Pesquisas

Vendas

Vendas no varejo crescem 1,38% no Piauí em dezembro

Índice Getnet mostra recuperação no após queda de 3,95% em novembro

 
O segundo setor que mais cresceu foi o de móveis e eletrodomésticos, com alta de 2,3% (Foto: Elza Fiuza/Agência Brasil)

 O segundo setor que mais cresceu foi o de móveis e eletrodomésticos, com alta de 2,3% (Foto: Elza Fiuza/Agência Brasil)

 
 

Após um recuo, em novembro, de 3,95%, o Piauí se recuperou e cresceu 1,38% no consumo de varejo no mês de dezembro de 2020, segundo os dados o IGet (Índice Getnet de Vendas do Comércio Varejista Brasileiro).

 

O Brasil apresentou uma alta de 6,6% no mesmo período, descontados fatores sazonais, enquanto o Nordeste ficou em 1,98%.

 

O IGet é medido pelas transações das máquinas da Getnet, empresa de tecnologia do grupo Santander, em 150 mil estabelecimentos comerciais do país.

 

 

Seguindo a previsão do Departamento Econômico do Santander, o IGet de dezembro confirma um cenário de acomodação do consumo das famílias brasileiras no quarto trimestre de 2020. No último mês do ano, após dois meses de desaceleração nas vendas, o Varejo Restrito e o Ampliado apresentaram alta de 6,6% e 5,3%, respectivamente, sobre novembro, descontados valores sazonais. No comparativo anual, o indicador aponta crescimento de 2,6% para o Restrito e 0,6% para o Ampliado.

 

“Avaliando o comportamento do varejo ao longo do ano, vemos que após expressivos ganhos de maio a agosto, o varejo desacelerou com os efeitos da redução do auxílio emergencial de setembro a novembro, caminhando na direção de um padrão de consumo pré-pandemia a partir de dezembro”, aponta Gustavo Bahia, diretor financeiro da Getnet.

 


Leia mais

Consumo no varejo do Piauí cresce 9,9%, segunda maior alta no Brasil

 

Pago a 40% dos piauienses, auxílio emergencial aquece o comércio


 

Lucas Maynard, economista do Santander, explica: “O quadro macroeconômico brasileiro no quarto trimestre de 2020 foi se desenhando conforme nossas previsões, ou seja, produção industrial com ganhos sequenciais, serviços em recuperação gradual na sequência da reabertura econômica e acomodação no varejo”.

 

O setor que apresentou maior crescimento foi Vestuário (8%), seguido de Móveis e Eletrodomésticos (2,3%) e Supermercados (0,9%). Na contramão, estão Livros (-6,1%) e Materiais para Escritório (-5,6%).

 

No conceito Ampliado, a categoria Materiais e Construção registrou queda de 4,2%, enquanto que Partes e Peças Automotivas teve alta de 3,9%, após novembro ter sido negativo (-2,3%).

 

Metodologia

O indicador utiliza informações de transações no mercado de adquirência nacional e tem o intuito de ampliar o conjunto informacional para análise da trajetória da atividade econômica no Brasil. O método é o same store sales (vendas de uma mesma loja) a cada dois meses. A amostra é composta por 150 mil estabelecimentos de diferentes tamanhos, segmentos e regiões.

 

Sobre a Getnet

A Getnet é uma empresa de tecnologia do grupo Santander que oferece um portfólio completo de produtos e serviços de meios de pagamentos, com tecnologia de ponta que permite a integração com todos os meios de captura.

 

Com o conceito de multicanalidade, a empresa entrega soluções digitais e físicas, de acordo com a necessidade de cada cliente, seja ele pequeno, médio ou um grande empreendedor e para todos os ramos de atividades. A qualidade da entrega da Getnet é medida com foco na experiência, satisfação e engajamento dos seus clientes certificada pelo selo RA1000, do Reclame Aqui.

 

Além disso, a empresa possui as principais certificações do mercado que garantem segurança e otimização de processos, como os Selos ISO 9001, 27001 e 10002, Visa Pin 2.0, PCI entre outros. A Getnet trabalha para fazer com que o empreendedor brasileiro tenha cada vez mais sucesso e aumente suas vendas. A companhia está entre as melhores empresas para trabalhar no Brasil e no mundo, segundo o ranking Great Place to Work.

 

Siga o Piauí Negócios nas redes sociais

FACEBOOK

👉🏾 https://www.facebook.com/pinegocios

INSTAGRAM

👉🏾 https://www.instagram.com/pinegocios

 TWITTER  

👉🏾 https://twitter.com/@negociospiaui

LINDEKDIN

👉🏾 https://www.linkedin.com/company/piauí-negócios/

 

Fonte: GetNet

Mais de Pesquisas