Agropecuária

Conab

Com maior área plantada, produção de soja no Piauí deve subir na safra 2024/25

A falta de chuvas no início do plantio, porém, vai reduzir a produtividade

 
 
 Piauí deve colher 3,9 milhões de toneladas de soja na safra 2024/2025

  Piauí deve colher 3,9 milhões de toneladas de soja na safra 2024/2025

 
 

As irregularidades de chuvas em 2024 devem prejudicar a produtividade da soja no Piauí na safra 2024/2025. De acordo com a previsão da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), apesar do crescimento da produção em relação à safra 2023/24, devido ao aumento da área plantada, a produtividade do grão deve cair.

Segundo a Conab, o Piauí vai colher 3,9 milhões de toneladas de soja na safra 2024/25, alta de 3% em relação à anterior, que foi de 3,848 milhões. A área plantada passou de 1,087 milhão de hectares para 1,147 milhão. Porém, a produtividade vai cair de 3.540 kg por hectare para 3.452.

 

“Até o final do ano de 2024 as chuvas ainda estavam bastante irregulares o que, em média, atrasou o plantio e estabelecimento da safra 2024/2025 de soja e pode representar uma redução no potencial produtivo (produtividade) da cultura”, afirmou ao Piauí Negócios Janailton Fritzen, presidente da Associação dos Produtores de Soja do Piauí (Aprosoja-PI).

Fritzen comentou ainda que há uma variabilidade nos acumulados de chuvas, com regiões ainda próximas de 200 mm enquanto outras, já superaram 400-500 mm. “Apesar disso, as boas técnicas utilizadas pelos produtores têm garantido um plantio e estabelecimento das lavouras de soja de forma relativamente favorável, com necessidade de replantios pontuais”, explicou ele, lembrando que o plantio da soja já foi praticamente concluído no Cerrado (sul do Estado), onde concentra-se mais de 95% da área plantada do grão.

Já na região norte do Piauí, que tem apenas 5% da área plantada de soja, o plantio não foi concluído, mas há boas previsões de chuvas a partir da segunda semana de janeiro de 2025.

Siga o Piauí Negócios nas redes sociais

Mais de Agropecuária