Indústria

Pesquisa

Pandemia reduz índice de confiança da indústria pela quarta vez seguida

Apesar das quedas dos últimos meses, o ICEI ainda está acima de 50 pontos

 

 

 
 

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) da Confederação Nacional da Indústria (CNI) registrou queda de 0,7 ponto em abril. É a quarta queda consecutiva do índice, que já havia registrado quedas de 2,2 pontos em janeiro, de 1,4 ponto em fevereiro e de 5,1 pontos em março. A queda acumulada no período é de 9,4 pontos.


De acordo com o presidente do Centro das Indústrias do Estado do Piauí (CIEPI), Andrade Júnior, a indústria tanto a nível local como nacional vinha se recuperando, após quatro meses de paralisação em 2020, durante a primeira onda da pandemia do coronavírus. Em agosto, o setor retomou e voltou a ter confiança.

 


“A nossa atividade instalada estava já chegando ao patamar de fevereiro de 2020, anterior ao início da pandemia.Nossa capacidade instalada está em torno de 78% em atividade plena. Mas nos últimos três meses esse índice de confiança reduziu demonstrando preocupação com o cenário, porque a persistência da pandemia com a nova cepa trouxe uma certa fragilidade de crescimento que o setor prospecta no país”, explicou Andrade.


A intenção de consumo do brasileiro também tem registrado queda diante deste cenário, conforme ressalta o presidente do CIEPI. “O desejo de adquirir bens e produtos continua o mesmo, mas as pessoas estão mais receosas em assumir novos compromissos financeiros, porque a partir do momento que há uma instabilidade na economia isso pode afetar diretamente a empregabilidade. Então a população está preocupada com o endividamento e tem preferido adiar seu sonho de compra no momento”, disse o industrial.
 

Siga o Piauí Negócios nas redes sociais

FACEBOOK

👉🏾 https://www.facebook.com/pinegocios

INSTAGRAM

👉🏾 https://www.instagram.com/pinegocios

 TWITTER  

👉🏾 https://twitter.com/@negociospiaui

LINkEDIN

👉🏾 https://www.linkedin.com/company/piauí-negócios/

Fonte: CIEP

Mais de Indústria