Comércio & Serviços

Turismo

União de empresas foi fundamental para o sucesso do Rota das Emoções

No Piauí, Ceará e Maranhão, empresários oferecem os serviços dos concorrentes e todos ganham

 
 
O turismo de aventura é o forte do roteiro Rota das Emoções (Fotos: divulgação)

 O turismo de aventura é o forte do roteiro Rota das Emoções (Fotos: divulgação)

 
 

Num mercado cada vez mais competitivo e com práticas de concorrência agressivas, empresas indicarem outras pode parecer estranho. Mas foi essa atitude que aumentou o faturamento de micro e pequenos empresários do ramo turístico que integram o roteiro integrado Rota das Emoções, que inclui passeios no litoral dos estados do Maranhão, Piauí e Ceará.

 

O case do sucesso do Rota das Emoções foi abordado no Painel Temático Roteirização Turística, que aconteceu no início do setembro como parte da programação do Sebrae Conecta Destinos, uma realização do Sebrae em São Paulo. O roteiro foi abordado por ser inovador e exemplo de rotas de sucesso do país.

 

A empresária piauiense Carina Câmara, da Natur Turismo, que participou do lançamento do Rota das Emoções há 15 anos, falou sobre o sucesso do roteiro. Ela destacou principalmente a união dos empresários de três destinos diferentes de cada um dos estados (Jericoacoara, no Ceará; Delta do Parnaíba, no Piauí, e Lençóis Maranhenses, no Maranhão) para vender um pacote que incluísse os outros dois.

 

A empresária Carina Câmara participa há mais de 15 anos do Roteiro Rota das Emoções 

 

“Tínhamos turistas em cada um dos destinos, mas descobrimos que divulgar os outros dois seria mais interessante, pois alcançaria locais até então ignorados pelo grande público. Incluímos então municípios que tinham belezas naturais, mas não eram conhecidos pelos turistas, que estavam acostumados mais aos destinos de praias tradicionais do Nordeste. Focamos no ecoturismo e turismo de aventura”, afirma Carina.

 


Leia mais

Empresas se preparam para segunda fase da ação Recomeçar Turismo Litoral Piauiense

87 empresas de turismo do Piauí aderem a selo de segurança contra a Covid-19

Fundos imobiliários de hotéis

 


 

No início, não havia muito profissionalismo, como funcionários bilíngues, principalmente nas empresas menores. “Mas graças a um trabalho de parceria entre o governo dos três estados, do Sebrae e dos empresários, avançamos muito e hoje há muito mais competência, O Rota das Emoções fez tanto sucesso que hoje 90% dos turistas abordados aceitam fazer o roteiro completo, que dura cerca de dez dias”, frisa Carina Câmara.

 

 

O Rota das Emoções fez tanto sucesso que atraiu muitos turistas não só de vários estados do Brasil, como também do exterior, principalmente da Europa. A praia de Barra Grande, por exemplo, localizada no município de Cajueiro da Praia (PI), hoje é palco de campeonato brasileiro de kite surf graças ao trabalho do roteiro, que “descobriu” o paraíso para os turistas estrangeiros.

 

“No início, os guias turísticos não passavam por Barra Grande, mas insistimos para incluir a praia e hoje passou a ser uma das mais procuradas”, lembra a empresária, que também é superintendente de Turismo do Piauí.

 

Rota das Emoções

O roteiro foi criado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com apoio do Ministério do Turismo e empresários do trade turístico da região e lideranças locais, além dos entes dos três estados: Maranhão, Piauí e Ceará.

 

A ideia inicial da criação do roteiro era divulgar as comunidades locais, que antes ficavam escondidas às margens dos destinos mais procurados pelos turistas. A rota tinha como meta valorizar a cultura local, oportunizando o desenvolvimento das comunidades por meio do potencial turístico das cidades. Hoje, 14 municípios e centenas de empresas dos três estados participam do roteiro.

 

Em 2009, a Rota das Emoções foi eleita o melhor roteiro turístico do país, título concedido pelo Ministério do Turismo.

 

Siga o Piauí Negócios nas redes sociais

FACEBOOK

?? https://www.facebook.com/pinegocios

INSTAGRAM

?? https://www.instagram.com/pinegocios

 TWITTER  

?? https://twitter.com/@negociospiaui

LINDEKDIN

?? https://www.linkedin.com/company/piauí-negócios/

YOU TUBE

?? https://www.youtube.com/channel/UCqRed2t13tL6AreY3vMcAwA

Siga o Piauí Negócios nas redes sociais

Mais de Comércio & Serviços