Agropecuária

Conab

Safra de grãos 2019/2020 no Piauí deve crescer 6,8%

Soja alcançará 2,4 milhões de toneladas; produtividade do milho aumentou 13%

 
 
Mesmo com alguns problemas climáticos, produção de grãos será maior (Foto: GovMS)

 Mesmo com alguns problemas climáticos, produção de grãos será maior (Foto: GovMS)

 
 

O 10º Levantamento de Grãos, divulgado nesta quarta-feira (8) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), mostrou a expectativa de que sejam produzidos 4,7 milhões de toneladas de grãos no Piauí na safra 2019/2020, um aumento de 6,8% em relação à safra anterior (2018/2019). Os técnicos da Superintendência Regional da Conab no Piauí realizaram a coleta de dados no período de 22 a 27 de junho. O levantamento da Conab é um pouco menor do que a estimativa do IBGE, que prevê um recorde de 5 milhões de toneladas.

 

A área plantada de soja se manteve estável em 758,9 mil hectares. Com a colheita já concluída, a produtividade estimada é superior à da safra anterior em 2,2%, atingindo os 3.129 kg/ha, o que resulta em uma produção de 2,4 milhões de toneladas.

 

 

Já a área atual do milho primeira safra atingiu 429,1 mil hectares, o que representa um aumento de 14,8% com relação à safra passada.  Atualmente a produtividade média para a cultura no estado gira em torno dos 4.505 kg/ha, correspondendo a um aumento de 13,6% em relação à safra passada. Isso é resultado do aumento da agricultura empresarial e das boas condições climáticas no estado.

 


Leia mais

Produtor do Cerrado piauiense recebe prêmio nacional

Indiferente à crise, setor agrícola do Piauí cresce 15% em 2020

Transcerrados será concedida à iniciativa privada


 

No caso da segunda safra do cereal, se espera uma redução na área semeada em comparação à safra anterior da ordem de 58,7%, devendo ficar em 32,1 mil hectares, a menor para a cultura nos últimos 3 anos.

 

A janela para plantio desta safra do milho ficou bastante comprometida por causa das irregularidades climáticas no início do calendário agrícola, que causaram o atraso no plantio da soja. Por isso, os produtores optaram por não correr maiores riscos plantando o grão fora da janela ideal. A expectativa de produtividade gira em torno dos 4.459 kg/ha, com uma produção próxima a 143 mil toneladas.

 

Siga o Piauí Negócios nas redes sociais

FACEBOOK

?? https://www.facebook.com/pinegocios

INSTAGRAM

?? https://www.instagram.com/pinegocios

 TWITTER  

?? https://twitter.com/@negociospiaui

LINDEKDIN

?? https://www.linkedin.com/company/piauí-negócios/

 

Siga o Piauí Negócios nas redes sociais

Fonte: Conab

Mais de Agropecuária