Carreira & Gestão Pública

Impostos

Tributologia: site aborda a importância da reforma tributária para as empresas

Iniciativa do Sindifisco Nacional traz uma abordagem didática sobre os impostos no dia a dia das empresas e da população

 
O site "Tributologia" explica de forma simples as distorções dos impostos no Brasil

 O site "Tributologia" explica de forma simples as distorções dos impostos no Brasil

 
 

O Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) lançou na internet a plataforma Tributologia (www.tributologia.com.br), um site que pretende condensar as propostas dos Auditores-Fiscais e da entidade para o aprimoramento do sistema tributário brasileiro, visando contribuir com o debate atualmente em curso no Congresso Nacional e na sociedade.

 

Por meio de uma abordagem didática e de uma linguagem mais simples e despojada, a Tributologia pretende introduzir o público leigo nos meandros do universo tributário, conscientizando a sociedade acerca da importância de conhecer e participar da discussão e da construção de um sistema mais justo.

 

O projeto enumera cinco eixos fundamentais para uma reforma efetiva na estrutura tributária brasileira: mais justiça, menos burocracia, mais agilidade, menos privilégios e mais fiscalização. Entre os pontos abordados, estão a revisão do atual modelo de benefícios fiscais, a racionalização das obrigações acessórias, a implementação de ferramentas que evitem o crescimento da litigiosidade e do contencioso tributário, a autonomia orçamentária-financeira da Receita Federal e a valorização e preservação da independência técnica dos Auditores-Fiscais.

 


Leia mais

Proposta de extinção do ICMS avança e Piauí pode receber R$ 1 bilhão a mais por ano


 

O site contém ainda uma cartilha que reúne um conjunto de propostas desenhadas pelo Sindifisco Nacional para aperfeiçoar a tributação sobre a renda, tornando-a mais progressiva e alinhada com padrões internacionalmente consagrados. O documento traz uma série de dados, gráficos e exemplos para mostrar as distorções do nosso sistema tributário, apontando possíveis soluções para o país sair dessa “encruzilhada”.

 

“Tributologia será um ‘hub’ de conteúdo. Pretendemos abordar os grandes problemas tributários do país sob diferentes prismas e com diversas ferramentas. Sobretudo, queremos trazer a visão qualificada dos Auditores-Fiscais para o centro do debate. As propostas em trâmite no Congresso ainda são muito tímidas e mexem apenas com a ponta do iceberg. O Sindifisco e os Auditores têm uma grande contribuição a dar para a revisão dessa estrutura”, afirma Marchezan Taveira, diretor de Comunicação Social da entidade.

 

Siga o Piauí Negócios nas redes sociais

 

FACEBOOK

👉🏾 https://www.facebook.com/pinegocios

 

INSTAGRAM

👉🏾 https://www.instagram.com/pinegocios

                                           

TWITTER  

👉🏾 https://twitter.com/@negociospiaui

 

LINKEDIN

👉🏾 https://www.linkedin.com/company/piauí-negócios/

 

 

Fonte: Sindifisco Nacional

Mais de Carreira & Gestão Pública