Indústria

Dia da Indústria

Com 12% do PIB do Piauí, indústria lidera geração de empregos

Setor se recupera da crise da pandemia e foi o que mais contratou em março, à frente do comércio e da agropecuária

 
Setor liderou geração de empregos em março no Piauí (Reprodução Caged)

 Setor liderou geração de empregos em março no Piauí (Reprodução Caged)

 
 

Neste 25 de maio, Dia da Indústria, o setor tem o que comemorar no Piauí. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a indústria liderou a geração de empregos no estado em março, com um saldo de 502 vagas, à frente do comércio (399) e agropecuária (213).

 

A Sondagem Industrial, pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), mostra que os empresários encerraram abril com nível de estoque efetivo próximo do planejado. No Piauí, em março, por exemplo, o volume de produção das indústrias em relação ao mês anterior teve sua estabilidade medida em 51% no Piauí, percentual superior ao do mês de fevereiro que foi de 41,8% e superior também ao do Nordeste, com 43,8%.

 

Apesar da forte crise econômica de 2020 por conta da pandemia do coronavírus, que levou a muitas demissões, o setor avança em 2021. Um dos empresários a ampliar recentemente seus investimentos no mercado piauiense é o argentino Frederico Musso, que tem indústria de grãos de trigo no Piauí.

 

 

Frederico Russo, da Argentina, um dos empresários que acredita na indústria piauiense (Foto: divulgação)

 

“Nós não temos dúvidas do potencial que tem no Piauí para implantação de novas indústrias e de aumento das que já estão em funcionamento, como é o nosso caso. Nosso empreendimento já possui vários projetos pela frente para conseguir verticalizar nossa produção, e conseguir uma maior eficiência nos processos ”, disse Musso, reforçando que o setor industrial deve ser sempre o principal motor de desenvolvimento no país

 

 

Com 12,4% do PIB do Piauí (dados de 2018), a indústria local emprega 56 mil trabalhadores. As quase quatro mil empresas do setor foram responsáveis por 9,7% das exportações no estado em 2020, alcançando 57 milhões de dólares.

 

 

 

 

 

 

“O Centro das Indústrias do Estado do Piauí (CIEPI) tem incentivado o industrial piauiense com sugestões, planejamento estratégico e ações de valorização do setor. Nosso incentivo é de que os empresários arregacem as mangas, planejem e executem muitos planos de expansão da indústria e nas empresas, que precisam ser postas em prática. O otimismo gera um círculo virtuoso, interessante na economia e projeta que mais conquistas virão durante o ano de 2021”, ressalta Andrade Júnior, presidente do CIEPI.

 

Siga o Piauí Negócios nas redes sociais

FACEBOOK

👉🏾 https://www.facebook.com/pinegocios

INSTAGRAM

👉🏾 https://www.instagram.com/pinegocios

 TWITTER  

👉🏾 https://twitter.com/@negociospiaui

LINkEDIN

👉🏾 https://www.linkedin.com/company/piauí-negócios/

Mais de Indústria