Pesquisas
Retomada
Piauí registra crescimento de emprego pelo quarto mês seguido
Foram mais de 3 mil vagas criadas a mais do que demissões em outubro, segundo o Ministério da Economia
Robert Pedrosa - redacao@pinegocios.com.br
O Piauí apresentou pelo quarto mês seguido crescimento na geração de empregos, o que confirma a consolidação de que o impacto negativo da pandemia no mercado de trabalho está arrefecendo. Segundo a Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, em outubro foram geradas 3.492 vagas a mais do que demissões. No mês mais crítico de 2020, em abril, foram mais de 6 mil demissões acima das contratações no estado.
O setor de serviços, com 1.525 contratações, foi o que mais gerou empregos, seguido do comércio, com 1.1140. Os dois segmentos foram justamente os mais afetados no auge da pandemia, devido à restrição de atividades econômicas, como fechamento de lojas e restrição da circulação das pessoas.
Um setor que não afetado pela crise, o da agricultura, registrou saldo negativo em outubro, com 230 demissões a mais que admissões. O resultado pode ser atribuído à enfressafra, período em que Já a construção (842 vagas) e indústria (215) seguem a retomada após um período crítico no primeiro semestre.
Leia mais
Piauí cria empregos pelo segundo mês, mas comércio e serviços ainda demitem
Com ajuda do governo, 18 mil empresas do Piauí mantiveram 102 mil empregos
Menor peso da indústria no PIB do Piauí adia a recuperação de empregos
Desde o início de 2020, o período em que ocorreu aumento do desemprego foi de março a junho, com recuperação gradual a partir de julho, mês em que houve a retomada das atividades econômica, embora a pandemia ainda esteja ocorrendo.
O governador Wellington Dias destacou o crescimento contínuo de novos postos de trabalho é o resultado dos investimentos do Programa de Retomada Organizada – PRO Piauí como alavanca para retomada economia.
“Na pandemia saímos do pico em fevereiro de 299 mil empregos para 288 mil em abril/maio e agora em outubro voltamos para 297 mil. Isso mostra que o PRO Piauí está dando resultados, e com a antecipação do 13º salário dos servidores, em agosto, além da atração de investimentos, ajudando a aquecer o comércio, serviços e construção civil. Assim, poderemos entrar em 2021 com ambiente positivo”, disse Wellington.
Segundo um relatório da Secretaria de Planejamento do Estado, o crescimento significativo em outubro evidencia uma aproximação do estoque de empregos do período anterior à crise da Covid-19, em janeiro de 2020.
Siga o Piauí Negócios nas redes sociais
👉🏾 https://www.facebook.com/pinegocios
👉🏾 https://www.instagram.com/pinegocios
👉🏾 https://twitter.com/@negociospiaui
LINDEKDIN
👉🏾 https://www.linkedin.com/company/piauí-negócios/
Mais de Pesquisas
Injeção de recursos
Apesar da pandemia, arrecadação no Piauí cresceu 4% em 2020
Mercado de trabalho