Carreira & Gestão
Empreendedorismo
JA Piauí promove palestra sobre educação financeira para jovens do Senac em Teresina
A iniciativa integra um conjunto de ações que a JA Piauí tem realizado em escolas e outras instituições de ensino
Redação - redacao@pinegocios.com.br
A Júnior Achievement PiauÍ (JA-PI) promoveu uma palestra sobre "Educação Financeira" para mais de 100 jovens das turmas do programa Jovem Aprendiz do Senac em Teresina, realizada na última terça-feira (20). Durante o evento, a diretora Administrativa e Financeira da organização, Elisângela Chaves, ressaltou a importância de temas fundamentais como planejamento financeiro, orçamento pessoal, controle de gastos, uso consciente do crédito, proteção financeira e investimentos.
O programa Jovem Aprendiz tem como objetivo a inclusão social e profissional de jovens entre 14 e 24 anos que estejam cursando o ensino fundamental ou médio, ou que já tenham concluído o ensino médio.
Essa iniciativa faz parte de uma série de ações que a JA Piauí vem desenvolvendo em escolas e instituições de ensino, com o objetivo de despertar o espírito empreendedor nos jovens e prepará-los para os desafios do mercado, seja como empreendedores ou atuando dentro de empresas.
Leia também
JA Piauí realiza 22ª Feira de Miniempresas de estudantes
Novos projetos da JA Piauí aproximam mais de 800 estudantes do empreendedorismo
Estudantes vivenciam rotina de empresários em projeto da JA Piauí
Durante a palestra, Elisângela compartilhou conhecimentos na área financeira, oferecendo dicas práticas e orientações sobre como gerir finanças pessoais de maneira eficaz. Ela abordou temas como a importância do planejamento financeiro, a administração de gastos e a criação de hábitos de poupança desde cedo.
"A experiência foi enriquecedora, proporcionando aos jovens aprendizes ferramentas essenciais para garantir um futuro financeiro mais seguro e saudável”, afirmou a diretora.
Além das palestras e atividades nas escolas, a Junior Achievement oferece várias ferramentas para os jovens terem contato com o mundo do empreendedorismo, como o Inspira JA – uma plataforma que oferece cursos gratuitos de gestão, empreendedorismo e desenvolvimento pessoal, com linguagem acessível aos jovens.
Para o presidente da JA Piauí, Denis Cavalcante, as palestras realizadas pela entidade despertam habilidades que vão além da sala de aula.
“A educação financeira é um pilar fundamental para o sucesso pessoal e profissional. Nosso objetivo é equipar esses jovens com o conhecimento necessário para tomar decisões financeiras conscientes".
A JA Piauí tem se destacado na promoção de palestras e workshops em diversas instituições de ensino, com o propósito de incentivar o empreendedorismo e o planejamento financeiro entre os jovens. A parceria com o Senac no Piauí é um exemplo de como a união de esforços pode gerar impacto positivo na formação das novas gerações.
10 passos para Educação Financeira
1. Planejamento financeiro – estabeleça metas de curto, médio e longo prazos ajudam a alcançar estabilidade e segurança.
2. Orçamento pessoal – controle receitas e despesas para evitar dívidas e construir uma reserva financeira
3. Controle de gastos – adote estratégicas para identificar e cortar gastos supérfluos (priorizar o que é realmente importante)
4. Poupança e investimentos – economize regularmente, mesmo em pequena quantia. Procure estudar sobre CDBs, fundo de investimentos e ações – aprenda o risco e o retorno de cada investimento.
5. Uso consciente do crédito – entenda os diferentes tipos de crédito (cartão de crédito, empréstimos, financiamentos) e como usá-los de forma responsável para evitar o endividamento.
6. Fundo de emergência – tenha uma reserva financeira para situações inesperadas. Você pode construí-la gradualmente.
7. Educação financeira para o futuro – pense a longo prazo (incluindo aposentadoria e planos de previdência privada). Pequenas ações financeiras hoje podem ter grande impacto no futuro.
8. Habilidade para negociação – negocie preços e condições de pagamento para obter melhores condições financeiras.
9. Conhecimento financeiro – continue aprendendo sobre finanças. Leia livros, faça cursos e fontes confiáveis de informação para melhorar continuamente sua saúde financeira.
10. Consciência financeira – Tome decisões mais conscientes e assertivas em relação ao seu dinheiro.
Siga o Piauí Negócios nas redes sociais