Indústria
Mercado
Agro recua, mas indústria e serviços devem impulsionar PIB do Piauí em 2024
Estudo do Santander prevê que que economia piauiense irá crescer 2,5% este ano, acima da média nacional
Redação - redacao@pinegocios.com.br
A recém divulgada Pesquisa Macroeconômica do Santander aponta que o Produto Interno Bruto (PIB) do Piauí deve crescer 2,5% em 2024, acima da média nacional de 2% e da média do Nordeste de 2,3%. Os setores de serviços e indústria serão os principais motores do crescimento econômico do estado, enquanto o setor agropecuário enfrentará um recuo.
Os dados mostram que o setor de serviços, que compõe 79% da economia do Piauí, deve crescer 2,5% este ano. A indústria, responsável por 12,3% da economia estadual, deve aumentar 5,5%. Por outro lado, a agropecuária deve cair 2% em 2024, após um crescimento de 15% em 2023. No Nordeste, o setor agropecuário deve crescer 2,4%, enquanto no Brasil há uma expectativa de queda de 1%. A agropecuária representa 8% da economia do Piauí e 6,5% do PIB nordestino.
Vale destacar que, em abril, um estudo do Banco do Brasil havia projetado um crescimento de 2% para o PIB do Piauí em 2024, também acima da média nacional de 1,8%. No entanto, a análise do Banco do Brasil colocava a indústria como o principal motor do crescimento estadual, com uma expansão prevista de 4,6%. Ambos os estudos concordam quanto à previsão de recuo no setor agropecuário.
Leia também
PIB de municípios pobres do Piauí sobe até 615% após chegada de usinas de energias renováveis
Governo Federal injeta R$ 307 milhões no Piauí para modernizar e expandir indústria
Mais empresas, melhores salários, menos empregos. O que mudou no setor da construção do Piauí
Estudo aponta tendência de crescimento em 2025
Segundo as estimativas do mesmo estudo, em 2025 o PIB do Piauí deve se manter no patamar de 2,5%, superando a média nacional de 1,8% e a do Nordeste, que é de 1,7%. Esse crescimento é menor do que o aumento previsto para 2023, que foi de 7,5%, um dos maiores do país.
Para o setor de serviços, a projeção é de um crescimento de 2% em 2025, após uma alta de 6% em 2023. “Os serviços indicam tendência consistente de expansão, apesar de alguma desaceleração recente. O Piauí é um destaques positivos dos últimos anos, e as previsões de 2022 a 2025 mostram sempre uma trajetória de crescimento do estado neste setor, sempre entre os melhores patamares do Nordeste”, afirma Gabriel Couto, economista responsável pelo levantamento ao lado dos economistas Henrique Danyi e Rodolfo Pavan.
Para a indústria, a expectativa do Santander é de alta de 5% em 2025. “O desempenho do Piauí neste período o coloca sempre puxando os melhores patamares de crescimento percentual da indústria no Nordeste e com protagonismo nacional”, comenta Couto. Em 2023, a perspectiva é de ficar abaixo apenas do Espírito Santo (13,5%), enquanto que, em 2024, dividirá o posto mais alto com Tocantins (5,5%) e voltará ao segundo lugar em 2025, atrás de Tocantins (6%).
Clique aqui para acessar o estudo.
Siga o Piauí Negócios nas redes sociais