Comércio & Serviços
Urbanismo
Especialistas debatem recuperação comercial do centro de Teresina
Durante evento CentroVivo, Sebrae inaugurou edifício-garagem para ajudar na revitalização da região central da capital
Robert Pedrosa - redacao@pinegocios.com.br
Nesta quinta-feira (21), o Sebrae no Piauí inaugurou um edifício-garagem em frente à sede da instituição, em Teresina, marcando o Evento Centro Vivo, realizado para debater a revitalização do centro da capital, atraindo comércio e moradores.
Com a presença de autoridades locais, empresários, urbanistas e membros da comunidade, o evento concluiu, por meio de especialistas na área, que o centro pode atrair novamente as pessoas e lojistas de volta se houver união entre empresários, poder público e comunidade.
A garagem tem cinco pavimentos, cerca de 110 vagas para veículos, além de elevador e escada para acesso aos andares, incluindo cobertura com vista para a Ponte Metálica. A arquitetura moderna inclui fachada metálica Hunter Douglas, que não apenas adiciona um toque de modernidade e elegância ao edifício, mas também oferece durabilidade e resistência.
Vários exemplos de ouras cidades do Brasil e do mundo foram apresentados pelo ex-prefeito de Maringá (PR), especialista em planejamento urbano Sílvio Barros, e pela professora Dra. Eloísa Ramos Ribeiro, diretora do Centro de Tecnologia, da Universidade Estadual de Londrina. Claubert Barreto, consultor da Brain Inteligência Estratégica; e o presidente do Sindicato da Construção Civil de Teresina,, Guilherme Fortes, também participaram do debate.
Sávio Normando, presidente da Federação da Câmara de Diretores Lojistas do Piauí, afirma que o centro de Teresina uma dinâmica que é peculiar a todo centro comercial das grandes cidades. “Essa questão de reurbanização do centro não é um projeto, é processo. A cada dia você tem novas etapas a serem conquistadas, construídas e consolidadas”, disse.
O diretor-técnico do Sebrae Piauí, Delano Rocha, destacou que o edifício garagem é a contribuição da entidade para o início das discussões. "Nesse edifício, buscamos investir para que ele pudesse ter uma arquitetura moderna, um elemento que realmente possa se destacar nesse ambiente, que possa valorizar o centro de Teresina e que sirva de modelo também para que outras entidades, outras empresas possam fomentar ações nesse sentido”, comentou.
O deputado estadual Fábio Novo lembra que em todos os lugares os centros das grandes cidades estão sendo esvaziados e, por isso, é preciso que haja uma política de valorizar o centro. “Destaco por exemplo ter IPTU diferenciado, e que a parte dos prédios embaixo sejam transformadas em pontos comerciais e a parte de cima em habitações populares”, opinou. O parlamentar defendeu ainda que vários órgãos públicos voltem a funcionar no centro, para atrair as pessoas.
O empresário Valdeci Cavalcante, empresário e presidente da Fecomércio, que teve seu nome batizado no novo edifício, diz que o centro de qualquer cidade é a referência da região. “Se o centro está sucateado e abandonado, significa que não tem gestão naquela cidade. O centro deve ser preservado e sempre cada dia mais elevado a um patamar de convivência social, empresarial e uma convivência que todos tenham também como grande área de lazer e de cultura", frisou o homenageado.
Siga o Piauí Negócios nas redes sociais