Pesquisas
Vendas
Vendas no varejo crescem 1,38% no Piauí em dezembro
Índice Getnet mostra recuperação no após queda de 3,95% em novembro
Redação - redacao@pinegocios.com.br
Após um recuo, em novembro, de 3,95%, o Piauí se recuperou e cresceu 1,38% no consumo de varejo no mês de dezembro de 2020, segundo os dados o IGet (Índice Getnet de Vendas do Comércio Varejista Brasileiro).
O Brasil apresentou uma alta de 6,6% no mesmo período, descontados fatores sazonais, enquanto o Nordeste ficou em 1,98%.
O IGet é medido pelas transações das máquinas da Getnet, empresa de tecnologia do grupo Santander, em 150 mil estabelecimentos comerciais do país.
Seguindo a previsão do Departamento Econômico do Santander, o IGet de dezembro confirma um cenário de acomodação do consumo das famílias brasileiras no quarto trimestre de 2020. No último mês do ano, após dois meses de desaceleração nas vendas, o Varejo Restrito e o Ampliado apresentaram alta de 6,6% e 5,3%, respectivamente, sobre novembro, descontados valores sazonais. No comparativo anual, o indicador aponta crescimento de 2,6% para o Restrito e 0,6% para o Ampliado.
“Avaliando o comportamento do varejo ao longo do ano, vemos que após expressivos ganhos de maio a agosto, o varejo desacelerou com os efeitos da redução do auxílio emergencial de setembro a novembro, caminhando na direção de um padrão de consumo pré-pandemia a partir de dezembro”, aponta Gustavo Bahia, diretor financeiro da Getnet.
Leia mais
Consumo no varejo do Piauí cresce 9,9%, segunda maior alta no Brasil
Pago a 40% dos piauienses, auxílio emergencial aquece o comércio
Lucas Maynard, economista do Santander, explica: “O quadro macroeconômico brasileiro no quarto trimestre de 2020 foi se desenhando conforme nossas previsões, ou seja, produção industrial com ganhos sequenciais, serviços em recuperação gradual na sequência da reabertura econômica e acomodação no varejo”.
O setor que apresentou maior crescimento foi Vestuário (8%), seguido de Móveis e Eletrodomésticos (2,3%) e Supermercados (0,9%). Na contramão, estão Livros (-6,1%) e Materiais para Escritório (-5,6%).
No conceito Ampliado, a categoria Materiais e Construção registrou queda de 4,2%, enquanto que Partes e Peças Automotivas teve alta de 3,9%, após novembro ter sido negativo (-2,3%).
Metodologia
O indicador utiliza informações de transações no mercado de adquirência nacional e tem o intuito de ampliar o conjunto informacional para análise da trajetória da atividade econômica no Brasil. O método é o same store sales (vendas de uma mesma loja) a cada dois meses. A amostra é composta por 150 mil estabelecimentos de diferentes tamanhos, segmentos e regiões.
Sobre a Getnet
A Getnet é uma empresa de tecnologia do grupo Santander que oferece um portfólio completo de produtos e serviços de meios de pagamentos, com tecnologia de ponta que permite a integração com todos os meios de captura.
Com o conceito de multicanalidade, a empresa entrega soluções digitais e físicas, de acordo com a necessidade de cada cliente, seja ele pequeno, médio ou um grande empreendedor e para todos os ramos de atividades. A qualidade da entrega da Getnet é medida com foco na experiência, satisfação e engajamento dos seus clientes certificada pelo selo RA1000, do Reclame Aqui.
Além disso, a empresa possui as principais certificações do mercado que garantem segurança e otimização de processos, como os Selos ISO 9001, 27001 e 10002, Visa Pin 2.0, PCI entre outros. A Getnet trabalha para fazer com que o empreendedor brasileiro tenha cada vez mais sucesso e aumente suas vendas. A companhia está entre as melhores empresas para trabalhar no Brasil e no mundo, segundo o ranking Great Place to Work.
Siga o Piauí Negócios nas redes sociais
👉🏾 https://www.facebook.com/pinegocios
👉🏾 https://www.instagram.com/pinegocios
👉🏾 https://twitter.com/@negociospiaui
LINDEKDIN
👉🏾 https://www.linkedin.com/company/piauí-negócios/
Fonte: GetNet
Mais de Pesquisas
Injeção de recursos
Apesar da pandemia, arrecadação no Piauí cresceu 4% em 2020
Mercado de trabalho