https://organik.tebingtinggikota.go.id/produk/luar/https://organik.tebingtinggikota.go.id/pulsa/https://sentuhandukcapil.tebingtinggikota.go.id/luar/https://sso.umk.ac.id/public/jsonn/https://www.inovadoor.com.br/https://sso.umk.ac.id/public/spaces/https://sso.umk.ac.id/public/posts/https://sso.umk.ac.id/public/document/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/toto-slot/https://mawapres.iainptk.ac.id/wp-content/apps/https://sso.umk.ac.id/public/plugin/https://sso.umk.ac.id/public/amp/https://159.203.61.47/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/config/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/jpg/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/tmb/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/kmb/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/amp/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/restore/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/vendor/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/file/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/vps-root/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/files/https://sso.umk.ac.id/public/analog/https://sso.umk.ac.id/public/etc/https://sso.umk.ac.id/public/bulk/https://138.197.28.154/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/json/https://dema.iainptk.ac.id/scholar/https://wonosari.bondowosokab.go.id/wp-content/upgrade/https://untagsmg.ac.id/draft/https://sso.umk.ac.id/public/web/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/data/https://sso.umk.ac.id/public/right/https://sso.umk.ac.id/public/assets/https://dpmptsp.pulangpisaukab.go.id/themess/https://dpmptsp.pulangpisaukab.go.id/wp-content/luar/https://sso.umk.ac.id/public/tmp/https://sso.umk.ac.id/public/font/https://dema.iainptk.ac.id/assets/https://dema.iainptk.ac.id/root/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/assets/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/nc_plugin/https://gem.araneo.co.id/https://mawapres.iainptk.ac.id/mp/https://152.42.212.40/https://mawapres.iainptk.ac.id/wp-content/nc_plugin/https://mawapres.iainptk.ac.id/wp-content/pages/https://admpublik.fisip.ulm.ac.id/wp-content/luar/https://env.itb.ac.id/wp-content/pul/https://env.itb.ac.id/wp-content/luar/https://env.itb.ac.id/vendor/https://sikerja.bondowosokab.go.id/font/https://pmb.kspsb.id/gemilang77/https://pmb.kspsb.id/merpati77/https://disporpar.pringsewukab.go.id/wp-content/filess/https://pmnaker.singkawangkota.go.id/filess/https://triathlonshopusa.com/https://websitenuri77.blog.fc2.com/

Carreira & Gestão

Homenagem

Confira os nove empreendedores do Piauí premiados pelo Banco do Nordeste

Foram destacadas iniciativas produtivas em áreas urbanas e rurais se destacaram em suas regiões com apoio do crédito

 
 
 Empreendedores vencedores do XVI Prêmio BNB de Microfinanças e do VIII Prêmio BNB da Agricultura Familiar

  Empreendedores vencedores do XVI Prêmio BNB de Microfinanças e do VIII Prêmio BNB da Agricultura Familiar

 
 

O poder transformador das iniciativas de negócio no campo e na cidade foi reconhecido pelo Banco do Nordeste (BNB), na última sexta-feira, 10, em Teresina, com a entrega do XVI Prêmio BNB de Microfinanças e do VIII Prêmio BNB da Agricultura Familiar. Nove casos de sucesso que provocaram significativos impactos sociais nas famílias e entorno foram agraciados em evento com o superintendente estadual, Francisco das Chagas Sousa Lopes.

A solenidade de premiação foi realizada no Luxor Hotel, celebrando os protagonistas do desenvolvimento regional, histórias inspiradoras de resiliência e sucesso com apoio do crédito do Banco do Nordeste. “Essa premiação é um reconhecimento que o Banco faz anualmente a microempreendedores, que tiveram suas vidas impactadas com a geração de emprego e renda, através do apoio creditício e orientado recebido no âmbito do Pronaf, Agroamigo e Crediamigo”, ressalta o Superintendente Francisco Lopes.

Os empreendedores contemplados foram selecionados entre clientes dos programas de microcrédito urbano, o Crediamigo, e rural, o Agroamigo, e do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) em todo estado do Piauí.

Os vencedores foram eleitos com base em critérios como expansão e lucratividade, evolução de compras, investimento na melhoria da qualidade de vida da família, acesso ao crédito, aspectos ambientais, incremento de receitas e boas práticas de gerenciamento.


Leia também

Banco do Nordeste vai disponibilizar R$ 3,7 bilhões para o Piauí em 2024

Banco do Nordeste anuncia redução de taxa de juros em todos os produtos de crédito comercial

Empresas de turismo do Piauí contrataram R$ 13 milhões do Banco do Nordeste em 2022


Vencedores no microcrédito urbano

 Os microempreendedores urbanos, clientes do Crediamigo, receberam a premiação em três categorias. A enfermeira Jayra Anatércia Furtado de Almeida, da cidade de Barras, levou o troféu de Produção e Comercialização após transformar sua paixão por confeitaria em um negócio próspero. O empreendedorismo veio em um momento de dificuldade, mas a coragem fez nascer a Urbolo primeira cafeteria da cidade. Com 15 anos de atuação, a marca se mantém jovem utilizando a internet como uma ferramenta de trabalho e a criatividade nas redes sociais para engajar os clientes.

