Colunas & Artigos

opinião

Aproveita que ainda é janeiro: dicas para iniciar bem o 2025 na sua empresa

 
 
 
 

Na data em que redijo este texto, estamos exatamente na metade do mês de janeiro de 2025. Neste momento, tenho clareza sobre os principais objetivos do meu negócio para este ano e como vou operá-los: quantos produtos serão lançados, quantos eventos serão realizados, lives a serem promovidas, número de propostas a serem enviadas e o percentual de conversão necessário para garantir o faturamento, entre outros aspectos. Além disso, já tenho detalhado, com precisão, quantos clientes são necessários, o ticket médio desejado e como os custos fixos e com pessoal deverão se comportar diante dessas variações.

Não estou aqui para me vangloriar, mas para testemunhar como um bom planejamento pode nos ajudar a conduzir o negócio com mais tranquilidade. Sei que dezenas de imprevistos ocorrerão, mas o simples fato de ter um caminho traçado me traz mais segurança e serenidade para lidar com os desafios, analisá-los e aprender com eles.


Leia também

Por aqui, 2025 já começou

Growth: muita gente fala, pouca gente entende


Para isso, coletivamente investimos no mínimo 15 horas em discussões, alinhamentos e, principalmente, escuta ativa daqueles que estão na linha de frente da operação. Além disso, dedicamos mais uma dúzia de horas para transformar essas ideias em palavras, formatar os objetivos e esboçar o calendário das atividades.

Invista tempo planejando.

Essa deve ser a nossa mentalidade. O tempo investido no planejamento retorna multiplicado em flexibilidade. Culturalmente, muitas vezes nós não gostamos de planejar: achamos chato (e sim, pode ser!), e às vezes, temos experiências passadas em que o planejamento não resultou em nada concreto. Para essas situações, seguem algumas dicas:

  1. Planejar é um mal necessário;
  2. Planeje bem, sem firulas e excessos das metodologias complexas;
  3. O bom planejamento resulta em um conjunto pontual de iniciativas reais;
  4. Você não executa quando não bota fé no plano;
  5. Se você tem problemas de execução e de “cumprir combinados”, é melhor ver estratégias para lidar com isso logo;
  6. Planeje com quem já planejou.

Na próxima semana, vamos continuar explorando essa temática, tratando dos problemas que antecedem o planejamento e que talvez precisem ser resolvidos antes mesmo de começar a planejar o ano da sua empresa.

 

Siga o Piauí Negócios nas redes sociais

Fonte: Luis Henrique dos Santos - CEO da PRO Consultoria & Gestão e engenheiro de produção

Mais de Colunas & Artigos