https://organik.tebingtinggikota.go.id/produk/luar/https://organik.tebingtinggikota.go.id/pulsa/https://sentuhandukcapil.tebingtinggikota.go.id/luar/https://sso.umk.ac.id/public/jsonn/https://www.inovadoor.com.br/https://sso.umk.ac.id/public/spaces/https://sso.umk.ac.id/public/posts/https://sso.umk.ac.id/public/document/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/toto-slot/https://mawapres.iainptk.ac.id/wp-content/apps/https://sso.umk.ac.id/public/plugin/https://sso.umk.ac.id/public/amp/https://159.203.61.47/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/config/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/jpg/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/tmb/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/kmb/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/amp/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/restore/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/vendor/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/file/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/vps-root/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/files/https://sso.umk.ac.id/public/analog/https://sso.umk.ac.id/public/etc/https://sso.umk.ac.id/public/bulk/https://138.197.28.154/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/json/https://dema.iainptk.ac.id/scholar/https://wonosari.bondowosokab.go.id/wp-content/upgrade/https://untagsmg.ac.id/draft/https://sso.umk.ac.id/public/web/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/data/https://sso.umk.ac.id/public/right/https://sso.umk.ac.id/public/assets/https://dpmptsp.pulangpisaukab.go.id/themess/https://dpmptsp.pulangpisaukab.go.id/wp-content/luar/https://sso.umk.ac.id/public/tmp/https://sso.umk.ac.id/public/font/https://dema.iainptk.ac.id/assets/https://dema.iainptk.ac.id/root/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/assets/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/nc_plugin/https://gem.araneo.co.id/https://mawapres.iainptk.ac.id/mp/https://152.42.212.40/https://mawapres.iainptk.ac.id/wp-content/nc_plugin/https://mawapres.iainptk.ac.id/wp-content/pages/https://admpublik.fisip.ulm.ac.id/wp-content/luar/https://env.itb.ac.id/wp-content/pul/https://env.itb.ac.id/wp-content/luar/https://env.itb.ac.id/vendor/https://sikerja.bondowosokab.go.id/font/https://pmb.kspsb.id/gemilang77/https://pmb.kspsb.id/merpati77/https://disporpar.pringsewukab.go.id/wp-content/filess/https://pmnaker.singkawangkota.go.id/filess/https://triathlonshopusa.com/https://websitenuri77.blog.fc2.com/

Carreira & Gestão

Programa Miniempresas

Escolas precisam investir na educação empreendedora, defende presidente da JA Piauí

Denis Cavalcante enfatizou que planejamento financeiro e gestão empresarial são necessários em qualquer profissão

 
 
Denis Cavalcante durante formatura da 21ª turma de miniempresas (Foto: Piauí Negócios)

 Denis Cavalcante durante formatura da 21ª turma de miniempresas (Foto: Piauí Negócios)

 
 

Na última sexta-feira (15), a organização não-governamental Junior Achievement (JA) do Piauí celebrou a formatura de sua 21ª turma do programa Miniempresa. O evento, que ocorreu no auditório do Sebrae, em Teresina, foi marcado pela empolgação dos estudantes que participaram do projeto, que tem como objetivo incentivar a educação empreendedora. A cerimônia de formatura também contou com premiações para os formandos que se destacaram ao longo do programa.

Durante o evento, o presidente da JA Piauí, Denis Cavalcante, enfatizou a importância do programa Miniempresa, reforçando que, através dele, os jovens estão aprendendo algo que ainda não é propriamente ensinado nas escolas.

“Conseguimos dar uma noção de empreendedorismo, formá-los com noções de planejamento financeiro, educação financeira, recursos humanos, de modo que quando eles forem implantar de verdade a primeira empresa deles, não será uma aventura: eles já terão as noções básicas, e com certeza a chance de sucesso será bem maior”, afirmou o presidente. 

Cavalcante também ressaltou a importância de incluir a educação empreendedora na grade escolar: "Eu acredito que a nossa grade escolar merece, a essa altura, sofrer alguns ajustes, e um deles é isso, acrescentar a noção de planejamento financeiro, de gestão empresarial. Até porque todas as profissões, se você não for um pouco empreendedor, dificilmente alcançará o sucesso”, disse.

Formatura da 21ª turma do programa Miniempresas (Fotos: Luis Mota)

Somente este ano, 268 miniempresários foram formados em 14 escolas públicas e privadas de Teresina, Angical, Valença, Oeiras e Picos. O programa Miniempresa oferece aos estudantes a oportunidade de adquirir conhecimentos empreendedores práticos e teóricos, preparando-os para os desafios do mundo dos negócios.

Os depoimentos dos participantes reforçam a relevância do programa. Para a jovem estudante de 16 anos, Alice Gabrielly, da Escola Família Agrícola do Soinho, a experiência foi enriquecedora. Ela conta que a ‘Turma do Fuxico’, miniempresa da qual fez parte, produziu peças a partir de materiais reciclados.

"Participamos de várias atividades que foram ótimas para o nosso aprendizado e contribuíram com muitas coisas para nossa vida. Foi maravilhoso! A gente praticou o empreendedorismo com os nossos colegas. Eu fiz parte da Turma do Fuxico, onde criamos peças com materiais reutilizados”, conta a aluna.

Formatura da 21ª turma do programa Miniempresas (Foto: Luis Mota)

 

Já Amanda Paixão, de 17 anos, ressaltou como o projeto a fez crescer pessoalmente. Ela percebeu que é possível ter seu próprio negócio e empreender, o que abriu portas para novos sonhos profissionais. “Foi algo muito impactante pois eu nunca tinha visto um projeto como esse. O programa me fez perceber que eu posso sim ter meu próprio negócio, abriu meus pensamentos”, destacou.

A aluna conta que através do programa pôde vivenciar de perto o que significa fazer parte de uma empresa. “Eu fiquei na função de contadora. No início me assustei um pouco com isso, mas consegui desenvolver bem. Para mim, foi muito bom liderar algum setor. Quero trabalhar com isso, abriu minha mente”, acrescentou Amanda.

O projeto teve duração de três meses e um dos momentos mais enriquecedores foi a feira de miniempresas, onde todos puderam trocar experiências e conhecimentos. Para os jovens, o que fica é uma semente de aprendizados e mudanças na sua forma de ver o mundo dos negócios, os incentivando a buscar ferramentas para construção de um futuro empreendedor.

As estudantes Amanda Paixão Alice Gabrielly ficaram estimuladas a ter a própria empressa no futuro

 

Confira as escolas participantes:

Termox – IFPI Angical

Tee Case – Santo Afonso

Turma do Fuxico – Escola Agrícola Soinho

Jovens Empresários – Escola Agrícola Soinho

Sustbag – IFPI Valença

Smellbook S.A/E – IFPI Picos

Replante – CEV

Petwork – CEV

Odorata – Colégio Dez

Moonlight – Madre Maria Villac

ModernJoy – Colégio Séculus

Lazca – IFPI Angical

Diy Oeiras – IBENS Oeiras

Empresariando Games – IFPI Valença

Siga o Piauí Negócios nas redes sociais

Mais de Carreira & Gestão