Carreira & Gestão

Rodadas de negócios

Pequenas empresas do Piauí têm acesso direto a potenciais clientes com programa do Sebrae 

O MOVE+ facilita a conexão entre fornecedores e compradores e amplia a rede de cliente dos empresários

 
 
Os participantes têm a chance de apresentar seus produtos e serviços (Fotos: divulgação)

 Os participantes têm a chance de apresentar seus produtos e serviços (Fotos: divulgação)

 
 

Micro e pequenas empresas do Piauí estão descobrindo uma maneira eficaz de se conectar diretamente com o mercado consumidor. O programa MOVE+, realizado pelo Sebrae, promove rodadas de negócios entre fornecedores e compradores, o que facilita o acesso a clientes em potencial e elimina barreiras que tradicionalmente dificultam as vendas.

Com a ajuda de consultores especializados, chamados de agentes de mercado, o MOVE+ prepara as empresas para negociar de forma estratégica e ampliar suas redes de contatos.

“Consultores especialistas auxiliam as empresas a se aprimorarem comercialmente, para explorar novas oportunidades de negócios e aumentar o faturamento, por meio da identificação de novos compradores", explica a analista do Sebrae no Piauí, Maisa Santos.


O programa é gratuito e acontece nas cidades de Teresina, Picos e Parnaíba.


Através das rodadas de negócios, os participantes têm a chance de apresentar seus produtos e serviços diretamente a quem realmente precisa, o que já tem gerado resultados concretos para empreendedores locais.

Thiago Emérito, fotógrafo e filmmaker, é um dos participantes que sentiu na pele o impacto positivo da iniciativa. Empreendendo há cinco anos no mercado de mídia, ele encontrou na iniciativa uma oportunidade para superar um dos seus maiores desafios: vender seu próprio trabalho.

“O MOVE+ promove uma interação bem interessante entre as empresas. Ele coloca o fornecedor alinhado com quem está precisando do serviço. Isso tem me ajudado bastante, porque eu não tinha prática de me vender, de falar a respeito da minha própria empresa", relata Thiago. 


"O programa me deu a oportunidade de vender diretamente para a pessoa que precisa do meu trabalho", acresfenta.


Thiago Emérito, fotógrafo e filmmaker (Foto: Nayara Sampaio)


Participando das rodadas de negócios, Thiago conseguiu fechar dois contratos importantes, o que, segundo ele, é um reflexo direto da qualidade do programa. “Foram dois trabalhos muito bons. Em um dos projetos, fiz um serviço institucional, eles gostaram e fecharam mais um. Sempre que precisarem de algo parecido com o que fiz, irão me chamar”, afirma.

O empreendedor ainda destaca que a diversidade de empresas de diferentes portes e segmentos presentes em cada evento permite aos participantes expandir suas redes de contatos. 

"O programa é maravilhoso justamente por essa diversidade. Participam empresas grandes, pequenas, prestadores de serviços e fornecedores. Durante as rodadas, conhecemos diferentes tipos de negócios interessados nos nossos serviços. Além disso, há dias específicos dedicados a cada setor," explica Thiago.

Outro exemplo de impacto positivo do MOVE+ é relatado por Lya Nery, CEO da Leg Soluções, empresa que atua no varejo e atacado de produtos de limpeza. Com 17 anos de experiência formal no mercado, Lya participou das primeiras rodadas do MOVE+ em julho deste ano.


"Por meio do programa conhecemos clientes que são potenciais, mas que a gente não tinha oportunidade de bater na porta dele. E o Sebrae abre essa porta para a gente.”


Lya Nery, CEO da Leg Soluções

 

Na primeira rodada de negócios, Lya conseguiu fechar dois contratos, e na rodada seguinte, mais cinco empresas demonstraram interesse em seus produtos. Embora nem todos os negócios tenham sido fechados imediatamente, ela vê o programa como uma chance valiosa de criar relações duradouras e ampliar sua base de clientes.

Foco na capacitação

Além de conectar empreendedores a novos mercados, o MOVE+ também foca na capacitação empresarial. Segundo o Sebrae, o programa não se limita a gerar oportunidades de negócio: embora vender seja o propósito maior, muitos empresários sentem dificuldade de entender a melhor forma de conquistar clientes. Por isso, a trilha do MOVE+ faz essa orientação, ajustando o negócio ao mercado B2B. 


Leia também

Investe Piauí inaugura hub de inovação para conectar empresas e serviços públicos

Rodadas de negócios impulsionam artesanato piauiense na Piauí Sampa

Piauí sedia primeira rodada internacional de negócios de mel


Entre os benefícios do programa estão o aprendizado em gestão comercial, a promoção do intercâmbio entre empresas de diferentes setores e a ampliação do olhar dos empresários para questões como posicionamento digital e controles gerenciais. 

Como participar?

Para participar do MOVE+, é preciso:

- Ser Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte; 

- Possuir um modelo de vendas B2B

- Atuar em segmentos que vendam para redes varejistas, atacadistas, distribuidoras, restaurantes, clínicas, laboratórios e hospitais.

É importante também que a empresa já tenha uma operação em andamento e que tenha experiência e domínio mínimo do seu processo produtivo, de atendimento, de logística e de gestão.

A solicitação de inscrição deve ser feita no portal do Sebrae no Piauí. Caso a inscrição seja aprovada, o empresário participa de um diagnóstico comercial. As empresas selecionadas são atendidas por até sete meses e passam por um programa de aceleração de vendas, identificação de público-alvo e aprimoramento do espírito empreendedor.

Siga o Piauí Negócios nas redes sociais

Mais de Carreira & Gestão