Comércio & Serviços

Economia

Solar Next apresenta assinatura de energia solar no Piauí

Novidade foi apresentada durante o Solar Next Summit, em Teresina

 
 
João Leandro (à esquerda) apresentando o projeto ao lado do representante da Plin Energia

 João Leandro (à esquerda) apresentando o projeto ao lado do representante da Plin Energia

 
 

O empresário João Leandro, dono da empresa Solar Next, apresentou um novo modelo de negócio para o setor: a assinatura de energia solar. Por meio dela, consumidores que não podem ou não querem instalar placas de energia solar em suas residências ou empresas, podem pagar comprar energia solar de outras empresas, garantindo uma redução entre 20% e 30% na conta de energia.

Leandro anunciou o modelo, já comum em outros estados, durante o Solar Next Summit, realizado na semana passada no Sesc Cajuína, em Teresina. A novidade será feita em parceria com a Plin Energia, uma comercializadora de energia com atuação nacional.


Leia também

Teresina é a 4ª capital do Brasil com mais energia solar nas residências

Empresas de Jaicós poderão ter desconto na conta de energia através de programa

Geração de energia solar no Piauí é referência e acelera geração de empregos


Segundo Leandro, o modelo de assinatura funciona da seguinte forma: a energia é gerada em usinas solares de grande porte, que injetam essa produção na rede elétrica e geram créditos junto às concessionárias. Esses créditos podem ser vendidos a empresas e clientes finais, resultando em uma redução de cerca de 20% a 30% no valor da conta de luz. "Essas comercializadoras conseguem reduzir o valor da conta de luz do cliente em até 30% sem que ele precise arcar com os custos de instalação dos painéis em sua casa", explicou Leandro.

Para o consumidor, o processo é simples: ele paga uma taxa fixa à comercializadora, que então injeta o crédito correspondente à sua conta de luz, praticamente eliminando os valores tradicionais cobrados pela concessionária, que são substituídos por uma taxa mínima e os créditos de energia. 


Na prática, a conta de luz do consumidor é zerada, sendo paga apenas a taxa de adesão à comercializadora. "O cliente paga apenas o boleto da empresa comercializadora de energia e não precisa arcar com os custos normais da concessionária. É uma economia prática e acessível", afirma Leandro.

Além disso, o sistema traz uma tecnologia pioneira no Brasil: permite que empresas integradoras de energia solar possam oferecer tanto a instalação de sistemas fotovoltaicos quanto a assinatura de energia solar, facilitando o processo de venda com uma proposta unificada. "Nossa plataforma é a primeira a oferecer essa opção de forma integrada. Se o cliente não puder instalar os painéis em casa, ele ainda pode optar pela economia garantida através da assinatura", destacou João Leandro.

Com a nova tecnologia, a Solar Next espera transformar integradores de energia solar em comercializadores de energia, ampliando o leque de serviços oferecidos ao consumidor final e promovendo o acesso à energia solar para um público mais amplo.

Siga o Piauí Negócios nas redes sociais

Mais de Comércio & Serviços