Agropecuária
Produção orgânica
Ministério da Agricultura convoca 1.224 produtores orgânicos do Piauí para entregar certificação
Renovação do cadastro é essencial para garantir a continuidade da produção e comercialização de alimentos certificados
Redação - redacao@pinegocios.com.br
O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) está convocando 1.224 agricultores orgânicos do Piauí a realizarem o recadastramento que vai até o dia 27 de setembro. Este processo é voltado para as Organizações de Controle Social (OCS), que incluem grupos e cooperativas responsáveis pela venda direta de produtos orgânicos. A renovação do cadastro é essencial para garantir a continuidade da produção e comercialização de alimentos certificados.
No Piauí, o recadastramento é coordenado pelo Núcleo de Suporte à Produção Orgânica (NUSORG), com sede na Superintendência do MAPA em Teresina.
Segundo Adriana Chagas Barreto, coordenadora do NUSORG-PI, "a produção de orgânicos está presente em 60 dos 224 municípios do estado, sendo Simões, Paulistana e Jacobina os principais polos, com 174, 131 e 122 produtores, respectivamente". O mel é o principal produto cultivado.
Leia também
Cajuína completa dez anos como patrimônio cultural do Brasil
Mel do Piauí passa de commodity a mercadoria de alto padrão em São Paulo
A ascensão do mel: como o Piauí se tornou o maior exportador nacional do produto
Os produtores devem enviar os documentos necessários para o recadastramento, como o formulário de solicitação e a declaração de agricultor familiar, à Superintendência do MAPA. O edital que rege o processo foi publicado no Diário Oficial da União em junho deste ano, e o prazo de 90 dias está chegando ao fim.
Siga o Piauí Negócios nas redes sociais