Agropecuária

Conectividade

4G nas fazendas do Piauí impulsiona a produtividade agrícola

Atualmente, as máquinas agrícolas mais modernas são equipadas com a tecnologia 4G e conectadas à internet.

 
 
Fazenda Ipê, localizada em Baixa Grande do Ribeiro, foi a primeira do Brasil a ser contemplada com tecnologia 5G

 Fazenda Ipê, localizada em Baixa Grande do Ribeiro, foi a primeira do Brasil a ser contemplada com tecnologia 5G

 
 

A chegada da tecnologia 4G nas fazendas do Piauí tem transformado a produtividade agrícola da região. Com uma rede de conectividade mais robusta, os produtores rurais agora têm acesso a ferramentas e tecnologias que otimizam o manejo das plantações e a aplicação de insumos.

Segundo Diego da Paz, Superintendente Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) no Piauí, a internet no campo tem melhorado o desenvolvimento das propriedades. "Com a conexão à rede, o desenvolvimento das propriedades tem melhorado bastante, porque ele ajuda tanto na produtividade quanto na utilização de tecnologias", afirma Diego.

Diego da Paz, Superintendente Regional do Senar

 

Atualmente, as máquinas agrícolas mais modernas são equipadas com a tecnologia 4G e conectadas à internet. De acordo com o superintendente, essa conectividade permite que os produtores visualizem a melhor maneira de aplicar defensivos e fertilizantes, utilizando sensores que aplicam insumos apenas nas plantas que necessitam, reduzindo custos e aumentando a renda dos produtores.

"Hoje, a maioria das grandes empresas utiliza equipamentos de alta tecnologia, onde o produtor consegue visualizar a oportunidade de melhorias na produção. Isso ocorre porque os sistemas realizam uma atualização direta devido aos sensores integrados. Esses maquinários reduzem os custos e, consequentemente, aumentam a renda do produtor, já que diminui as despesas com insumos," explica.


Leia também

Fazenda em Uruçuí vai concluir cobertura de 4G em toda sua extensão

5G em fazenda do Piauí: produtividade terá ganho de até 30%


Enquanto a tecnologia 4G já está sendo amplamente implementada nas fazendas do Piauí, o 5G também começa a dar seus primeiros passos na região. Em 2022, a Fazenda Ipê, localizada em Baixa Grande do Ribeiro e pertencente ao Grupo Insolo, foi a primeira no Brasil a ser contemplada com conectividade 5G. Esta fazenda é uma das mais produtivas do país, situada no Cerrado piauiense. Além disso, de acordo com a TIM, os projetos de expansão da cobertura móvel 4G já estão sendo preparados para a chegada do 5G, antecipando a demanda e aproveitando oportunidades para melhorias na conectividade rural.

O superintendente reforça que a conectividade nesses locais, especialmente nas grandes fazendas, permite que os produtores utilizem a agricultura de precisão, uma abordagem que utiliza equipamentos de última geração para otimizar o uso de insumos e melhorar a tomada de decisões. Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), há 245 mil propriedades rurais produtivas no Piauí.

O SENAR, vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Piauí (FAEPI), tem desempenhado um papel fundamental no que diz respeito ao avanço da produção rural do estado, uma vez que proporciona educação aos produtores e trabalhadores rurais através de ações de Formação Profissional Rural, Promoção Social e Ensino Técnico. O Senar Play, por exemplo, facilita a aprendizagem desses indivíduos, pois fornece acesso à formação e assistência técnica.
 

Siga o Piauí Negócios nas redes sociais

Mais de Agropecuária