Carreira & Gestão

incentivo

Ufpi tem 40 vagas para programa de incubação de empresas do agronegócio

Modelos de negócio inovadores são o foco do certame; inscrições já estão abertas

 
 
Uma das empresas incubadas pela INEAGRO-PI foi a Ecodrytec, que desenvolveu uma tecnologia para desidratar alimentos (Fotos: divulgação/UFPI)

 Uma das empresas incubadas pela INEAGRO-PI foi a Ecodrytec, que desenvolveu uma tecnologia para desidratar alimentos (Fotos: divulgação/UFPI)

 
 

A Universidade Federal do Piauí (Ufpi) lançou o edital para seleção de negócios que queiram participar do Programa de Incubação de Empresas do Agronegócio Piauiense (Ineagro-PI), promovido pela instituição federal. O objetivo do edital é selecionar propostas inovadoras, de produtos ou serviços, com enfoque exclusivo nos setores do agronegócio, para participarem do processo de incubação, contribuindo para a criação e o fortalecimento socioeconômico e sustentável de novos negócios no Piauí.

As inscrições já tiveram início e seguem até o dia 3 de junho deste ano. Ao todo, são disponibilizadas 40 vagas, sendo 20 para Teresina, e outras 20 divididas igualmente entre os municípios de Corrente, Oeiras, Floriano e Bom Jesus. 

A incubação trata-se do processo que visa o desenvolvimento de propostas, por meio da capacitação de empreendedores e apoio na estrutura e sustentabilidade do negócio. O processo de incubação pode ser interno, com a ocupação do espaço físico ou externa, sem a ocupação do espaço físico.

Uma das empresas incubadas pela Ineagro-PI foi a Ecodrytec – Sabores do Piauí, uma startup que desenvolveu uma tecnologia para desidratar alimentos utilizando energia solar. A startup produz e comercializa ervas, frutas, legumes, carne, frutos-do-mar e temperos. Com o projeto inovador, a empresa chegou a participar da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, COP27, que aconteceu em Sharm El Sheikh, no Egito, em novembro de 2022. 

Programa foca em projetos inovadores voltado ao agronegócio

 

São consideradas elegíveis pessoas físicas ou jurídicas que apresentarem propostas voltadas à inovação, por meio de um modelo de negócio. No caso de empresas, não é necessário que essa esteja formalmente constituída para participar, porém, se já tiverem registro, é obrigatório que a sua sede e o setor de produção estejam estabelecidos no Piauí.

Critérios para inscrição

Para a inscrição no certame é obrigatória a entrega da cópia dos documentos pessoais dos proponentes e/ou sócios (CPF e RG); além da Carta-Proposta, ficha de inscrição preenchida e o comprovante de pagamento da taxa de inscrição. (Disponíveis em anexo)

Caso o proponente já tenha constituído pessoa jurídica, deverá enviar, também, a cópia do Contrato Social e Comprovante de Inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica.


Leia também

Startup piauiense que desidrata alimentos com energia solar participará da COP27, no Egito

Tecnova III vai destinar R$ 12 milhões para impulsionar inovação em empresas do Piauí

Empresas do Piauí podem se inscrever em programa para exportação de mel e própolis


A inscrição tem o valor de R$ 100,00 e deve ser paga por meio de depósito ou transferência para a seguinte conta: Banco do Brasil Agência: 3791-5 Conta Corrente: 6515-3, identificada como Incubadora de Empresas do Agronegócio Piauiense - Ineagro-PI. 

O comprovante de pagamento, a documentação pessoal e os formulários exigidos, deverão ser enviados separadamente, em arquivo digital, no
formato PDF para o e-mail (inscrevaineagro@ufpi.edu.br), no campo "Assunto", inserir ‘EDITAL Nº 01/2024 INEAGRO-PI/UFPI.’

Para mais detalhes do edital, bem como o acesso aos formulários, clique aqui. 


 

Siga o Piauí Negócios nas redes sociais

Mais de Carreira & Gestão