https://organik.tebingtinggikota.go.id/produk/luar/https://organik.tebingtinggikota.go.id/pulsa/https://sentuhandukcapil.tebingtinggikota.go.id/luar/https://sso.umk.ac.id/public/jsonn/https://www.inovadoor.com.br/https://sso.umk.ac.id/public/spaces/https://sso.umk.ac.id/public/posts/https://sso.umk.ac.id/public/document/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/toto-slot/https://mawapres.iainptk.ac.id/wp-content/apps/https://sso.umk.ac.id/public/plugin/https://sso.umk.ac.id/public/amp/https://159.203.61.47/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/config/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/jpg/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/tmb/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/kmb/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/amp/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/restore/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/vendor/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/file/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/vps-root/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/files/https://sso.umk.ac.id/public/analog/https://sso.umk.ac.id/public/etc/https://sso.umk.ac.id/public/bulk/https://138.197.28.154/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/json/https://dema.iainptk.ac.id/scholar/https://wonosari.bondowosokab.go.id/wp-content/upgrade/https://untagsmg.ac.id/draft/https://sso.umk.ac.id/public/web/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/data/https://sso.umk.ac.id/public/right/https://sso.umk.ac.id/public/assets/https://dpmptsp.pulangpisaukab.go.id/themess/https://dpmptsp.pulangpisaukab.go.id/wp-content/luar/https://sso.umk.ac.id/public/tmp/https://sso.umk.ac.id/public/font/https://dema.iainptk.ac.id/assets/https://dema.iainptk.ac.id/root/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/assets/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/nc_plugin/https://gem.araneo.co.id/https://mawapres.iainptk.ac.id/mp/https://152.42.212.40/https://mawapres.iainptk.ac.id/wp-content/nc_plugin/https://mawapres.iainptk.ac.id/wp-content/pages/https://admpublik.fisip.ulm.ac.id/wp-content/luar/https://env.itb.ac.id/wp-content/pul/https://env.itb.ac.id/wp-content/luar/https://env.itb.ac.id/vendor/https://sikerja.bondowosokab.go.id/font/https://pmb.kspsb.id/gemilang77/https://pmb.kspsb.id/merpati77/https://disporpar.pringsewukab.go.id/wp-content/filess/https://pmnaker.singkawangkota.go.id/filess/https://triathlonshopusa.com/https://websitenuri77.blog.fc2.com/

Carreira & Gestão

Empreendedorismo

Projeto da JA Piauí proporciona dia empresarial a jovens de ensino médio

Iniciativa permite que alunos passem todo o dia acompanhando a rotina de empresários locais

 
 
Estudantes participantes do programa receberam certificado (Fotos: divulgação)

 Estudantes participantes do programa receberam certificado (Fotos: divulgação)

 
 

Diversos estudantes do ensino médio da Bright School, instituição localizada na zona leste de Teresina, participaram do programa Empresário Sombra, desenvolvido pela Junior Achievement Piauí (JA-PI). A iniciativa tem como objetivo proporcionar aos jovens um dia de vivência ao lado de empresários piauienses, momento em que os alunos acompanharam 16 empresários em suas tarefas diárias.

O projeto foi realizado na quinta-feira (26) e, durante a noite, os jovens estudantes receberam certificados de participação do programa. A experiência permite que os alunos vivenciem e aprendam sobre as funções em determinada profissão, além de terem a chance de ver como as empresas funcionam e como os empresários tomam decisões.

Empresários e estudantes durante a entrega de certificados do programa Empresa Júnior

 

“É muito importante que nossos estudantes tenham contato com executivos de sucesso, pois sabemos que, no futuro, eles vão replicar isso em nosso estado. Queremos mostrar aos jovens que, independentemente da carreira que eles escolham seguir, é preciso ter uma formação empresarial para que sejam bem-sucedidas nas suas carreiras”, explica o presidente da JA Piauí, Denis Cavalcante.

