Carreira & Gestão
Aprendizado
JA Piauí fortalece empreendedorismo jovem com o programa Miniempresa
Programa simula criação e vivência de empresas para estimular empreendedorismo nos jovens
Redação - redacao@pinegocios.com.br
Com a missão de incentivar a cultura empreendedora entre os jovens, a Junior Achievement (JA) Piauí segue promovendo um dos maiores programas da entidade: o Miniempresa. Nesta sexta (21), a gerente de projetos da entidade, Nathália Chaves, apresentou o programa para estudantes da UniFacid visando a captação de advisers (voluntários) para auxiliarem os estudantes do ensino médio, durante as atividades do programa.
O programa Miniempresa oferece aos estudantes do ensino médio a oportunidade de vivenciar na prática o funcionamento de um empreendimento, passando por todas as etapas de criação e gestão de um negócio.
.jpeg)
As atividades do programa duram 13 semanas, onde os participantes formam empresas simuladas e assumem cargos de diretores, gerentes e consultores, aprendendo sobre conceitos essenciais como livre iniciativa, mercado, comercialização e produção.
“Ao participar do programa, os alunos são estimulados a desenvolver um produto, elaborar relatórios financeiros, calcular lucros e investimentos, buscar acionistas e compreender, na prática, os desafios e oportunidades do mundo dos negócios”, explica o presidente da JA Piauí, Denis Cavalcante.
Leia também
JA Piauí realiza 22ª Feira de Miniempresas de estudantes
No Piauí, Pedro Englert destaca empreendedorismo como motor da inovação e impacto social
Captação de advisers
Nathália Chaves esteve na UniFacid em busca de advisers entre os acadêmicos da instituição. Os advisers são voluntários fundamentais para o desenvolvimento do programa, atuando como mentores dos estudantes e compartilhando experiências do mercado de trabalho.
"O Miniempresa é uma experiência transformadora, tanto para os alunos quanto para os advisers. A interação entre teoria e prática fortalece a confiança dos jovens e amplia suas perspectivas de carreira", destacou Nathália Chaves.
Com uma metodologia imersiva, o programa Miniempresa ajuda a formar novos talentos, preparando os jovens para um futuro profissional mais promissor.
Siga o Piauí Negócios nas redes sociais
Fonte: JA Piauí
Comentários