Agropecuária
projeção
Matopiba: municípios do Piauí devem liderar crescimento de produção nos próximos dez anos
Ribeiro Gonçalves e Santa Filomena se destacam entre os 15 municípios da região
Robert Pedrosa - redacao@pinegocios.com.br
Os municípios de Ribeiro Gonçalves e Santa Filomena, no Cerrado piauiense, deverão liderar o crescimento na produção de grãos na fronteira agrícola do Matopiba nos próximos dez anos. Segundo as estimativas da pesquisa ‘Projeções do Agronegócio’, divulgada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a produção de Ribeiro Gonçalves crescerá 44,7% no período, alcançando 1 milhão de toneladas de grãos na safra 2032/2033, e em Santa Filomena o salto será de 39,9%, batendo 343 mil toneladas.
O estudo do Mapa avaliou a perspectiva de crescimento da produção agrícola dos 15 principais municípios do Matopiba, região formada por parte dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia e que atualmente é a quarta maior produtora de grãos do país. Entre os cinco com melhor resultado, três são piauienses e dois, baianos.
Dentre os demais municípios do Piauí que fazem parte do Matopiba, Bom Jesus deverá ter um crescimento de 38,9% em sua produção de grãos para os próximos dez anos. Em seguida vem Uruçuí, que terá variação de 35,9%, saindo de 510 mil para 693 mil toneladas. Baixa Grande do Ribeiro, por sua vez, crescerá 31,7%.
Nos últimos dez anos, a produção de grãos no Matopiba aumentou em 93%, e essa tendência deve continuar a crescer. As projeções indicam que, em 2032, a produção de grãos na região atingirá aproximadamente 47,8 milhões de toneladas, alta de 37,1%.
A principal cultura na região é a soja, cuja área plantada também vai aumentar – a previsão é de 27,5% no próximo decênio. O Piauí será um dos estados a serem beneficiados, tendo em vista que, em 2022, Baixa Grande do Ribeiro, por exemplo, se destacou como o 20º maior produtor de soja do Brasil.
Leia também
Entenda como São Raimundo Nonato superou Picos na produção de mel
Produção de grãos no Piauí cresce 11,3% e alcança 6,69 milhões de toneladas
O estudo oferece ainda estimativas para o final deste ano. O Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) no Piauí, que reflete o faturamento bruto das atividades produtivas (todas as culturas), deve atingir R$ 12 bilhões, o que representa um aumento de 100% em seis anos. Entre as 27 unidades da Federação, o Piauí ocupa o 15º lugar em produção agrícola.
Em nível nacional, o VBP deve atingir R$ 1,150 trilhão em 2023, o maior valor registrado em 34 anos. Isso representa um crescimento de 2,7% em comparação ao ano anterior, impulsionado pelo recorde na safra de grãos.
Siga o Piauí Negócios nas redes sociais