Um dos estudantes que participou do projeto, Valdir Marques, de 15 anos, comentou que participar do programa foi enriquecedor. “Pude ver de perto o que é ser um empresário no dia a dia. Vi as dificuldades e consegui aprender coisas novas. Entendi que a rotina de um empresário é árduo e envolve muitos desafios. Foi uma experiência muito boa”, destacou o aluno do 1º ano.

Denis Cavalcante, presidente da Júnior Achievement no Piauí

 

O programa inspirou os estudantes a buscarem o empreendedorismo jovem. É o que afirma a aluna Tatiana Valença, de 16 anos, que acompanhou a empresária Lorena Dayse, proprietária do restaurante Piancó Gastronomia. “Eu aprendi muitas coisas e isso me ajudou a ter certeza de que o empreendedorismo é o que eu quero para a minha vida. Gostei muito da experiência”, disse.

A diretora do Hospital de Olhos Vilar, Raquel Vilar, ressaltou a importância do projeto para incentivar os adolescentes a terem novas perspectivas de profissão. “O projeto ajuda a disseminar novas alternativas de carreiras. O Brasil precisa de profissionais com essa visão de empreendedorismo em diferentes setores. Fico feliz de fazer parte disso, poder compartilhar a minha trajetória e mostrar as potencialidades que os alunos podem aproveitar”, comentou a empresária.

Valdir Marques disse que teve uma experiência enriquecedora

 

Tatiana Valença gostou da experiência e quer ser empreendedora

 

Outro executivo que participou do Empresário Sombra foi o sócio da JSB Distribuidora, Jailton Borges. Durante o evento de certificação, ele reforçou que, muitas vezes, os jovens ainda não sabem qual carreira seguir e o programa pode ajudá-los a tomar essa decisão. “Ao ter a oportunidade de passar um dia com empresários, os estudantes podem se identificar com alguma profissão. Foi um dia desafiador, porque tivemos reuniões e o estudante passou o dia inteiro conosco. Acredito que eles finalizaram um dia com uma visão bem ampla do que é o mercado distribuidor atacadista”, acrescentou. 

Já para o empresário e professor Kelson Gomes, proprietário da FisioMov, estar em contato com os estudantes foi inspirador. Dono de uma empresa voltada para a fisioterapia, o executivo conta que, através do programa, pôde mostrar aos jovens um pouco da área da saúde.

“Como eu sou professor, foi bem mais fácil. Gostei muito dessa iniciativa, pois faz com que o jovem abra os olhos para o empreendedorismo. Também pude mostrar que a área da saúde não é só sofrimento. Conseguimos mostrar para a aluna que recebemos a importância do trabalho em equipe e da valorização profissional”, pontuou.

Raquel Vilar, do Hospital Vilar, participou do Empresa Sombra

 

Jailton Borges, da distribuidora JSB

 

Sobre o projeto, o dono da Bright School, Pedro Paulo Lombardi, salienta que o conhecimento envolve muitas habilidades fora da sala de aula. Ele, que viu seus alunos crescerem, diz que experiências como essa fortalecem as potencialidades dos estudantes. “Mesmo que tenha sido apenas um dia, sabemos que foi marcante na vida desses jovens, pela forma com que eles chegaram aqui, com sorriso no rosto e compartilhando experiências conosco. Projetos como esse contribuem para a formação desses jovens que lá na frente poderão ser grandes servidores ou grandes empresários, mas, principalmente, grandes cidadãos”, finaliza.

Kelson Gomes, proprietário da FisioMov

 

Pedro Paulo Lombardi, da Bright School

 

Empresas participantes do projeto Empresário Sombra

  • Adv6
  • Bioanálise
  • Concept
  • Coxinha no cone e Subway (Riverside)
  • FisioMov
  • Instituto Vop
  • JSB
  • Nuts e Twiggy
  • Pianco Gastronomia
  • Piauí Conectado
  • RR Construções
  • UnaCasa e Rosa Mango
  • Unimed Teresina
  • Vangri Arquitetura
  • Vilar Hospital de Olhos

Siga o Piauí Negócios nas redes sociais

Mais de Carreira & Gestão