Artigos & Colunas

Fundos imobiliários

Funcionamento da bolsa de valores no final do ano

Horário de funcionamento diferenciado da Bolsa pode induzir o investidor em erro

 
 
 

      Em razão das festas do final de ano, as negociações na B3 ocorrem em horário diferenciado: na semana do Natal, as negociações estarão suspensas a partir das 18h do dia 23/12/2020 até o dia 28/12 às 10h. Já na semana do Ano Novo, as negociações da B3 estarão suspensas a partir das 18h do dia 30/12/2020 até o dia 04/01/2021 às 10h.

 

Esse horário diferenciado pode causar problemas aos investidores, principalmente em razão da declaração de imposto de renda. Por exemplo: o investimento feito em fundos imobiliários demora dois dias úteis para ser liquidado. Então, se o investidor  comprar cotas no dia 29/12/2020, a liquidação do investimento somente ocorrerá em 04/01/2021. Logo, essas cotas só deverão ser informadas na declaração de imposto de renda referente ao ano de 2021, que faremos apenas em 2022. A probabilidade de esquecimento é bem alta, se o investidor não tiver um controle bem organizado.

 

Outro erro possível nesse exemplo é o investidor informar essa aquisição na declaração do ano de 2020, que faremos em 2021, o que também pode causar transtornos com o leão.

 

Por esse motivo, por uma questão de cautela, é aconselhável não fazer operações na bolsa de valores nesse período de final de ano.

 

Aproveite essas duas semanas de festividades para dedicar mais tempo à família e às pessoas que são importantes pra você, afinal, dinheiro não é tudo e nós investimos justamente para ter mais liberdade e tempo para o que realmente importa.

 

Outra boa sugestão para esse período também, é fazer uma reflexão sobre o que aconteceu ao longo desse ano de 2020 e quais lições podemos extrair desse ano tão atípico.

 

Para isso, deixo algumas sugestões:

 

- Vídeo de retrospectiva do mercado de fundos imobiliários, em que especialistas analisam os principais fatos ocorridos em 2020: https://youtu.be/e0TJJEH479o

 

- Vídeo em que uma especialista em finanças comportamentais explica como o nosso comportamento e as nossas emoções influenciam a nossa tomada de decisão sobre investimentos: https://youtu.be/JSME__XJeLA

 

- Por fim, se você quiser aprender sobre investimentos em imóveis através da bolsa de valores para começar a investir em 2021, dá uma olhada no meu livro, que está disponível na Amazon: https://amzn.to/3k6qDAd

 

Com isso eu me despeço dos leitores da coluna por esse ano, desejando a todos um feliz natal e um ano novo de muito sucesso e saúde.

 

Em 2021, espero encontrá-los novamente por aqui, dando continuidade ao nosso trabalho de divulgação dos investimentos, sobretudo dos fundos imobiliários.

 

Siga o Piauí Negócios nas redes sociais

FACEBOOK

👉🏾 https://www.facebook.com/pinegocios

INSTAGRAM

👉🏾 https://www.instagram.com/pinegocios

 TWITTER  

👉🏾 https://twitter.com/@negociospiaui

LINDEKDIN

👉🏾 https://www.linkedin.com/company/piauí-negócios/

 

Fonte: João Ricardo Imperes Lira - investidor

Mais de Artigos & Colunas

Negócio da China

Fundos imobiliários

Negócio da China