Indústria

Nova entidade

AIP transforma-se em CIEPI e vai investir em projetos para a indústria

Por fazer parte do sistema S, o Centro de Indústrias do Estado do Piauí poderá pleitear recursos junto à CNI

 
Advogado Marcos Cardoso oficializa mudança com o presidente da CIEPI, Andrade Júnior (Foto: divulgação)

 Advogado Marcos Cardoso oficializa mudança com o presidente da CIEPI, Andrade Júnior (Foto: divulgação)

 
 

Após mais de 40 anos, a Associação Industrial do Piauí (AIP) deixa de existir a agora passa a se chamar Centro de indústrias do Estado do Piauí (CIEPI). A nova entidade será ligada ao Sistema S e, com isso, poderá pleitear recursos junto à Confederação Nacional da Indústria (CNI) para executar projetos para o setor industrial do estado.

 

A oficialização da mudança de associação para centro aconteceu na noite de terça-feira (19), no restaurante Coco Bambu, zona leste de Teresina. Participaram do evento o presidente do CIEPI, Andrade Júnior, o advogado da entidade, Marcos Cardoso, e demais integrantes da antiga AIP.


A primeira reunião da CIEPI discutiu pautas sobre a conjuntura econômica do país, dados do PIB e de Institutos que divulgam perspectivas importantes do cenário empresarial, além da escolha de dois integrantes da nova entidade que farão parte do Conselho Municipal das Cidades.A preparação para a mudança iniciou em 2016, quando a AIP criou uma comissão de estudo para a transformação no Centro das Indústrias, cujo modelo já existe nas demais unidades da Federação e também é ligado ao Sistema S e à CNI. “Estávamos fora de um sistema que possibilita a gente a contribuir com o desenvolvimento da indústria local. Agora podemos captar recursos, junto à CNI, por meio de projetos voltados para o setor industrial do Piauí”, disse Andrade Júnior.

 

CIEPI fez sua primeira reunião e escolheu integrantes para o Conselho de Cidades (Foto: divulgação)

 

"Esse conselho vai ser a última instância de poder do município para todas as questões urbanísticas, ecológicas, tudo que for envolvendo a cidade vai passar por esse conselho, e nós no CIEPI vamos ter acento nele”, informou Andrade Júnior. Os representantes do CIEPI no Conselho são Elano Sampaio e Gilberto Pedrosa.

 

A sede da CIEPI ocupa agora o espaço que era da antiga AIP e fica no Edifício Albano Franco, sede da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI).

Mais de Indústria