Luzilene Soares da Silva, da cidade de Guadalupe, é uma mulher brasileira, viúva e mãe, cuja história de empreendedorismo sustentável inspira. Enfrentando desafios de saúde e depressão, encontrou na reciclagem de materiais descartados a base para seu negócio. Com o apoio do Crediamigo, iniciou a produção de sabões sustentáveis, inovadores e ecológicos. Hoje, à frente da Terra Papaya, sua nova marca, Luzilene visa expandir internacionalmente, agradecendo ao programa por transformar seu negócio e proporcionar uma qualidade de vida renovada. Por tudo isso, ela recebeu o prêmio na categoria Empreendedorismo Sustentável.

Na categoria Inovação e Tecnologia, a campeã foi Maria de Lourdes Ribeiro Freitas, da cidade de Cristino Castro. A cabeleireira enfrentou os desafios da pandemia de forma inovadora, dando vida à Malu Bolos. Sua transição para o universo da confeitaria não apenas demonstra adaptação inteligente às mudanças de mercado, mas também destaca o poder transformador do crédito orientado. Com mais de 22 mil seguidores nas redes sociais, Maria de Lourdes se tornou uma influência positiva na região.

 

Vencedores no microcrédito rural

Os vencedores do prêmio de microempreendedorismo rural foram escolhidos entre os clientes do programa Agroamigo. Na categoria Inovação e Tecnologia, Maria de Fátima Soares da Silva, Residente da comunidade Serra Verde, zona rural de Piracuruca, foi reconhecida como uma cliente de sucesso. Investindo na bovinocultura, ela viu seu negócio prosperar desde 2014, contando agora com uma propriedade mais estruturada. Projetos para melhoria hídrica e energia solar foram realizados para otimizar recursos naturais de forma inteligente e ainda reduzir despesas.

A categoria Empreendedorismo na agricultura familiar foi vencida por Leslly Raquel Costa dos Santos, residente em Coivaras. A jovem empreendedora de 27 anos começou sua atividade no campo para sua subsistência. Junto com a família, percebeu a oportunidade de gerar renda investindo expandido sua atuação do cultivo de milho e feijão para a criação de ovinos. Depois, fez um investimento corajoso para chegar à agricultura irrigada. Atualmente, ela é uma das maiores produtoras de melancia na região, cultivando quase três hectares da fruta.

 José Rodrigues de Assis Neto, conhecido como Zé do Coentro, é o destaque da categoria Sustentabilidade. Morador de Dom Inocêncio, iniciou sua jornada focando na ovinocultura. Depois, partiu para frutas, hortaliças e olericultura, como batata doce, melancias, tomates, coentro, abóboras, milho, cebolinha e macaxeira, além de produzir silagem. Tudo com práticas de produção orgânica realizadas por ele, esposa e dois filhos.

 

Vencedores na agricultura familiar

As famílias que tiveram suas propriedades rurais reconhecidos pelo Banco do Nordeste foram escolhidas entre as atendidas pelo Pronaf, no Piauí, e se destacaram por suas boas práticas.

 Na categoria Empreendedorismo, Luiz Costa e Silva foi o premiado após uma vida dedicada à roça. Junto com sua esposa, criou 11 filhos através da atividade rural. A inovação veio com a qualificação de um dos filhos, que implementou o cultivo de hortaliças utilizando métodos de irrigação inovadores. Com mais de dez atividades na propriedade, energia solar para irrigação e cultivo livre de agrotóxicos, o projeto virou importante fornecedor de alimento no município e melhorou a qualidade de vida da família.

Genésio Euládio da Silva, da cidade de Morro do Chapéu do Piauí foi reconhecido na categoria Inovação e Tecnologia, após implantar irrigação por aspersão e aproveitamento do bagaço da cana para a ração animal. A propriedade identificou os recursos disponíveis no próprio espaço, já que trabalha com bovinocultura, suinocultura, ovinocaprinocultura, cultivo de cana de açúcar e fabricação de aguardente. Além disso, Seu Genésio verticalizou sua produção, vendendo diretamente e elevando seu faturamento, proporcionando uma vida melhor para sua família.

Na categoria Sustentabilidade, o premiado foi Raimundo Nonato da Silva Rêgo. Sua abordagem consciente e responsável na agricultura foi o diferencial do negócio. Iniciando com apenas dois hectares, optou pelo uso de adubos orgânicos e defensivos naturais. Com o apoio do Banco do Nordeste, estruturou sua propriedade de maneira sustentável, tornando-se referência para produtores da região. Sua horta, com canteiros elevados, sistema de irrigação eficiente e uso de energia solar, é um modelo de empreendimento sustentável. Além disso, criou e mantém canais nas redes sociais para educar e inspirar outros agricultores a preservar

Siga o Piauí Negócios nas redes sociais

Mais de Carreira & Gestão