatorial Maranhão, Equatorial Pará, Equatorial Piauí, Equatorial Alagoas, Geramar, Equatorial Transmissão, Intesa, Equatorial Telecom, Sol Energia e Equatorial Serviços. Hoje, o grupo atende quase 10% do total de consumidores brasileiros e responde por 6,5% do mercado de distribuição de energia elétrica do país.
Siga o Piauí Negócios nas redes sociais